A cidade de Guapimirim, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, é um daqueles lugares ideais para quem quer fugir da rotina num bate e volta ou por um final de semana e se reconectar com a natureza.
Um dos melhores destinos de ecoturismo da região, com várias opções de atividades, a cidade que foi carinhosamente apelidada de Guapi, é ótima para quem quer aproveitar banhos de cachoeira, fazer trilhas, conhecer um parque nacional e ficar pertinho da natureza.
O melhor de tudo, Guapimirim fica bem próximo à capital fluminense e a Petrópolis, podendo organizar a viagem até a cidade incluindo outros belos destinos da região.
Confira tudo sobre Guapimirim abaixo e saiba o que fazer, onde ficar, onde comer, quando ir e como chegar!
Conheça Guapimirim
Guapimirim fica entre a Baixada Fluminense e a região serrana, a 80 km da capital do Estado, a cidade do Rio de Janeiro, e a 75 km de Petrópolis.
A cidade é bem pequena e conta com aproximadamente 60 mil habitantes, sendo um excelente refúgio da vida agitada das capitais e uma oportunidade de se reconectar com o meio ambiente.
Junto com Teresópolis, Petrópolis, Friburgo e Cachoeiras de Macacu, Guapimirim faz parte da chamada Serra Verde Imperial, um dos circuitos turísticos mais bonitos do estado.
Guapimirim fica em um vale emoldurado pela Serra dos Órgãos e fica aos pés do pico do Dedo de Deus, cartão-postal da região, que tem mais de 1.600 metros de altura.
A cidade é responsável por preservar parte da Mata Atlântica que entrecorta os rios da região, oferecendo um cenário ideal para prática de atividades de ecoturismo.
Por isso, os viajantes que vão a Guapimirim podem esperar opções radicais e mais tranquilas para compor seu roteiro de viagem e preencher seus dias por lá.
O que fazer em Guapimirim
Devido a sua localização e preservação natural, Guapimirim é um ponto turístico imperdível para os amantes do ecoturismo.
Em Guapimirim será possível praticar mountain bike, ciclismo, rapel, trekking, escalada, caminhadas e ainda tomar banho de cachoeiras.
Confira as principais atividades e pontos turísticos da cidade!
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
A principal atividade é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que possui mais de 20 mil hectares e tem 130 km de trilhas, áreas de camping e muitas montanhas. O parque recebe aventureiros o ano todo e durante o inverno é fácil a temperatura dentro do parque bater 0ºC.
O parque possui portarias e sedes em três cidades diferentes, devido à sua extensão, e passa por Guapimirim, Teresópolis e Petrópolis.
Dependendo da sede, há passeios diferentes, mas vale ressaltar que a de Guapimirim é a melhor pois oferece ótimos locais para banho, que são acessíveis por trilhas não tão difíceis.
Durante o passeio no Parque Nacional, leve água, comidas e tudo que for precisar, pois não há vendinhas no lugar.
Dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos está outro cartão-postal de Guapimirim e um dos melhores poços para tomar banho, o Poço Verde. Com águas esverdeadas e uma bela queda d’água, é fácil chegar até o poço em uma trilha leve de apenas 90 metros. Para conhecer este poço será necessário visitar entre 8h e 17h e o ingresso custa R$22 por pessoa.
Antes de chegar no Poço Verde, tem uma piscininha natural que parece uma banheira de hidromassagem que também pode ser acessada. Outra opção, no caminho deste poço, é o Poço da Preguiça, que vale conhecer.
No parque, os viajantes podem conhecer a igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída no século 18, em estilo barroco.
Dedo de Deus
Este monumento montanhoso natural é um dos mais famosos do Rio de Janeiro e de Guapimirim, e é um atrativo que não deve ficar fora do seu roteiro de viagem, pois a vista é realmente impactante.
A melhor vista do pico é pelo Mirante do Soberbo!
Cachoeira Véu de Noiva
Esta cachoeira é uma das mais visitadas da cidade e fica aos pés do Dedo de Deus, com 32 metros de altura, ela é boa para banhos e é uma opção para os praticantes de rapel. Para chegar lá, será necessário uma caminhada de 3 km para ir e 3km para voltar.
Outras cachoeiras que valem a pena: Cachoeira do Escorrega e a Cachoeira da Concórdia.
Onde ficar em Guapimirim
Para quem não quiser fazer uma viagem tão corrida e quiser descansar depois das aventuras em Guapimirim, a cidade possui algumas pousadas para receber bem os viajantes.
Não são muitas opções, por isso vale a pena programar sua viagem com antecedência e já fazer a reserva.
Pousada das Orquídeas: uma das mais bem avaliadas da região, com nota 9,2/10 e considerada fantástica pelos viajantes recentes, esta pousada em Guapimirim oferece café da manhã incluído no seu valor da diária, estacionamento e wifi.
Pousada Berro D’ Agua: mais uma pousada bem avaliada na região, esta opção oferece restaurante, café da manhã, bar, jardim, piscina ao ar livre e parquinho para quem viajar com os pequenos.
Pousada Pau Brasil: esta bela pousada em meio a natureza oferece acomodações confortáveis, café da manhã incluso, piscina, terraço ao ar livre e sala de jogos para jogar bilhar e tênis de mesa.
Onde comer em Guapimirim
Não vai ser nada difícil comer bem em Guapimirim e os visitantes podem encontrar opções variadas, com preços e tipos de culinária diferentes.
Para quem gosta de um clima bucólico e quer uma opção para comer massas, pizzas e outras delícias italianas, vale apostar no Art e Flora Garden.
Para aquele lanche artesanal à noite e para tomar uma cerveja, o Boteco 102 é super indicado. Comida brasileira de dia e à noite pizza? Aposte no Bra Gastronomia!
Como chegar em Guapimirim
Saindo da capital Rio de Janeiro, basta pegar a Rodovia Washington Luís e depois a BR-116 e seguir viagem até Guapimirim em uma viagem de carro que dura cerca de 1h20.
Encontre passagem aérea barata para o Rio de Janeiro
Quando ir
Guapimirim é um destino serrano com foco nas atividades ao ar livre, por isso vale a pena investir em épocas menos chuvosas e mais quentes, para aproveitar o banho de cachoeiras e outras atividades.
Entre abril e outubro as chuvas diminuem na região, mas também é a época em que a temperatura começa a cair. Se puder escolher, opte por visitar a região nos meses de abril, maio, setembro ou outubro para pegar um clima mais quente.