Quer viajar para um destino romântico, cercado por montanhas, natureza, paisagens deslumbrantes e que tem um clima quase sempre frio, independente da estação do ano? Então conheça a incrível e charmosa cidade de Urubici, no estado de Santa Catarina!

Urubici vira e mexe é destaque nos jornais do país todo por ser uma das cidades mais frias do Brasil, com temperaturas que frequentemente chegam abaixo de zero durante o inverno e que, segundo a Defesa Civil do estado, já alcançou sensação térmica de -27ºC no auge da estação. Inclusive, o destino é uma pedida certeira para quem quer ver neve no Brasil!

No entanto, não é apenas o clima frio que atrai visitantes para Urubici, que tem vários atrativos além do clima. A cidade é famosa por suas paisagens naturais deslumbrantes, incluindo montanhas, cachoeiras, cânions e vales. A cultura local também é rica, com influências europeias, principalmente alemãs e italianas.

Então por lá o viajante encontrará muitas opções de ecoturismo e é uma ótima pedida para quem busca tranquilidade e aconchego.

Assim, confira em nosso guia turístico completo o que fazer, onde ficar, onde comer, como chegar e a melhor época para visitar Urubici!

Conheça Urubici

Urubici é uma cidade da Serra Catarinense, conhecida por suas belezas naturais, como cachoeiras, cânions, serras e cavernas. Além de ser popular pelo clima, como já te contamos, ela é bem conhecida por ser considerada um dos destinos mais bonitos do Brasil, além de ser uma viagem ideal para quem gosta de ecoturismo e turismo de aventura.

A cidade fica em um vale a 915 metros de altitude e alguns de seus pontos turísticos alcançam quase 1900 metros de altitude, é altura para caramba!

Urubici está localizada a 174 quilômetros de Florianópolis, capital de Santa Catarina, em uma viagem que dura cerca de 3 horas de carro. 

Agora que você já sabe um pouco sobre a cidade, vamos conferir no detalhe outros itens importantes para realizar sua viagem a Urubici.

O que fazer em Urubici

O destaque do que fazer em Urubici vai para suas atividades de ecoturismo, confira alguns dos melhores pontos turísticos:

  • Morro da Igreja: é o ponto turístico mais famoso da cidade, com altitude de 1.822 metros, o local garante uma vista panorâmica da Serra Catarinense e do Planalto Sul do Brasil. De lá é possível ver outro ponto importante da cidade, a formação rochosa da Pedra Furada, escultura natural que é um dos cartões-postais da cidade de Urubici;
  • Trilha da Pedra Furada: para quem quiser não só ver de longe esta formação incrível, é possível fazer um trilha para chegar mais perto, com extensão de 9 km (já considerando ida e volta), com altitudes que chegam a 1800 metros e não é tão indicada para iniciantes, pois serão quase 6 horas de caminhada entre a natureza;
  • Serra do Corvo Branco: é uma estrada sinuosa que corta a serra e oferece uma vista deslumbrante da região. A estrada é considerada uma das mais perigosas do Brasil, mas também é uma das mais belas;
Foto: Flickr/CasalMALY
  • Parque Altos do Corvo Branco: na estrada foi inaugurado um parque de mesmo nome que possui plataforma de vidro suspensa acima do abismo, é uma altura surreal e que o viajante pode fazer várias fotos – se tiver coragem!
  • Cachoeira Véu da Noiva: um dos pontos turísticos mais importantes de Urubici são suas cachoeiras e a do Véu da Noiva é uma das mais icônicas. Nesta cachoeira a água escorre por uma parede de pedra, o que faz lembrar um “véu” de uma noiva. A cachoeira pertence a um parque que ainda conta com mais duas cachoeiras, tirolesa, pousada e mais;
Foto: Flickr/CasalMALY
  • Cachoeira do Rio dos Bugres: com uma queda d’água de mais de 200 metros de altura, esta cachoeira fica a 30 km de Urubici e pode ser somente vista de longe, não sendo possível nadar nela;
  • Cascata do Avencal: esta cachoeira de 100 metros de altura forma uma piscina natural e é possível fazer uma trilha para chegar em sua base. A cachoeira fica a cerca de 10 quilômetros da cidade de Urubici. Ao lado fica o parque da Cascata do Avencal, que tem várias atividades (pagas) para os aventureiros, como tirolesa e um tipo de bungee-jump.
  • Gruta Nossa Senhora de Lourdes: é uma gruta com cerca de 100 metros de profundidade. A gruta fica a cerca de 10 quilômetros da cidade de Urubici;
  • Balanço Infinito: quer fazer aquela foto super instagramável parecendo que está voando sobre os cânions de Urubici? Então confira o balanço que fica no Campo dos Padres, no alto da Serra Catarinense, a 1600 m de altitude e garante uma paisagem surreal – o local é tão incrível que virou ponto turístico;
  • Morro do Campestre: Propriedade particular a 10 km do centro de Urubici com acesso pela SC 370 (não asfaltada, apenas com anti pó). O local oferece um lindo café e lá no alto pedras e paisagens deslumbrantes.
  • Para quem quer ver mais cachoeiras, vale visitar ainda as Cachoeira Papuã e a Cachoeira Mundo Novo.

