Se você sonha em conhecer o mar caribenho, com águas translúcidas, tranquilas, ótimas para banho e com boa temperatura, você não precisa ir muito longe e nem sair do Brasil para ter uma experiência parecida. Hoje vamos te contar tudo sobre a Ilha de Cataguases, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Também conhecida como Ilha de Cataguás, essa ilha precisa estar no seu roteiro de viagem quando for dar aquele pulinho em Angra e quiser conhecer uma das mais belas ilhas que ficam bem pertinho do continente.

Famosa por suas belezas naturais, a Ilha de Cataguases é recomendada para viajantes de todas as idades, indicada para viajar sozinho, em casais, grupos ou em família, tem uma programação bem bacana além de um mar de tirar o fôlego.

Foto: PxHere

A incrível Ilha de Cataguases fica localizada na cidade de Angra dos Reis, a 160 km da capital do Rio de Janeiro e tem fácil acesso, pois fica a apenas 1 km do continente.

No nosso guia da Ilha de Cataguases, saiba mais sobre a história, localização, atrações, onde ficar hospedado, onde comer, quando ir, como chegar e o que levar na mala. 

O que fazer na Ilha de Cataguases

A incrível Ilha de Cataguases, eleita uma das melhores Ilhas da região, tem uma proposta bem paradisíaca, aquele pedacinho de terra quase intocado pelo ser humano. Por ser bem pequena, o local não tem estrutura de praia, então não espere um complexo recheado de atividades.

Uma das principais propostas é curtir a praia, a areia branquinha, o mar transparente, super calmo (praticamente sem ondas), ideal para relaxar e descansar contemplando a bela ilha.

Para quem gosta de atividades aquáticas, no local é possível alugar equipamentos para snorkel, stand-up paddle, caiaque e outras modalidades para se divertir nas águas calmas.

Quem quiser se movimentar, a Ilha de Cataguases possui algumas trilhas ecológicas para desbravar a natureza local, nada muito difícil e pode ser feito rapidamente. Quando falamos que a ilha é pequena, não é exagero e você provavelmente pode andar por ela toda por volta de 30 minutos.

Se visitar apenas uma ilha não for do seu agrado, vale a pena contratar passeios que passam por várias ilhas no mesmo dia, incluindo a Ilha de Cataguases.

Outra ilha pertinho que vale a pena conhecer após a Ilha de Cataguases é a Ilha da Gipoia, a 11 km da primeira ilha, que tem praias incríveis e uma super infraestrutura para receber os viajantes, com quiosques e restaurantes. 

Se o viajante quiser apostar em mergulhos com cilindro, na Praia do Dentista, na Ilha da Gipoia, será possível!

Uma atenção é sobre o local de banho. Como tem muito movimento de lanchas e escunas, evite nadar nestes locais e evite acidentes (a área para barcos é devidamente sinalizada, não se preocupe).

Confira aqui as melhores praias de Angra dos Reis

Onde ficar na região

Na Ilha de Cataguases não há estrutura de praia, nem restaurantes e muito menos espaço para hospedagens. Por isso, quem desejar visitar esta ilha, pode se hospedar em Angra dos Reis, pela proximidade do local.

Os locais mais próximos à Ilha são o centro de Angra e a Vila Abraão.

VELINN Reserva Costa Verde: esta opção no melhor estilo Bed and Breakfast fica em Angra dos Reis, a 600 metros da Praia do Café e a 1,8 km da Praia do Jardim. Os quartos possuem Wi-Fi gratuito, ar-condicionado, banheiro privativo e frigobar.

As diárias já incluem café da manhã e os hóspedes podem curtir uma piscina panorâmica, além de uma jacuzzi ao ar livre, de frente para o mar.

Foto: Booking

Residência Angra Deep Blue: também em Angra dos Reis, esta acomodação funciona como um apart hotel com quartos equipados com cozinha completa, banheiro privativo, cama, televisão e outras amenidades.

A residência fica de  frente ao mar e está a 1,8 km da Praia da Mombaça.

Foto: Booking

Pousada Casa Atlântica: para quem busca um pouco mais de conforto e privacidade, esta pousada é super recomendada por casais que ficaram recentemente no local, que também fica à beira-mar e a apenas 2 km do centro de Angra.

As acomodações incluem ar-condicionado, banheiro privativo com banheira, TV, frigobar e vista para o mar.

Foto: Booking

Onde comer

Depois de passar o dia se divertindo e descansando na Ilha de Cataguases, nada como aproveitar a culinária local recheada de frutos do mar para reabastecer as energias. Não deixe de comer o especial da cidade, o prato de peixe com banana.

Uma vez de volta à Angra dos Reis, conheça o Único Gastronomia para apreciar cozinha regional e se quiser comer com pé na areia, vá até o D’Boa Bar e Restaurante ou até o Rancho Gourmet.

Rancho Gourmet/Foto: Instagram

Quando ir a Ilha de Cataguases

Pela Ilha de Cataguases ser um destino exclusivamente de praia e sua programação ser basicamente tomar sol e nadar, evite períodos chuvosos, pois além de não ter o que fazer no local, as embarcações sequer entram na água se estiver chovendo, devido ao mar agitado.

Fora chuva e frio, vale agendar sua visita à Ilha em algum período diferente das férias de verão, feriados ou fins de semana. Pela proximidade e fácil acesso do centro de Angra até a Ilha de Cataguases, a ilha fica lotada nessas ocasiões, o que torna a experiência não tão proveitosa, pois o espaço ainda por cima é pequeno.

Como chegar na Ilha de Cataguases

O primeiro passo para conhecer a tão sonhada Ilha de Cataguases é chegar em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Quem sai da capital do estado, basta pegar a BR-101 em uma viagem de cerca de 2h40 para rodar os 160 km que separam o Rio de Janeiro de Angra dos Reis.

Esse trajeto também pode ser feito de ônibus com a viação Costa Verde, que faz o trajeto várias vezes por dia em uma viagem de cerca de 3h de duração.

Se o viajante vem de fora do estado e quer ou precisa fazer a parte mais longa do trajeto de avião, o mais recomendado é pousar em algum dos aeroportos do Rio de Janeiro (Galeão ou Santos Dumont) e seguir viagem de carro ou de ônibus até Angra dos Reis. 

Aqui você confere passagens de vários aeroportos do Brasil até o Rio.

Pronto, agora que você já chegou em Angra, é hora de descobrir como chegar na Ilha de Cataguases. A principal forma é por meio de lanchas, sendo possível alugar uma embarcação até a ilha, no valor médio de R$50 por pessoa.

Se o viajante quiser atrelar essa ilha a outras no mesmo dia, pode fechar ainda pacotes com agências de viagens.

O que levar na mala para Ilha de Cataguases

O próprio nome da Ilha de Cataguases sugere bem o que deve conter na sua mala de viagem, né? O principal atrativo da ilha é sua praia e seu mar, por isso durante o dia aposte em levar roupas de banho, protetor solar, chinelos, bonés e outros itens que te escondam e protejam um pouco do sol.

Além disso, a ilha não possui estrutura alguma, então você precisa levar o que for beber e comer no local, além de uma canga para poder sentar na areia, pois não espere cadeiras e espreguiçadeiras no local.

Confira sobre outro lugar imperdível em Angra, as Ilhas Botinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.