Um dos destinos mais queridinhos pelos viajantes que gostam de aventuras ao ar livre, a Chapada dos Veadeiros é referência quando falamos de locais para ecoturismo, sendo um ponto de parada obrigatório devido às belas paisagens no cerrado brasileiro, passeios e roteiros incríveis.

A região em que está localizada engloba oito municípios, no interior do estado de Goiás, mas tem seu turismo focado em três cidades bases para oferecer infraestrutura aos turistas, em Alto Paraíso de Goiás, Vila de São Jorge e Cavalcante.

As incríveis paisagens na Chapada dos Veadeiros falam por si só para convencer o viajante a conhecer o destino/Foto: Wikimedia commons
As incríveis paisagens na Chapada dos Veadeiros falam por si só para convencer o viajante a conhecer o destino/Foto: Wikimedia commons

As principais atrações estão nestes três locais, que oferecem muitas opções de quedas d’água, belas paisagens que se perdem no horizonte, cânions, cachoeiras e a garantia de conquistar quem visita o destino, que sairá revigorado dessa experiência.

Conheça nosso Guia completo para visitar os rios cristalinos, cachoeiras de 100 metros, paredões de pedra, vegetação do cerrado e outros passeios com planejamento e dicas para sua viagem.

Chapada dos Veadeiroso que fazer

O que não faltam são belos pontos turísticos para passar o dia na Chapada dos Veadeiros, e a primeira dica é o próprio Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que possui mais de 240 hectares e onde estão alguns dos mais famosos roteiros da região, incluindo trilhas e as principais cachoeiras.

 Uma das principais atrações do local, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros atrai visitantes do mundo todo/Foto: Wikimedia commons
Uma das principais atrações do local, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros atrai visitantes do mundo todo/Foto: Wikimedia commons

Em São Jorge, conheça o parque Éden, onde é possível se banhar em águas termais, fazer bóia cross no Vale Dourado e ainda vale conhecer o Vale da Lua, a trilha da Cachoeira do Segredo, as Cachoeiras Almécegas I e II, a Cachoeira São Bento, a Cachoeira Raizama e a Cachoeira Morada do Sol.

Também visite o Jardim de Maytrea, paisagem que é o cartão postal da região, localizada às margens da GO-239 e admire a imensidão do cerrado, especialmente no pôr do sol ou nascer do sol.

Não deixe de fazer uma visita ao Jardim de Maytrea/Foto: Wikimedia Commons
Não deixe de fazer uma visita ao Jardim de Maytrea/Foto: Wikimedia Commons
Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros. Foto: Wikimedia

Dicas de hospedagem na Chapada dos Veadeiros

Por ficar em uma grande região, a primeira dica para pensar na hospedagem é planejar quais pontos turísticos serão visitados e comparar com a distância do hotel pretendido, assim você perde menos tempo de deslocamento e evita o desgaste após um dia todo fazendo trilhas e mergulhando.

Confira algumas opções que o Quanto Custa Viajar separou para o seu roteiro de viagem!

Chalé Brisas
: este chalé localizado em Alto Paraíso é uma ótima opção a 14 km do Parque Natural da Chapada dos Veadeiros para quem quer uma vista privilegiada e conforto durante a estada. 

Uma opção para quem quer fugir da cidade e ter muito contato com a natureza/Foto: Booking
Uma opção para quem quer fugir da cidade e ter muito contato com a natureza/Foto: Booking

Mariri Jungle Lodge: também em Alto Paraíso de Goiás, o Mariri Jungle Lodge possui quartos em uma casa estilo bangalô com Wi-Fi, varanda com vista das montanhas, café da manhã vegetariano e  piscina ao ar livre.

Aproveite essa experiência alternativa de hospedagem na Chapada dos Veadeiros/ Foto: Booking
Aproveite essa experiência alternativa de hospedagem na Chapada dos Veadeiros/ Foto: Booking

Pousada Meu Talento: oferecendo uma proposta mais luxuosa na região, a pousada é avaliada em 9,7 pelos casais, tem o café da manhã incluído na tarifa e algumas acomodações possuem banheiras de hidromassagem.

Aproveite o hotel para descansar depois de muitos passeios/Foto. Booking
Aproveite o hotel para descansar depois de muitos passeios/Foto. Booking

Pousada Casa das Flores: uma excelente opção para quem prefere ficar em São Jorge, mais próximo da entrada do Parque Nacional, a pousada possui banheira de água termal, café da manhã e mais.

Aproveite esta pousada se o Parque Nacional for sua prioridade de visita/Foto: Booking
Aproveite esta pousada se o Parque Nacional for sua prioridade de visita/Foto: Booking

Melhores restaurantes na Chapada dos Veadeiros

As refeições na Chapada dos Veadeiros acompanham, na maioria das vezes, a programação dos viajantes: os restaurantes costumam servir o almoço em um horário mais tarde que de costume, por volta das 14h/15h, hora que os viajantes começam a retornar dos pontos turísticos. 