Onde ficar em Urubici

Urubici oferece uma variedade de opções de hospedagem, desde hotéis e pousadas até camping, tudo para facilitar o viajante a encaixar o destino em seu orçamento!

Confira algumas opções de hospedagem em Urubici que o Quanto Custa Viajar separou para você conhecer:

Hospedaria Kayser Haus: com avaliação média 8,9/10, esta hospedagem é considerada fabulosa e oferece quartos família, terraço ao ar livre e algumas unidades têm banheiras de hidromassagem com vista para a natureza. Além de tudo isso, ainda tem café da manhã incluído!

Foto: Booking

Zion Bubble Glamping: quer uma experiência de “glamping”? Essa modalidade está chegando ao Brasil e mistura o camping tradicional com uma experiência mais luxuosa e glamurosa e o incrível Zion Bubble Glamping é um dos pioneiros, com avaliações incríveis 9,6/10. Esta hospedagem dentro de uma bolha ao ar livre vai te proporcionar uma imersão surreal!

Foto: Booking

Pousada Colina do Sol: uma das pousadas mais bem avaliadas de Urubici é a Pousada Colina do Sol, com nota 9,6/10 e uma estrutura bem completa para que os viajantes curtam a natureza e seus chalés.

Urubici tem várias outras opções de onde ficar na região, veja uma lista completa aqui!

Onde comer

Urubici oferece uma variedade de opções gastronômicas, desde restaurantes típicos da Serra Catarinense até restaurantes internacionais. Por lá o viajante não vai passar perrengue para comer bem!

Entre os mais bem avaliados do Tripadvisor estão: La Man Bistrô E Winebar, com um ambiente bem refinado para um jantar intimista, o restaurante Montês, o Quinta das Bromélias Bistrô, a Casa Negra Trutaria e o Restaurante Château du Valle.

Como chegar em Urubici

De carro, quem sai de Floripa terá acesso a Urubici é feito pela BR-282. Também é possível ir de ônibus, o trajeto dura cerca de 5 horas e é feito pela viação Reunidas.

Quem vem de fora do estado pode buscar voos até Florianópolis, onde há maior malha aérea e melhores preços, mas também é possível procurar passagens até o Aeroporto Regional do Planalto Serrano, situado em Correia Pinto, próximo a Lages/SC, o mais próximo da região, localizado a cerca de 100 km de Urubici.

Todas estas opções de passagens aéreas estão disponíveis e podem ser orçadas sem compromisso aqui!

Quando ir

A melhor época para visitar Urubici é durante a primavera (outubro a novembro) ou o outono (março a maio). Nessas épocas, o clima é mais ameno e as temperaturas são mais amenas.

Durante o verão (dezembro a fevereiro), as temperaturas podem chegar a 30ºC e vale a pena para quem quiser fazer as atividades ao ar livre sem ter que colocar várias roupas para se aquecer.

Já no inverno (junho a agosto), as temperaturas podem cair abaixo de zero, por isso é indicado para quem realmente quer curtir o frio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.