Ilha de Boa Viagem, em Niterói, reúne construções históricas e vistas deslumbrantes

Categorias Artes, Cultura & Diversão, Descubra o BrasilPostado em

Que o Rio de Janeiro é lindo, todo mundo já sabe. Mas basta ir um pouquinho além da capital para encontrar novos destinos fluminenses encantadores. É o caso da Ilha de Boa Viagem, em Niterói, que é avistada da janela do Museu de Arte Contemporânea (MAC) e se conecta ao continente por meio de uma ponte de concreto. Chegando ao outro lado se encontram verdadeiros tesouros do século 17, que foram deixados ali como legado de antigas peregrinações.

O local na costa leste da Baía de Guanabara permaneceu fechado durante 20 anos e reabriu revitalizado ao público em 2016. Tombado como patrimônio natural e histórico, Boa Viagem tem edificações construídas no alto de uma escada de granito de 127 degraus, o que o torna um destino curioso, cheio de vistas deslumbrantes, o que o atribuiu como um ótimo ponto de observação desde a época do domínio da Coroa Portuguesa.

Fortificadas, muitas delas faziam parte do sistema defensivo da Baía, como a elegante Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, erguida no século 17 no topo da penedia, e as ruínas de um fortim. Durante a Segunda Guerra Mundial e os anos 1940 também foram construídas mais duas muralhas, sendo um deles semelhante a um pequeno castelo.

A lado religioso tornou a ilha um alvo de fiéis, navegadores e marujos, que faziam oferendas à Santa, festas cristãs e procissões marítimas. Em 1910, o pintor Gustavo Dall’Ara fez uma pintura com base na reprodução fotográfica de Henrique Sodré*, mostrando hoje
que a paisagem se mantém firme e forte ao longo dos anos.

[+] Encontre aqui hospedagens em Niterói para curtir a Ilha da Boa Viagem!

O conjunto arquitetônico e paisagístico ainda não é adaptado para pessoas com mobilidade reduzida. Para chegar lá, basta ir até a praia de Boa Viagem e atravessar a ponte.

Quando ir: visitas acompanhadas acontecem às sextas, aos sábados, domingos e feriados, em quatro horários: 9h, 11h, 14h, 16h. Para grupos fechados formados por operadoras ou profissionais de turismo, visita poderão ser agendadas pelo Disque Turismo 0800-2827755 .O tempo de permanência de cada grupo, de no máximo 30 pessoas, no local será de aproximadamente uma hora.

Quanto custa: entrada gratuita

[+] Reserve sua passagem aérea para o Rio de Janeiro!

*ILHA de Boa Viagem – Niterói. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Verbete da Enciclopédia.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.