Independente da fé religiosa de cada um, as igrejas sempre são uma atração turística importante nas cidades ao redor do mundo, assim como outros templos. O fascínio por estas construções se dá por conta da riqueza dos detalhes internos e da arquitetura, que são deslumbrantes.

Muitas vezes modestas por fora, as catedrais, paróquias e até mesmo as capelas abrigam belíssimos adornos, esculturas, pinturas e altares do lado de dentro, elaborados com materiais nobres por artistas renomados. Para espiar algumas delas, confira a lista do Quanto Custa Viajar:

Igrejas incríveis no Brasil

1. Igreja Nossa Senhora do Pilar – Ouro Preto (MG)

Erguida entre 1711 e 1733, a igreja foi construída com mais de 400 quilos de ouro e prata em pó, que ornamentam as talhas da capela-mor e da nave. Além de sediar centenas de esculturas de anjos, abriga o Museu de Arte Sacra, que tem em seu acervo uma porção de peças do século 18. Conheça ainda a Igreja São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho.

Igrejas incríveis no Brasil nossa-senhora-do-pilar

Igrejas incríveis no Brasil nossa-senhora-do-pilar2

Fotos: Carlos Alberto-Imprensa MG
2. Igreja de São Francisco – Salvador (BA)

Por fora, pode ser que você pouco se importe com ela, mas por dentro vai se encantar facilmente. Erguida em 1723, a igreja reúne muitos materiais nobres em seu design, como o jacarandá negro, quilos que podem chegar a toneladas de ouro e pinturas ilusionistas. Dizem que este é o altar mais rico do país. O pátio interno do convento, que faz parte do complexo, tem paredes revestidas de azulejos portugueses, obra de Bartolomeu Antunes de Jesus.

Igrejas incríveis no Brasil Igreja sao francisco

Foto: Rita Barreto – Setur/BA

 

Igrejas incríveis no Brasil IgrejaSaoFrancisco-Salvador

Vale a pena conhecer também a Basílica, que abriga peças do mobiliário do século 16 e segue estilos variados, entre o neoclássico e o barroco. Em Rio de Contas, cidade principal da Chapada Diamantina, a Igreja de Santana é bem diferente das demais. Construída por escravos entre 1730 e 1750, teve suas obras interrompidas em 1850.

Igrejas incríveis no Brasil Basilica Salvador

Igrejas incríveis no Brasil CatedralSalvador

Igrejas incríveis no Brasil IgrejaBA

Igrejas incríveis no Brasil IgrejaBA2

3.  Mosteiro de São Bento/Igreja de Nossa Senhora de Montserrat – Rio de Janeiro (RJ)

Construída em 1798, a igreja barroca é uma das mais belas do Rio, com revestimento em ouro, painéis do século 17, um órgão de 1773 e grades de jacarandá em seu interior. Aproveite o passeio para conhecer ainda a Igreja N. S. do Carmo da Antiga Sé, rica de pequenos detalhes, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, a Igreja de Nossa Senhora da Candelária, que é a primeira da cidade, e a Igreja da Ordem Terceira do Carmo.

Igrejas incríveis no Brasil MosteiroRJ

Igrejas incríveis no Brasil OrdemTerceiradeSFrancisco_RJ

Igrejas incríveis no Brasil IgrejaCarmoRJ
4. Igreja Madre de Deus – Recife (PE)

Concluída em 1720, a igreja sofreu um incêndio em 1970, mas conseguiu manter seu belo altar com talhas barrocas do século 18. Patrimônio Histórico da cidade, abriga um dos lavados mais bonitos do Brasil em sua sacristia, feito de mármore de Estremoz.

Igrejas incríveis no Brasil Madre de Deus

Igrejas incríveis no Brasil Igreja_Madre_de_Deus_-_Recife

Já a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares traz detalhes em rococó, enquanto a Igreja e Mosteiro de São Bento é a mais rica de Olinda, com paredes de cedro talhado revestidas em ouro.

Igrejas incríveis no Brasil igreja_nossa_senhora_da_conceicao_dos_militares_0

Igrejas incríveis no Brasil

Igrejas incríveis no Brasil NSConceicaodosMilitares

 

A Catedral de São Pedro dos Clérigos, nos estilos barroco e rococó, é considerada a igreja barroca mais alta do país, mesmo sem escadaria de acesso. A Capela Dourada é outro marco na cidade, rodeada de pinturas sacras.

