O interior de São Paulo reserva inúmeros destinos imperdíveis para quem busca um contato maior com a natureza e tranquilidade para os dias de descanso. E é em Apiaí, a 323 km da capital que você encontrará tudo isso e muito mais. Neste guia de Apiaí – SP, saiba quais são as principais atrações deste pequeno e pacato destino, opções de hospedagens, e como chegar à este paraíso praticamente intocado pelo homem.
O município, conhecido pela tradição em artesanato de argila, é a porta de entrada Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, chamado carinhosamente de PETAR. Por ali você terá a oportunidade de desbravar trilhas, conhecer cavernas intocáveis, e mergulhar na história do pequeno município, que no passado, os moradores tiveram que aprender a produzir os seus próprios utensílios de cozinha por conta do difícil acesso à cidade grande.
Guia de Apiaí, o que fazer
Embora Apiaí esteja no radar turístico de São Paulo há pouco tempo, a cidade já é conhecida por seu acolhimento e receptividade. As atrações vão muito além das habituais que uma cidade interiorana, confira:
- Petar Núcleo dos Caboclos: visitar esta maravilha da foto acima requer certa disposição física: são 2 horas de trilha para ir, e 2 horas e meia para voltar. O acesso de visitantes só pode ser feito com a companhia de uma guia credenciado pelo Petar.
- Cachoeira da Mafalda: a 13 km da cidade, a cachoeira da Mafalda é muito procurada para a prática de rapel. A atração conta com uma queda d’água de 35 metros, que desboca em uma relaxante piscina natural.
- Rastro da Serpente: o apelido dado a Rodovia Sebastião Camargo foi dado por um motociclista que se encantou com o trajeto “serpenteado” por sua moto. Neste trecho, o viajante se depara com um cenário paradisíaco, transformando o passeio em uma experiência singular. Há um projeto em andamento para que o Rastro da Serpente deixe de ser somente um caminho de estrada percorrido, com a inclusão de uma maior estrutura para receber os seus visitantes.
- Parque Municipal Morro do Ouro: outro ponto turístico cheio de trilhas é este parque, que conta com minas desativadas em ruínas, nascente de água, estrutura para turistas, entre outras belezas naturais . A entrada é gratuita, mas o acesso exige disposição física e um bom tênis para caminhadas.
- Casa do Artesão: enriquecido pelo trabalho dos artistas da Associação Alto Vale do Ribeira, a Casa do Artesão conta com um vasto acervo de esculturas, panelas, travessas, cuias para água, e claro, a tradicional moringa tripé de Apiaí, tudo feito de argila. O espaço ainda conta com peças confeccionadas com outros materiais, e também o Museu do Artesão, com obras antigas feitas por moradores da região.
- Cachoeira Arapongas: localizada em uma propriedade particular, a cachoeira Arapongas faz parte de uma área de amortecimento do parque Petar, e para chegar até lá é só seguir a placa de sinalização do lado esquerdo da estrada sentido Iporanga. Não é possível acessar o local de carro, precisando assim percorrer uma trilha de aproximadamente 1 km para chegar até lá, e é necessário parar uma taxa de R$15 para ter livre acesso.
- Caminhos do Petar: o sítio com wine bar que conta com a recepção da simpática Sheyla oferece experiências inesquecíveis com Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira como pano de fundo. O local oferece piquenique no espaço ou em um mirante, regado à vinho e tábua de frios, ideal para momentos especiais e ensaios fotográficos mediante agendamento.
Onde se hospedar em Apiaí – SP
Na cidade há poucas opções de hospedagens, o que leva o viajante a escolher também algumas opções nas redondezas. No nosso guia de Apiaí você conferirá 3 sugestões bem pontuadas pelo Booking – duas na cidade e uma na cidade vizinha:
- Gold-Inn Hotel: com estrutura estilo executiva, esta hospedagem conta com estacionamento gratuito, serviço de quarto, ar-condicionado, banheiro privativo, café continental incluso na diária, entre outras regalias. A localização do Gold-Inn é privilegiada e lá o seu pet é bem-vindo.
- Hotel Apiaí: perto das principais praças da cidade, o Hotel Apiaí tem estrutura completa para atender o viajante com conforto, além de um frigobar nos quartos. Há uma lanchonete no local, mas não inclui café da manhã na diária.
- Serrano Hotel: a 22 km de Apiaí, em Ribeira, o Serrano Hotel conta com piscina ao ar livre, vista para as montanhas e restaurante. Nos quartos, conte com TV de tela plana, ar-condicionado e banheiro privativo. O café da manhã é por conta da casa.
Como chegar em Apiaí – SP
O percurso da capital paulista até Apiaí via BR-373 é de aproximadamente 4 horas de carro. É também a forma mais econômica para se deslocar até a cidade, tendo em vista que muitos passeios exigem deslocamentos de longa distância. Se você está em Curitiba, saiba que a distância é ainda menor – 174 km, com acesso pela BR-476. Se você não tiver carro, pode conferir aqui preços de aluguel.
Você pode pesquisar aqui passagem de ônibus para Apiaí partindo do seu destino.
Guia de Apiaí – dicas para a sua viagem
- Apiaí é uma cidade pequena, portanto, um final de semana é suficiente para você curtir todas as atrações;
- Na mala, inclua roupas de banho, peças de tecidos leves e tênis confortáveis com sola antiderrapante, já que quase todos os atrativos são recompensas de longas trilhas;
- Não esqueça de levar repelente e protetor solar também, ok?
- Preserve o meio ambiente – isso inclui seguir à risca as regras dos parques em relação ao acesso, descarte de lixo, entre outras atitudes de respeito à nossa natureza.
- No mais, não se esqueça de tirar muitas fotos para registrar os melhores momentos desta aventura.
Em hipótese nenhuma você consegue conhecer tudo que tem em Apiaí em um fim de semana . Aqui temos cachoeiras , dois parques naturais , mirantes , fervedouros , turismo rural , rota da cerâmica e a Rota cênica Rastro da Serpente . Temos aproximadamente 20 hotéis.