Santa Catarina tem muitas belezas marcantes, que encantam turistas do mundo todo. Com cenário paradisíaco, a praia da Guarda do Embaú, no município de Palhoça, se destaca pela sua junção entre serra e litoral, reunindo diversas atividades ao ar livre e atraindo surfistas para suas famosas ondas.

Guarda do Embaú

A vila de pescadores fica a 50 km de Florianópolis, dando fácil acesso aos viajantes. A paisagem é marcada por um rio que corta a praia e deságua no mar, oferecendo assim ainda mais opções de lazer para crianças e adultos, como passeios de barco, caiaque e outros esportes tranquilos.

Guarda do Embaú
Foto: Wikipedia

Próximo ao rio se encontram vestígios da arte rupestre. Famílias e jovens dividem o espaço da praia, que fica animada com os bares e a presença dos surfistas. Outra atração é ir até a Pedra do Urubu, mirante no canto norte que possui um belo visual da praia.

Ainda em Palhoça é possível aproveitar as outras praias, como a tranquila Praia do Sonho, Praia do Tomé, Praia de Fora, Pedras Altas – para quem adere ao naturismo -, a histórica Enseada de Brito e o movimentado Balneário da Pinheira, . Os aventureiros também encontram um bom ponto para o ecoturismo, já que o município pega uma parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação de Santa Catarina.

O que fazer

Por ser um destino praiano, os passeios valorizam o contato com a natureza e o mar. Mas com tantas coisas bonitas, talvez fique até difícil de escolher o que fazer primeiro. Calma! Aqui separamos algumas dicas do que fazer na Guarda do Embaú:

  • Passear no centrinho

Se você gosta de artesanato, cultura e lembrancinhas, vai amar o centrinho da Guarda do Embaú. Lá, você vai poder ouvir histórias de muitas pessoas que visitaram a cidade e nunca mais saíram – uma verdadeira história de amor!

Tanto pela manhã quanto pela noite você vai se encantar com a energia do local, vai poder provar de diferentes comidas, desde os típicos frutos do mar até comidas veganas e vegetarianas.

  • Fazer a Trilha da Guarda até a Prainha

Mesmo se você não for fã de trilhas, essa daqui vale a pena. São apenas 1,5km de caminhada, que dura em torno de 30 minutos. E o melhor de tudo: com paisagens incríveis, de tirar o fôlego! Mas o espetáculo verdadeiro fica para o final: uma praia selvagem e belíssima, com um mar azul à sua frente, só para você e algumas poucas pessoas. Indescritível, né? 

Guarda do Embaú
Foto: Rodrigo Soldon
  • Visitar a praia do Maço

A pequena praia do Vale da Utopia é perfeita para um banho de mar purificador. O nome já diz tudo, certo? Com certeza a paisagem vai te encantar e, ao sair de lá, vai se sentir de alma lavada. Em um dia de sol, é possível até ver o sul da ilha de Florianópolis!

  • Cruzar o Rio da Madre de barquinho

O Rio da Madre é passa em frente a Praia da Guarda do Embaú, próximo ao centrinho da Guarda. Para acessar a principal praia, é preciso cruzar de barquinho – ou, se a maré estiver baixa, é possível cruzar a pé. Mas a nossa recomendação é que você vá de barquinho mesmo, é uma delícia! E os barqueiros não cobram caro.

  • Assistir ao pôr-do-sol na Praia da Guarda do Embaú

Quando o sol beija o rio e toda a vegetação, a paisagem é a mais linda do mundo! Sim, o sol se põe atrás da praia, para o lado do Rio da Madre, então o visual pega o sol se pondo ao fundo, beijando o rio e toda a vegetação. Se você decidir cruzar o rio de barquinho nessa hora, será um visual muito bacana de recordar!

Guarda do Embaú
Foto: Rodrigo Soldon

Onde comer

  • Restaurante Big Bamboo

Se você busca por um local rústico para um jantar diferente, o restaurante Big Bamboo é o lugar certo. Lá, você encontra desde pratos com frutos do mar até pizza, mas o destaque mesmo são os drinks, como a caipirinha de rapadura, e as cervejas artesanais.

  • Los Frick

Há quem diga que é a comida mexicana tradicional mais saborosa que você vai provar na vida! Pratos bem servidos e com uma vista espetacular: o que mais você pode pedir?

  • Garapeira Frutos Do Mar

Dizem que é o melhor restaurante local, com frutos do mar frescos, comida bem servida e preço justo. O destaque principal é para o caldo de cana com limão – vale a pena provar!

Como chegar na Guarda do Embaú

Transporte público

Se você pretende ir até a Guarda do Embaú saindo de Florianópolis, vale a pena se informar no Terminal TICEN sobre os horários dos ônibus. Há viagens diárias para Palhoça, cidade onde fica a praia.

Confira passagem aérea para Florianópolis

Carro

Para quem vai de carro, a maior parte do trajeto é via BR 101. É o mesmo caminho para a Praia da Pinheira, e é preciso fazer a travessia do Rio da Madre para chegar até a praia.

Para quem é de fora de Floripa, o ideal é chegar até a capital e, de lá, se deslocar até a Guarda do Embaú.

Alugue online seu carro!

Onde ficar na Guarda do Embaú

Guarda do Embaú
Foto: Wikipedia

Existem diversas opções de hospedagem no local, a maioria são pousadas rústicas lembrando bem o clima de vila de pescadores.

Origin Acomodações com diárias a partir de R$230 o casal. Fica na praia da Pinheira.

A requisitada Zululand Bangalôs que tem como proprietário o famoso Paulo Zulu. A partir de R$742 o casal por 2 diárias (mínimo).

Encontre a melhor opção de pousada na Guarda do Embaú e viva dias de tranquilidade pertinho da praia

O que levar na mala

Como é um destino de praia, dê preferência para roupas frescas, leves e fáceis de transportar. Não se esqueça dos biquínis, maiôs ou sungas, e coloque o protetor solar pra fora!

Se você tem uma pele sensível, prefira as camisas com proteção UV, pois existe uma grande possibilidade de você se queimar sem nem perceber! E aí o passeio acaba, não é mesmo?

Ah, e se a sua pele também for sensível aos mosquitos, nunca é demais ter um repelente na bolsa!

Gosta de deitar na praia e curtir o sol? Então não se esqueça de uma canga para estender na areia.

Melhor época para ir

Antes de qualquer coisa, apesar de ser um destino de praia, lembre-se: estamos falando de Santa Catarina, e não dos estados do Nordeste brasileiro. Por isso, evite os meses mais frios, de junho a agosto. Dê preferência para o verão: dezembro, janeiro e fevereiro.

Entretanto, se viajar nessa época, prepare-se para preços mais altos e lugares lotados, pois é a alta estação.

Mas calma, nem tudo está perdido! Dá pra economizar e ainda curtir as praias. Para isso, marque sua viagem para a segunda quinzena de novembro ou logo após o carnaval, pois em março você pode encontrar altas temperaturas e preços mais amigáveis.

Descubra a passagem certa para você a aproveite as melhores épocas na Guarda do Embaú

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.