Cosmopolita, descolada e cheia de cultura, Berlim une o melhor dos dois mundos, entre o moderno e o antigo, carregado de histórias fortes. As dificuldades ao longo da trajetória do país não impediram que a capital alemã progredisse e se tornasse um reduto de primeiro mundo. No guia alternativo de Berlim elaborado para o Quanto Custa Viajar, dá para encontrar agradáveis surpresas.

Embora os viajantes devam sim conhecer as principais atrações turísticas da cidade, que valem a pena, como o Museu do Holocausto, a Catedral e o Palácio Sanssouci, existe um outro lado de Berlim que todo mundo deveria explorar.

Grande parte dos passeios se concentram nas regiões mais multiculturais e vibrantes da cidade, como Prenzlauerberg, Mitte, Friedrichshain e Kreuzberg. Pulsando criatividade, estes bairros abrigam bares, restaurantes, galerias, museus e natureza de um jeito ousado e bacana, tirando a fama “quadrada” e séria dos alemães.

O dia pode começar com um divertido passeio de bike com a galera da Art Spin, uma comunidade independente de ciclistas, que promove roteiros baseados em performances, arte e instalações. Se tiver preferência pela água, os passeios de barco da Berlin, Beats & Boats também são bem animados.

Berlin2

berlin27

Encontre o melhor preço de passagem aérea para Berlim no buscador Turismocity

berlin23

No meio do caminho ou depois do itinerário, passe pela Urban Spree, uma galeria de arte bem diferente, com um enorme interesse em proteger a arte contemporânea, a fotografia e projetos de graffiti ambiciosos da área de Friedrichshain. O local ainda promove workshops de Do It Yourself (DIY – Faça Você Mesmo), performances, encontros e eventos ao ar livre.

urban spree

berlin5

Seguindo rumo aos museus, o Computer Games Museum é um tanto nostálgico, relembrando a infância em tempos de vídeo-game. Com 300 relíquias histórias e 60 máquinas interativas, o museu reúne jogos como Super Mario e Pacman, além de ter em mãos o primeiro arcade já feito e sediar eventos como a International Games Week Berlin.

Berlin

Para se aprofundar na cultura judaica e ainda ver de perto uma das grandes obras arquitetônicas do mundialmente famoso Daniel Libeskind, visite o Museu Judaico de Berlim. Com coleção permanente, exibições especiais, biblioteca e arquivo, o edifício em si já é uma atração à parte. Percorrer as ruas de Kreuzberg permite uma imersão às artes de rua, muito presentes na região, vistas em fachadas de prédios antigos, colorindo o bairro.

berlin14

berlin15

Garanta online ingressos para passeios, museus e outras atrações em Berlim.

berlin12

A biblioteca Pablo Neruda Library também se destaca por sua arquitetura e acervo, além de um gramado onde há cadeiras, ideais para ler um livro e dar um tempo.

berlin6

Siga para o Viktoriapark e descubra as belezas deste parque com uma cachoeira artificial, dois vinhedos e um monumento nacional do século 19. Também é válido fazer um pique-nique na área verde da Maltzfabrik, uma antiga fábrica de cerveja, aberta em meados da Belle Époque, nos anos 1920, que tem sua estrutura preservada.

Outro parque interessante é o Natur Park Schönenberger Südgelände, uma antiga estação de trem feita em 1890, que permaneceu ativa por mais de 60 anos, passando pelas guerras mundiais. Após o abandono das instalações, a floresta tomou conta dos 8 hectares e o local acabou virando um parque. Por lá se encontram um espaço de arte, espetáculos teatrais, um charmoso café e um museu à céu aberto, com locomotivas antigas e esculturas.

berlin16

berlin20

berlin17

Reserve um tempo durante a viagem para conhecer também o Prinzessinengarten, um jardim focado em permacultura, em Moritzplatz. A vizinhança e grupos de amigos trataram de revitalizar a degradada área de 65 mil metros quadrados, transformando-a numa enorme horta orgânica, sendo atualmente uma das melhores iniciativas urbanas da Alemanha. Os voluntários ensinam os interessados em projetos jardinagem e defendem causas ecológicas. O local ainda sedia um café, que serve um almoço delicioso à preço justo.

berlin8

Num belo dia de sol, recorra às piscinas de Berlim. A municipal  Stadtbad Schöneberg  tem uma estrutura incrível, com luz natural e uma piscina de 25 metros de comprimento indoor. Do lado de fora, outra piscina, com 53 metros de comprimento e um tobogã que diverte adultos e crianças.

berlin13

Outra opção é em Badeschiff, um antigo porto que agora abriga uma piscina, ancorada ao Rio Spree. Ao cair da noite, se transforma em uma discoteca ao ar livre; no inverno é adicionado uma cobertura um tanto futurista e até uma sauna!

berlin9

berlin10

Falando em anoitecer, além da vida noturna ser pra lá de animada nestes bairros, que tal uma parada no eleito melhor bar de mixologia da cidade? Entre outros prêmios, o Amano Bar é pra lá de estiloso e tem um terraço de respeito no coração de Mitte. Coquetéis inovadores e ambiente elegante são os atrativos do bar sediado no hotel homônimo.

amano

amano3

A noite pode se estender no Club der Visionaere, um clube rústico às margens do rio Spree, próximo ao Treptower Park. Com atmosfera de bar, tem pista de dança interna e um deck bastante agradável – aberto também durante o dia -, onde dá para relaxar e curtir o agito noturno.

berlin26

berlin24

Outra atração imperdível, tanto de dia quando de noite, é o YAMM Beachum clube de praia com raízes jamaicanas e caribenhas. Além de servir comidas e bebidas típicas, traz para a programação atividades ao ar livre como jogos de praia, aulas de Tai Chi e festas de Black Music, abertas para todos os tipos de público, incluindo crianças.  Aproveite e relaxe com os pés na areia.

yaam berlin

yaam

Saindo do agito, os menos baladeiros podem se divertir em um dos inúmeros cinemas de rua da cidade, muito bem preservados e com preços atraentes. Recentemente, o tradicional Zoo Palast, de 1957, passou por uma revitalização de 5 milhões, mantendo ainda suas principais qualidades. É tão lindo que dá vontade de chorar.

Zoo Palast

berlin19

Hackesche Höfe Kino, chamado apenas pelo último nome, também é especial. Localizado no bairro Mitte, tem ingressos à preço popular, exibindo filmes internacionais, documentários e produções independentes. Vale a pena chegar um tempinho antes da sessão para tomar um café.

Kino

kino2

Fim das dicas, mas fica aqui a mais valiosa de todas: perca-se por Berlim e descubra o quanto ela é especial!

Texto por Brunella Nunes
Fotos: divulgação

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.