Igrejas incríveis no Brasil Catedral de São Pedro dos Clérigos

Igrejas incríveis no Brasil IgrejaRecife

Igrejas incríveis no Brasil Capela Dourada

 

Guardando a imagem da padroeira do Pará, a igreja de 1909 está cercada de vitrais e mosaicos de pedras em suas paredes. Já a Catedral Metropolitana, de 1771, foi concebida após 23 anos de trabalho e interrupções, com destaque para o órgão Cavaillé-Coll, o maior da América Latina com 25 mil peças. Atualmente abriga o Museu de Arte Sacra, a Capela das Almas, a Residência Paroquial e um ossuário.  

Igrejas incríveis no Brasil Basilica Nazare

Igrejas incríveis no Brasil BasilicaNazare

Igrejas incríveis no Brasil FOTO: CLÁUDIO SANTOS/ AG. PARÁ
Foto: Cláudio Santos/Ag. Pará

Igrejas incríveis no Brasil Catedral_Belem

Este é um exemplo que foge do modelo clássico que temos em mente quando pensamos em igrejas. Conhecida como Igrejinha de Pampulha, tem por trás de sua história nomes nada pequenos no cenário nacional. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, marca uma grande inovação do gênero no país. Com 14 painéis de Cândido Portinari e jardins assinados por Burle Marx, reúne um time de peso em sua concepção moderna.
Igrejas incríveis no Brasil IgrejaPampulha
Igrejas incríveis no Brasil IgrejaPampulha2
A igreja acabou se tornando Centro Cultural, aberto a oficinas e exposições, mas continua sendo um importante complexo barroco brasileiro. A obra foi concluída em 1770 e tem um acabamento bastante rico, com talhas de madeira revestidas de ouro e azulejos brancos e azuis que formam os painéis frontais.
Igrejas incríveis no Brasil igrejaJoaoPessoa
Igrejas incríveis no Brasil IgrejaSaoFranJoaoPessoa
Erguida entre 1910 e 1922, a arquitetura do Mosteiro foi inspirada na tradição eclética germânica. Tem um relógio externo de 1921 que é considerado o mais preciso da capital. O local ainda se destaca pela loja que vende produtos artesanais feitos pelos monges, como pães e geleias.

 Igrejas incríveis no Brasil MosteiroSP

Igrejas incríveis no Brasil Mosteiro_SP

Vale a pena visitar ainda a Catedral da Sé, um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo e com uma cripta aberta a visitação, a Catedral Metropolitana Ortodoxa e a igreja Nossa Senhora do Brasil, que tem estilo colonial-barroco e belíssimas pinturas em seu interior.

Igrejas incríveis no Brasil CatedralSe

Igrejas incríveis no Brasil NSBR

Igrejas incríveis no Brasil NSBrasil

Igrejas incríveis no Brasil NsBrasilSP

9. Igreja São Pelegrino – Caxias do Sul (RS)

Inaugurada em 1953, a igreja remete aos primórdios da imigração italiana. A família Sartori foi a grande responsável pela adoração a São Pelegrino, quando trouxeram a imagem do santo da Itália para a cidade em 1879. Depois de receberem pessoas em uma capelinha de madeira, a mesma se transformou em igreja anos depois.

Igrejas incríveis no Brasil IgrejaRS

Igrejas incríveis no Brasil IgrejaCaxiasdoSul

 

10. Catedral Nossa Senhora Aparecida – Brasília (DF)

Uma das obras mais icônicas do Brasil, é assinada por Oscar Niemeyer e revela seus traços nada tradicionais em termos de templos religiosos católicos. O primeiro monumento construído em Brasília ficou pronto em 1960, mas inaugurado somente 10 anos depois. A via sacra é uma obra de Di Cavalcanti, enquanto Athos Bulcão ficou responsável pela pintura de cerâmicas do batistério e do pilar da entrada. Rodeada de vitrais, tem luz natural durante boa parte do dia.

Igrejas incríveis no Brasil Catedral Brasilia

Igrejas incríveis no Brasil CatedralBrasilia

Confira também em nosso blog, fabulosos templos budistas no Brasil.

Post por Brunella Nunes
Fotos: reprodução

9 comentários

  1. Olá! Excelente publicação! As igrejas são lindas! Queria atentar apenas ao item 9. A igreja católica não adora imagens nem santos, somente a Deus. A palavra certa para tal atribuição é ‘venera’, que tem significado muito diferente. Deus os abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *