A cidade de Barra Bonita, no interior de São Paulo, é um achado para aqueles que amam belas paisagens, descanso e irão se encantar ao descobrir que o Rio Tietê naquela região é limpo para banho.

Quem mora na capital paulista ou os visitantes que costumam passar por São Paulo e encontrar o rio tão poluído, vão se surpreender ao conhecer Barra Bonita e se deparar com um rio tão claro, sem qualquer sujidade, pronto para os turistas aproveitarem. 

O Rio Tietê é um dos principais atrativos da cidade, que possui passeios e atividades ao redor do rio, mas a cidade tem outras opções que vão encantar os viajantes.

Confira nosso guia completo de Barra Bonita, saiba mais sobre sua história, onde ficar, o que fazer, onde comer, quando ir e como chegar abaixo.

Conheça Barra Bonita

Considerada uma das melhores cidades para se viver no estado de São Paulo, Barra Bonita é uma pequena cidade que conta com menos de 40 mil habitantes e fica a 280 km da capital.

Com destaque para as atividades marítimas envolvendo o Rio Tietê, a cidade atrai cerca de 15 mil viajantes todos os meses do ano, que podem aproveitar passeios culturais, boa comida e hospedagens aconchegantes para seu relaxamento.

Com status de Estância Turística, Barra Bonita é uma das 70 cidades do estado que ganham o título e possuem a primeira eclusa do país para os viajantes subirem o Rio Tietê.

O que fazer em Barra Bonita

Barra Bonita ganha destaque no interior por suas atrações marítimas no Rio Tietê e uma das principais atrações é um passeio de barco que viaja por uma eclusa, a primeira atração do tipo na América Latina.

A eclusa é um tipo de elevador no rio que leva ao barco de um nível para o outro, geralmente para um nível acima do rio. Construída em 1973, a eclusa foi criada para facilitar a navegação transpondo o desnível de 26 metros causado pela Usina Hidrelétrica da área.

O passeio é feito por agências de viagens em barcos especializados, afinal, uma atividade tão importante na região não poderia ser feita de qualquer forma. O passeio é feito em navios que comportam até 700 pessoas e oferecem refeições, guias turísticos contando a história e belas paisagens. 

Para quem tem interesse no passeio de barco em Barra Bonita, saiba que existem duas rotas diferentes, feitas pela manhã, que duram cerca de 3 horas cada. 

A primeira opção vai de encontro com o Rio Piracicaba e a segunda rota desce o rio para ver as paisagens locais.

Para quem quer fazer o passeio, evite visitar Barra Bonita durante janeiro, pois a cada dois anos a eclusa é fechada, então antes da sua viagem, dê aquela conferida no funcionamento para evitar problemas.

Também é possível curtir o Rio Tietê na praia que existe à beira do rio, com areia e infraestrutura para relaxar.

Outra atividade imperdível em Barra Bonita, essa fora d’água, é o passeio de bondinho, que dura apenas meia hora e passa pelos principais pontos turísticos da cidade.

Um ponto turístico super bacana para visitar é a Praça do Teleférico, que reúne várias atrações em um só lugar e, como o próprio nome sugere, possui um teleférico aberto para passeio. Com 12 metros de altura e 700 metros de percurso, é possível se aventurar na atração e ter uma bela vista de Barra Bonita.

Para os amantes de aventura, ainda tem uma pista de kart e um lago com pedalinho para quem quer ficar mais tranquilo.

Para quem quiser saber mais sobre a história do Rio Tietê, não deixe de visitar o Memorial do Rio Tietê, que apresenta documentos históricos do rio, explicam sobre sua fauna e flora e ainda possui um comparativo entre amostras de água do rio em Barra Bonita e em São Paulo, para deixar o viajante bem surpreso mesmo.

Hospedagem em Barra Bonita

Como quase tudo em Barra Bonita tem o Rio Tietê como referência, algumas das hospedagens não fogem à regra e oferecem experiências diferenciadas como acomodações dentro de barcos!

Não se preocupe, também existem hotéis e pousadas em terra firme, com opção até de resort na região. Confira abaixo uma seleção de hospedagens em Barra Bonita que o Quanto Custa Viajar separou!

Tapri – Hotel Flutuante: este hotel fica dentro de um barco e tem piscina, bar, restaurante e outras amenidades para o viajante. Oferecendo uma experiência diferenciada, pode não ser a melhor opção para aqueles que enjoam facilmente e esperam muito conforto e luxo.

Foto: Booking

Hotel Estância Barra Bonita: com uma proposta de resort, este hotel oferece várias piscinas (ao ar livre e coberta) e atividades em sua propriedade, além de pensão completa para ninguém se preocupar em precisar sair para comer. 

Com quadras para esportes, tênis e passeios à cavalo, os viajantes podem curtir dias bem completos neste hotel.

Foto: Booking

Panorama Park Hotel: localizado em Igaraçu do Tietê, pertinho de Barra Bonita, esta opção também tem uma pegada de resort para agradar todos os viajantes, especialmente aqueles que viajam com crianças. Com café da manhã incluído na tarifa, aproveite sala de jogos, espaço kids e outras atividades para entreter os hóspedes.

Foto: Booking

Onde comer

Para comer bem em Barra Bonita não será necessário muito esforço, pois a cidade conta com várias opções para receber bem seus clientes e viajantes.

Para uma comida típica caseira, o Restaurante Maria do Bimbo é um dos mais tradicionais da cidade. 

Para comer uma boa pizza no fim do dia, conheça o Pizza & Tal ou a Pizzaria Cuore. Quem quiser algo mais voltado para carnes e churrascaria, aposte no Quintal BarBQ. E quem quiser algo mais requintado, vale dar um pulo no Bistrô Sal de Terra.

Quintal Bar-B-Q/Foto: Instagram

Quando ir a Barra Bonita

Como Barra Bonita possui a maior parte de suas atividades ao ar livre e mais favoráveis de serem realizadas em climas quentes, o ideal é evitar períodos chuvosos e também o inverno, entre junho e agosto.

Como comentamos acima, também vale evitar janeiro pois a eclusa fecha a cada dois anos.

Como chegar

Barra Bonita fica na região de Bauru e Jaú, no interior de São Paulo, em uma viagem que é possível ser feita de carro com duração de 3h30, pela BR-374.

Também é possível sair da capital de ônibus até Barra Bonita pela viação Santa Cruz.

Quem estiver fora do estado ou preferir fazer a maior parte do trajeto de avião, pode descer no aeroporto de Bauru (60 km de distância), de Viracopos em Campinas (150 km), de Ribeirão Preto (170 km) ou de São Paulo e seguir viagem de carro.

O viajante provavelmente vai conseguir mais opções de voos por Campinas ou Ribeirão Preto, mas vale conferir todos os trajetos para garantir o melhor preço, e para isso dê uma olhada em nossa ferramenta que puxa vários voos.

Que tal conhecer mais do interior de SP e ir até Brotas? Confira essa piscina incrível.

2 comentários

    1. Olá, somos um site que cria conteúdo de viagens e não uma agência portanto não oferecemos excursões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.