Se você tem viagem marcada para Angra dos Reis, anote essa dica: faça um passeio para conhecer as Ilhas Botinas, você vai se apaixonar por esse destino perfeito para fazer mergulho com snorkeling.

Engana-se quem pensa que precisa ir para o Caribe ou para o Nordeste brasileiro para ver praias paradisíacas. As águas que cercam as Ilhas Botinas não deixam nada a desejar: são calmas, cristalinas e, por isso, fica incrível nadar por lá ou ver a vida marinha.

ilhas botinas
Foto: Wikimedia Commons

As ilhas foram batizadas com esse nome porque possuem o formato de duas botinhas. Se você é chegada em histórias, reza a lenda que as Ilhas Botinas foram criadas após um navio pirata, que fugia da esquadra inglesa, ter atropelado uma ilha, cortando-a ao meio e criando as duas ilhotas ali no meio do mar.

[+] Passagens aéreas para Angra dos Reis: confira as melhores tarifas aqui!

Tranquilidade e beleza nas Ilhas Botinas

As Ilhas Botinas são constituídas por duas ilhotas que, na verdade, são duas formações rochosas cobertas por bromélias e coqueiros. Pelo fato de serem bem parecidas, as ilhas também são conhecidas como “Ilhas Gêmeas” ou “Ilhas Irmãs”.

O acesso até lá só pode ser feito por lanchas de pequeno porte ou pequenos barcos. Para quem sai do Cais de Santa Luzia, por exemplo, em 15 minutinhos de lancha você chega nesse paraíso. Para ter noção da distância, dependendo da região em que estiver no centro de Angra dos Reis, você consegue avistar as ilhotas de lá!

[+] Procurando pacotes para angra dos Reis? Veja as melhores opções aqui!

Os passeios de lanchas que já possuem roteiros pré-definidos param nas Ilhas Botinas, isso porque o destino é bem procurado e amado pelos turistas.

Inclusive, uma das melhores maneiras de se conhecer as mais de 360 ilhas de Angras do Reis é fazer o passeio com lanchas. Além de garantir maior privacidade para os turistas, muitos destinos da Costa Esmeralda só podem ser acessar por lanchas.

Após ancorar a lancha, é só se jogar no mar e curtir ou nadar na região. Como já comentamos, as águas que envolvem as ilhas são tão transparentes que é possível ver o fundo de areia branquinha, que varia de 3 a 10 metros de profundidade, sem nenhuma dificuldade.

[+] 18 ilhas paradisíacas no Brasil de tirar o fôlego

[+] 12 passeios românticos para fazer no Rio de Janeiro

Por mais que todo mundo diga que as águas em Angra dos Reis são congelantes, todo mundo que vai para as Botinas diz que a temperatura da água é fresca. Não é quentinha, isso é verdade, mas também não é gelada a ponto de você ficar tremendo os queixos!

Fazer snorkeling naquelas águas esverdeadas é uma das melhores pedidas por lá. Os cardumes de peixes se aproximam sem medo dos turistas, tornando o momento ainda mais mágico com esse contato com a fauna marítima.

Estique seu passeio

Se você estiver passeando com uma lancha alugada, não deixe de pedir para seu comandante te levar até a Ilha da Gipoia, a segunda maior ilha de Angra dos Reis. Por lá, você vai encontrar praias bonitas para curtir o resto do dia e também boa infraestrutura, com restaurantes, barracas e banheiros.

[+] 15 lugares legais para conhecer no Rio de Janeiro

Na região das Ilhas Botinas não tem nada disso: apenas as ilhotas e aquele mar esverdeado e apaixonante para você boiar e nadar com tranquilidade.

Dicas para curtir o passeio pelas Botinas

ilhas botinas
Foto: Wikimedia Commons
  • Leve protetor solar. Você vai entrar e sair da água várias vezes no dia, esteja com seu protetor sempre por perto.
  • Leve uma toalha e também um casaco. Mesmo que esteja calor, vai ventar bastante enquanto você anda de lancha. Dependendo da época do ano, é bom ter um casaquinho junto.
  • Leve um snack para fazer um lanchinho, caso você fique bastante tempo ancorada nas Botinas — por lá, não tem nada para comprar bebida ou comida, somente na Ilha Gipoia.
  • A profundidade nas Ilhas Botinas varia bastante, se você tiver um macarrão para boiar vale a pena levá-lo. Caso contrário, pergunte ao seu comandante se ele tem um para emprestar.
  • Também se certifique que a lancha alugada tenha equipamentos para fazer snorkeling (ou leve o seu). Isso é primordial para aproveitar o melhor das Botinas, que é ver o fundo do mar.
  • Todo cuidado é pouco com seus equipamentos eletrônicos que não são à prova d’água!

Onde se hospedar em Angra dos Reis

Se você quer visitar as Ilhas Botinas e as demais ilhas de Angra dos Reis, confira boas opções de hostels, pousadas, flats e hotéis para todos os bolsos na região:

Pesquise mais opções de hospedagem em Angra dos Reis aqui!

Conta aqui nos comentários: você já conhece as Ilhas Botinas em Angra dos Reis? Se sim, queremos saber o que você achou do destino e se tem mais alguma dica para compartilhar conosco! Vamos adorar saber como foi sua experiência 😉

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.