Escolher a hospedagem no meio de tantas opções boas parece uma tarefa fácil, mas na realidade é preciso levar em consideração várias informações antes de tomar esta decisão. Na verdade depende muito do perfil de cada pessoa e neste post nós damos algumas dicas para você encontrar a hospedagem ideal.

Independente da escolha, cada categoria tem suas variáveis. Nos últimos anos houve um aumento de competitividade por conta do surgimento de serviços como o Airbnb, que permite que qualquer pessoa alugue um quarto em casa ou o apartamento todo enquanto passa uns dias fora.

A rede hoteleira precisou se mobilizar para combater preços e se destacar. Os hostels também acabam entrando no hall de opções, mas ainda assim acabam mobilizando um público mais específico, em sua maioria mochileiros e viajantes que estão pingando de cidade em cidade. No geral, são ambientes descolados, sem frescuras ou formalidades, onde todos convivem bem e já sabem o que vão encontrar.

Hotel

Os hotéis costumam englobar os mais diversos perfis, mas ainda assim acaba se destacando pelos serviços que oferece. Limpeza diária, balcão de informações, café da manhã, restaurante, bar, hidromassagem, academia, piscina, etc., são algumas das coisas que os diferenciam das demais hospedagens. Muitas vezes, até o hotel mais low budget oferece alguns serviços aos hóspedes, especialmente o café da manhã. Outra coisa interessante são os hotéis temáticos, que trazem uma experiência bem bacana para os hóspedes.

Vantagens: serviços; privacidade; conforto; opções para comer e beber dentro do próprio estabelecimento; experiências oferecidas como diferencial.

Desvantagens: preço pode estar muito acima do que se deseja gastar; convívio entre os hóspedes é bem mais difícil, ou seja, não dá para fazer amigos; ausência de cozinha impede que o hóspede faça sua própria comida, o que pode prejudicar quem tem restrições alimentares.  

hoteldiferente21

Hostel

Já os hostels fazem a linha “cada um por si”, ao mesmo tempo que todos ali devem conviver em harmonia. As chances de nunca estar sozinho são enormes. Música, bar e muita descontração são palavras de ordem no ambiente que costuma ser bem informal e recheado de jovens viajantes. A grande maioria deles funciona como uma república, o que é bem interessante para conhecer pessoas de outros países e ter contato com novas culturas num só lugar. O crescimento na área de hostels também tem ampliado sua qualidade, o que é ótimo. Conheça alguns aqui.

Vantagens: preço; entretenimento; novas amizades; refeições gratuitas (em alguns casos); festas; passeios e lazer.

Desvantagens: a falta de privacidade pode incomodar, incluindo o uso de banheiro compartilhado; muitas vezes não há café da manhã e quando tem, não espere a mesma variedade do que há nos hotéis, por motivos óbvios. E ah! A louça e organização dos quartos é por sua conta, ok?

colors hostel

Apartamentos

Os apartamentos podem agradar aqueles que viajam por muitos dias e os que gostam de ter seu próprio espaço, se sentir em casa mesmo não estando. Pode ser uma boa pedida para famílias, amigos e casais que não encontram hotéis em conta, por exemplo, ou que precisam de mais espaço, liberdade e privacidade durante o tempo livre.

Vantagens: privacidade; localização; custo-benefício; sensação de estar em casa.

Desvantagens: mesmo que você se sinta em casa, bom…não é a sua casa. Então é preciso tomar cuidado redobrado com as coisas, deixar tudo no lugar e razoavelmente limpo; ausência de serviços.

Apartamento-hospedagem  Fotos: reprodução

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.