Um hotel na Serra da Cantareira tem como premissa estimular todos os sentidos. Localizado em Mairiporã, na Grande São Paulo, o Unique Garden é um respiro para quem se sufoca nas rotinas da capital. Com uma história bonita em sua fundação, o enorme complexo preza pela total conexão com a natureza, além de promover acessibilidade, ações sociais e sustentabilidade.

Com jardins coloridos, o local escolhido para abrigar um espaço tão único não poderia ser mais certeira: a Serra da Cantareira, último reduto preservado da Mata Atlântica em São Paulo, a poucos quilômetros do centro da movimentada capital. Os ambientes celebram a contemplação dos arredores, passando por diversas sensações, do tato ao olfato; da visão a audição; e o cuidado com o paladar.

Foto: divulgação/Unique Garden

Os hóspedes podem optar por 27 chalés, divididos em duas vilas, com suas devidas particularidades. Todas as opções são apenas para adultos. Crianças são aceitas somente em datas especiais, mediante consulta prévia. A vila Mediterrânea oferece mais conveniência, estando mais próxima do spa, academia, restaurantes, piscinas e recepção.

Foto: Tuca Reines
Foto: Tuca Reines

O renomado arquiteto Ruy Ohtake colaborou com algumas áreas do hotel na Serra da Cantareira, em espaços contemplativos e nos chalés da Vila Contemporânea, que como o nome propõe, possuem instalações mais modernas e design sofisticado, erguidas no alto de uma colina. Mármore, madeira e detalhes orientais ditam as regras dos ambientes de cada opção.

Com uma decoração inspirada nos deuses hindus, o Chalé Shiva oferece ainda mais privacidade, com piscina e mini jacuzzi. O Chalé Cristal tem até entrada particular e uma bela vista panorâmica. Por fim, o chalé Presidencial alinha todo o luxo que a vida poderia oferecer, com 480 m², cascata e um pátio interno exclusivo. Costuma ser utilizado por noivas e casais em Lua de Mel.

Foto: Tuca Reines

O spa é um dos destaques da propriedade, que utiliza fontes de água oligomineral, derivada de rochas vulcânicas e com baixa concentração de sódio. Os tratamentos oferecidos podem estar alinhados a algumas experiências.

O Dream Blue faz uso das propriedades terapêuticas e aromáticas da lavanda, do café da manhã às massagens, para estimular os casais. Já o Dream Green inclui atividades como a colheita na horta, cooking Experience, piquenique, bike tour e passeio de observação de aves.

Quem não for hóspede pode desfrutar do Day Use, das 9h às 18h. Inclui café da manhã, tour pelas estufas e hortas sustentáveis, visita monitorada para conhecer a fauna e a flora.

Foto: divulgação/Unique Garden

Seguindo o conceito holístico, que se baseia no cuidado integral, levando em consideração corpo, mente e ambiente para alcançar o bem-estar, o hotel conta com uma horta orgânica de legumes, verduras e ervas para abastecer a cozinha. Os hóspedes também podem conhecê-la e colher seu próprio alimento.

Tudo isso garante à gastronomia do Unique Garden o selo “Green Kitchen”, concebido para cozinhas com altos padrões de ingredientes sustentáveis. A culinária clássica passa por releituras, resultando num menu mediterrâneos com orientações nutricionais mais adequadas.

Foto: divulgação/Unique Garden

O hotel na Serra da Cantareira conta com quatro restaurantes:

  • Kitanda: à beira da piscina, serve almoço à la carte, uma seleção de frutas sazonais e sucos especiais.
  • Relais Jardim: com aviso prévio às refeições, conta com menu personalizado a base dos gostos e dieta do cliente.
  • Chez Victor: elegante, conta com lareira, piano e uma seleção de drinques especiais.
  • Varanda: serviço a la carte, com vista para um jardim suspenso.

Moqueca vegana – Foto: divulgação/Unique Garden

Muito além da hospedagem

A preocupação com o despertar os cinco sentidos vem do histórico da família. Os idealizadores do empreendimento, Victor e Mara Siaulys, fundadores do laboratório Ache, tinham no terreno o Sítio Lajota, nome que presta homenagem aos filhos Lara, Jonas e Tatiana. A caçula nasceu com deficiência visual, fazendo com que a família compreendesse melhor as dificuldades e particularidades de tal condição.

A propriedade da família passou por adaptações para acolher e desenvolver Lara da melhor maneira. Em 1991 o casal fundou, em sua antiga residência no bairro Pompéia, a Associação Laramara, um espaço de descobertas e aprendizados orientados aos sentidos que vão além dos olhos, com atendimento às crianças carentes cegas e com baixa visão. Anos depois, expandiu o atendimento à adolescentes e adultos.

Foto: divulgação/Unique Garden
Foto: divulgação/Unique Garden

Do Sítio Lajota surgiu em 2005 o hotel na Serra da Cantareira. O Unique Garden ocupa atualmente 300 mil m² em meio à natureza preservada. Para reduzir o impacto ambiental e a emissão de CO2, a equipe trata de desenvolver ações sustentáveis, incentivando o plantio de árvores por parte dos hóspedes, que colaboram com o reflorestamento da área de 120 mil m² de recuperação ambiental em Mairiporã.

Visando proteger o aquífero de mais de 2 bilhões de anos, o empreendimento mantém sua própria estação de tratamento de efluentes, e também conta com um abrigo para animais silvestres resgatados, com autorização do Ibama, cuidado de espécies como o lobo-guará e diversas aves raras.

Além disso, acolhe e cuida de cães e gatos que foram vítimas de abandono, maus tratos ou atropelamento. Assim que estão saudáveis, são encaminhados para adoção, por meio do projeto Encontrei um Amigo. O bichinho de estimação dos hóspedes também é bem vindo, pois o Unique Garden é pet friendly.

Foto: divulgação/Unique Garden

Ainda dentro dos termos de responsabilidade social, entra o Centro Comunitário Mara Siaulys, dedicado ao acolhimento, a convivência e a formação profissional e social da comunidade do entorno do hotel. Cursos e oficinas de diversas áreas, reforço escolar e atendimento médico básico são oferecidos gratuitamente aos munícipes no local.

Foto: divulgação/Unique Garden

Quanto custa

Os valores no hotel na Serra da Cantareira são variados, dependendo da acomodação e da data escolhida. A taxa do quarto mais básico custa 1.679,60 por noite para duas pessoas. O chalé Oriental sai por R$ 2.234,40 e o Cristal por R$ 2.768,30.

As diárias são meia pensão, ou seja, incluem café da manhã e almoço, além de todas as comodidades do hotel. Os serviços do spa são pagos a parte.

Foto: divulgação/Unique Garden

Com chegar no hotel na Serra da Cantareira

O Unique Garden está a apenas 40 minutos do Aeroporto Internacional de Guarulhos. O acesso é feito pela Acesso pela Rodovia Fernão Dias, sentido Minas Gerais, com saída à direita no km 54 para a Estrada Laramara. Aproveite a viagem para conhecer também o templo budista Odsal Ling.

E aí, bora pra São Paulo?

Foto: Fernando Righetto/Unique Garden
Foto: divulgação/Unique Garden
Foto: Tuca Reines
Foto: Tuca Reines
Foto: Tuca Reines

Lugares secretos em São Paulo escondem o melhor da cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.