No almoço, espere refeições mais caseiras e menos elaboradas (porém de boa qualidade e com opções típicas de Goiás). Já no jantar as opções são mais variadas, ofertando além dos pratos tradicionais, misturando cozinha internacional e outras delícias.

Uma coisa tradicional, que vale a dica, é comprar o “kit trilha”, vendido por vários restaurantes locais, que incluem lanches, salgadinhos e outras opções para que o viajante leve e não fique desamparado nos passeios.

Como a região é dividida em três cidades, a gastronomia também acaba se dividindo, confira algumas opções abaixo para ficar de olho e adicionar em seu roteiro.

Panepalan: para quem busca café da manhã, lanche e outras opções de padaria, conheça a Panepalan em Alto Paraíso, famosa por seus pães e cervejas artesanais.

Cravo e Canela: também em Alto Paraíso, este bistrô oferece almoço e jantar e é um dos queridinhos da região, mas fique atento aos horários e dias de funcionamento, pois fecha às terças e quartas. Com uma proposta diferente e moderna, os pratos são veganos, sem glúten e uma ótima opção para quem tem restrições alimentares.

Risoteria Santo Cerrado: em São Jorge visite este belíssimo lugar, que tem uma vista incrível, uma decoração muito agradável e uma proposta de restaurante muito diferente de outros lugares. O prato da casa, como o nome sugere, são os risotos.

Empório da Chapada: em Cavalcante as opções de alimentação são mais reduzidas, mas não se deixe enganar e não deixe de visitar esse empório e hamburgueria.

Conheça o famoso Chocotone da Panepalan/Foto: Divulgação
Conheça o famoso Chocotone da Panepalan/Foto: Divulgação

Como chegar na Chapada dos Veadeiros

A região da Chapada dos Veadeiros fica no estado de Goiás, mas apesar disso, fica mais próxima do aeroporto de Brasília do que o de Goiânia, capital do estado e cidade que possui um dos principais aeroportos da região.

Para quem vem de outras partes do Brasil, vale apostar nos voos para Brasília, onde fica mais fácil encontrar ônibus que levem até Alto Paraíso ou mesmo alugar um carro. Quem vem de mais perto e de dentro do estado, a via terrestre por si só é capaz de fazer a rota.

O trajeto pela estrada entre as duas cidades até a Chapada dos Veadeiros é totalmente asfaltado e tem uma boa pista até a região, mas nos percursos até as cachoeiras, seria mais indicado algum veículo próprio para o tipo de viagem, já que a estrada é de terra e exige uma certa condição de motor e estrutura.

Uma vez próximo à região, basta escolher alguma das três principais cidades: Alto Paraíso de Goiás, Vila de São Jorge e Cavalcante como sua base, sendo que em São Jorge está a entrada do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros.

Transporte no local

Apesar de ser uma região muito turística, não há transporte público que consiga suprir o deslocamento no local e a visita aos pontos turísticos, por isso, como explicamos acima, ter um veículo em boas condições e apropriado para o tipo de viagem é o mais indicado.

É uma verdadeira aventura os caminhos até alguns passeios, que são de terra e podem ser desafiadores para o motorista (e para o carro). 

Devido ao ambiente cheio de viajantes, as caronas são opções recorrentes, assim como a contratação de serviços de transfer de agências de turismo que já conhecem o caminho e conseguem oferecer mais segurança e descanso para quem contrata.

Além do trajeto terrestre, que pode ser feito com algum transporte, a maioria das atrações ainda possui trilhas, de diferentes níveis de dificuldade, para então acessar o destino final.

Melhor época para viajar

A Chapada dos Veadeiros pode ser conhecida em qualquer momento do ano, mas dependendo do mês escolhido, você poderá ter uma experiência completamente diferente de outras épocas.

Isso porque, já que é um destino de ecoturismo e possui a maior parte das experiências a céu aberto, o tempo e o clima com certeza interferem (positivamente ou não) nas opções de passeios, no que é possível visitar e ver nos pontos turísticos.

 A sua experiência de viagem na Chapada dos Veadeiros depende muito da época da viagem/Foto: Flickr

Os melhores meses são aqueles de seca, já que são mais seguros (e também inclui apenas um mês de alta temporada), que seriam abril, maio, junho e julho. Como em abril acabam as chuvas, as vegetações estarão bonitas e os passeios seguros.

Em junho não há mais precipitação, então os rios e cachoeiras estão mais vazios, mas as paisagens ganham novos tons e uma outra beleza, completamente diferente do resto do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.