Que o Grupo Alibaba é o gigante do comércio eletrônico na China muita gente já sabe, mas a novidade agora é que eles resolveram entrar no mundo da hotelaria! No final de 2018, foi inaugurado o Flyzoo, primeiro hotel futurista do Alibaba que não tem recepção, nem chaves e a maioria dos funcionários são robôs!

O hotel, localizado em Hangzhou, província de Zhejiang, fica a 200 km de distância de Xangai e possui 290 quartos. Toda a estrutura, na verdade, funciona como uma grande vitrine para o mercado hoteleiro e também para os consumidores, usando e abusando das soluções tecnológicas oferecidas pelo Alibaba.

Em entrevista, o CEO do hotel, Wang Qun disse que “o Flyzoo Hotel é o novo produto de viagens do Alibaba. A indústria do turismo precisa urgentemente de uma transformação digital”. Assim, eles esperam renovar o setor, mostrando para as empresas hoteleiras como a tecnologia pode agregar no dia a dia dos hóspedes.

hotel futurista do alibaba
Foto: Reprodução / Caixin Global

Como as reservas são feitas nesse hotel futurista do Alibaba?

Quem deseja se hospedar nesse hotel futurista do Alibaba deve fazer a reserva pelo app AliPay. Como o hotel não possui recepção, o check-in é feito por um robô que identifica o hóspede por meio de reconhecimento facial (registrado no momento da reserva). O robô então informa ao hóspede qual é o número do quarto e a estadia nesse paraíso tecnológico começa.

hotel futurista do alibaba
Foto: Reprodução / CGTN

Para abrir a porta do dormitório, mais uma vez a tecnologia fala mais alto, e isso é feito por meio do reconhecimento facial — e não adianta colocar a foto do rosto do hóspede, não, que o sistema é tão avançado que não permite a abertura da porta dessa maneira, aumentando a segurança para os turistas.

hotel futurista do alibaba
Foto: Reprodução / CGTN

Partiu, Xangai? Descubra quanto custa viajar para essa cidade chinesa!

Foto: Reprodução / Khaleej Times

Quem fala chinês ainda pode usar comandos de voz para controlar a música, TV, ar-condicionado e até a iluminação do quarto. Os diretores do hotel afirmam que já estão adaptando essa tecnologia para inglês, espanhol e japonês, pois o objetivo é que os visitantes estrangeiros possam aproveitar também esse conforto.

Cada quarto possui um mordomo chamado de “Tmall Elf”, que são robôs desenvolvidos com inteligência artificial que entregam toalhas e repõem shampoo e sabonete para os hóspedes.

hotel futurista do alibaba
Foto: Reprodução / Hospitality ON

Quais são os passeios e tours mais populares em Xangai? Saiba tudo aqui!

hotel futurista do alibaba
Foto: Reprodução / CGTN

Toda solicitação de serviço de quarto é feita por meio do aplicativo Flyzoo ou diretamente para o robozinho que envia o pedido à cozinha (onde um humano prepara o prato). Depois de pronto, é o robô que serve a refeição no quarto do visitante.

O café da manhã servido no lobby do hotel também é preparado por seres humanos, mas são as máquinas que dão o ar da graça, servindo cafezinho quente e também recolhendo bandejas e louças sujas.

hotel futurista do alibaba
Foto: Reprodução / China Daily Asia

Procurando passagens para Xangai? Encontre os melhores preços aqui!

hotel futurista do alibaba
Foto: Reprodução / Kr-Asia

Já o check-out também é feito usando inteligência artificial e reconhecimento facial, identificando o momento em que o hóspede sai do hotel conforme a data definida na reserva. A partir desse momento é que a cobrança da diária é feita.

A ideia de trazer máquinas e inteligência artificial para o hotel visa reduzir custos com tarefas repetitivas. Mas isso não significa que não tenham pessoas trabalhando diretamente no projeto. O CEO do hotel ainda disse que “a AI não poderia funcionar sem uma pessoa real, mas pode melhorar o serviço e reduzir alguns trabalhos repetidos. Nós não reduzimos o número de funcionários que trabalham com a limpeza ou na cozinha”.

Quanto custa essa “brincadeira” aí?

Os 290 quartos do hotel futurista do Alibaba são divididos em hospedagens de luxo, executivas e acessíveis. O valor da diária parte de começa em 1.399 yuan, algo equivalente a US$ 208 ou R$ 775, conforme cotação de fevereiro de 2019.

E aí, você ia curtir ficar nesse hotel modernão ou teria medo da revolução das máquinas? Conta pra gente aqui nos comentários 😉

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.