Um dos destinos mais cobiçados e sonhados pelos brasileiros para as férias são as praias e temos muita sorte de termos tantas opções em praticamente todos os estados do país. Hoje a dica é da cidade de Ilha Comprida, no estado de São Paulo, que conta com 74 km de praias para os viajantes aproveitarem!

Se você gosta de praias extensas onde não dá nem para ver o fim da praia para poder caminhar, andar de bicicleta, sem muvuca, belas paisagens, ótimo clima, sol, dunas, passeios, praias ideais para banho e comida típica caiçara, Ilha Comprida precisa urgentemente entrar na sua lista de roteiros de viagem no Brasil.

Confira abaixo o guia completo de Ilha Comprida, saiba mais sobre sua história, o que fazer, onde ficar, onde comer, quando ir, como chegar e coloque o pé na estrada!

Conheça Ilha Comprida

Ilha Comprida está localizada no extremo sul do Litoral Paulista, na divisa com o Estado do Paraná, entre as cidades de Cananéia e Iguape, a 210 km de distância da capital paulista e a 270 km de Curitiba, tornando- se tornando uma opção relativamente próxima para os viajantes de ambos os estados.

O município tem inúmeras belezas naturais e diversas praias planas boas para banho sem aglomerações. Com muito contato com a natureza, o lugar é ainda rústico então quem gosta de grandes estruturas hoteleiras e agito, pode repensar se este é o destino ideal para sua viagem.

Embora tenha todas essas vantagens, a região  ainda está caindo no gosto da população, que se apaixonam ao ver o mar limpo e natureza bem preservada.

Ilha Comprida está em uma zona de Mata Atlântica e faz parte do Complexo Estuário Lagunar de Iguape – Paranaguá, que abrange o sudeste do estado de São Paulo e norte do Paraná, e por isso foi declarada como uma Reserva da Biosfera do Planeta pela UNESCO. Legal, né?

O que fazer em Ilha Comprida 

O viajante vai encontrar muito o que fazer nos 74 km de praias que Ilha Comprida oferece, com praias para todos os gostos. Neste destino, o foco principal são as praias e atividades marinhas relacionadas.

Praias em Ilha Comprida

São 22 praias que variam entre 2 e 4 km de extensão e, ao bater o olho, parece que é apenas uma grande praia de 74 km, por isso pode ser difícil distinguir cada uma pelo nome, mas em todas você estará bem atendido.

As praias mais populares de Ilha Comprida ficam ao Norte, onde o mar é mais calmo e onde o viajante encontra a maior e melhor infraestrutura de praia, com quiosques que oferecem cadeiras e guarda-sol, drinks e porções. Os turistas podem se deslocar pelas praias do Norte pela asfaltada Avenida Beira Mar.

Nesta região, as praias mais visitadas são a do Encanto e o Boqueirão Norte. Nesta última fica a Orla Requalificada, onde vale um passeio à noite para conhecer os barzinhos e lojas.

Indo para o Sul, quem quiser praticar pesca, vai encontrar a Ponta da Praia, local ideal para a prática.

As praias ao Sul são bem mais “roots”, sem estrutura e tranquilas, com um mar mais agitado e ideal para quem quer surfar.

Diferente do Norte, o deslocamento nas praias do Sul são feitas diretamente pela areia, ou seja, o viajante vai ter que deixar o carro 

Dunas em Ilha Comprida

Ilha Comprida tem as últimas dunas intocadas do estado de São Paulo, sendo possível fazer um passeio off-road bem bacana.

Vilas de pescadores

Considerada Patrimônio Cultural de Ilha Comprida, as vilas caiçaras de Ilha Comprida se estendem por toda Orla ao lado do Mar Pequeno e por lá é possível aproveitar pratos típicos e fresquinhos dos pescadores da região.

Complexo Lagunar

No complexo Lagunar o viajante vai encontrar um dos maiores viveiros de peixes e crustáceos do Atlântico Sul, onde rola ver os queridíssimos golfinhos bem de perto.

Trilhas

São diversas trilhas na região, de diferentes complexidades e extensões. Vale a pena dar uma conferida na Trilha da Trincheira, Trilha Juruvaúva e na Trilha Vila Nova.

Onde ficar em Ilha Comprida

Para a felicidade e facilidade do turista, Ilha Comprida tem boas e variadas opções de hospedagem, mas não vá esperando resorts por lá, ok?

Confira algumas opções de hospedagem que o Quanto Custa Viajar separou para você:

Toya Hotel: uma das hospedagens mais bem avaliadas da região, o Toya Hotel está localizado na Avenida Beira Mar, a apenas 100 metros da Praia do Boqueirão e oferece café da manhã, piscina, wifi e estacionamento gratuito para seus hóspedes.

Foto: Booking

Hotel Pousada Recanto: esta pousada oferece piscina ao ar livre, WiFi gratuito e estacionamento privativo de cortesia para seus hóspedes e oferece café da manhã já incluído no valor das diárias.

Todos os quartos têm TV, banheiro privativo e alguns quartos também possuem cozinha compacta com geladeira. 

Foto: Booking

Balli Suítes: esta pousada (que funciona em um estilo aparthotel) oferece piscina ao ar livre e estacionamento privativo gratuito. Esta opção não oferece café da manhã incluído nas reservas, mas existe uma cozinha compartilhada que pode ser usada.

Foto: Booking

Outras opções de hospedagem em Ilha Comprida ou nas cidades próximas você confere aqui.

Onde comer

Em um local onde o jeito mais simples e rústico de ser é a regra, em Ilha Comprida o viajante vai comer bem e principalmente pratos caiçaras, mas não tem nada muito requintado por lá.

Os melhores restaurantes costumam ficar próximos ao Boqueirão Norte. Para quem busca restaurante e pizzaria, o Portuga é um dos mais recomendados, já o Restaurante Magnus é pra quem quer comidas típicas e até uma boa feijoada.

O Restaurante Icaraí, na Avenida Beira Mar, oferece cozinha de praia com toque Mediterrâneo, uma boa cerveja gelada e drinks para quem preferir!

Para dar aquele passeio à noite, ouvir música ao vivo e tomar um drink, o Ilha Beach Bar te espera!

Como chegar em Ilha Comprida

Apesar de ser uma ilha, Ilha Comprida está próxima ao continente e pode ser acessada pela ponte Pref. Laércio Ribeiro, sem sequer precisar de balsa (a não ser quem vem de Cananéia).

Saindo da capital paulista, o viajante deve começar a viagem pela rodovia BR-116 em um trajeto de pouco mais de 2 horas de carro.

Quem vem de mais longe e quer pegar um voo, os viajantes podem desembarcar em São Paulo e concluir a viagem por terra. Dê uma conferida em passagens aéreas por aqui.

Quando ir

Um destino que pode ser visitado praticamente em qualquer mês, Ilha Comprida tem boas temperaturas todo o ano, mas as chuvas são frequentes na região.

Durante o verão, carnaval e feriados a cidade fica um pouco mais cheia, mas ainda assim há espaço para todos nas praias.

No verão acontecem diversos eventos musicais e a cidade fica bem animada, por isso pode valer a pena apostar neste período entre dezembro e fevereiro.

O que levar na mala

Vamos reforçar mais uma vez aqui que menos é mais quando o assunto é Ilha Comprida. Não adianta levar um monte de troca de roupas, looks elaborados, salto alto e coisas atípicas de quem vai para a praia porque vai ficar tudo enfiado na mala só fazendo peso e volume.

Aposte nas roupas de banho, saídas de praia, chinelos, shorts, blusas básicas e bora conhecer Ilha Comprida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.