Exuberante! Essa é a primeira reação que temos quando falamos das Grutas de Longmen, em Luoyang, na China. Localizadas entre duas montanhas separadas pelo Rio Yi, as mais de 2.300 grutas se estendem por cerca de um quilômetro e chamam a atenção devido às esculturas de mais de 100 mil estátuas de budas feitas em rochas de calcário.

Todo esse trabalho foi esculpido à mão entre durante as dinastias Wei e Tang — quando Luoyang era a capital chinesa. Esta é a coleção de arte chinesa mais impressionante dessas dinastias que datam de 316 a 907 d.C. A beleza das grutas é tanta que o local foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

grutas de longmen
Foto: Wikimedia Commons
grutas de longmen
Foto: Wikimedia Commons

As Grutas de Longmen ficam a 13 km de distância do centro de Luoyang, província de Henan, cidade considerada uma das quatro capitais antigas da China e berço do budismo chinês. Está a 800 km de distância de Pequim, sendo uma cidade que vale a pena ficar pelo menos três dias para conhecer todos esses templos budistas impressionantes. Confira aqui opções de hospedagem em Luoyang para garantir uma trip confortável.

Toda a exuberância das Grutas de Longmen

Durante o passeio pelas Grutas de Longmen, os turistas podem cruzar uma ponte que liga as duas margens do rio. Tanto do lado leste quanto oeste do rio Yi é possível encontrar as cavernas. Mas, a maior parte das esculturas fica no lado oeste, enquanto as cavernas da margem leste, de números menores, serviam como residências para os grandes grupos de monges.

Durante o tour, é altamente recomendado ver o Templo Fengxian, construído na Dinastia Tang, considerada a maior gruta no Templo de Longmen com 36 metros de largura e 41 metros e comprimento.

grutas de longmen
Foto: Wikimedia Commons

Aproveite para apreciar a escultura de 17 metros de altura do Buda Vairocana, a maior estátua de Buda feita em pedra e disposta ao ar livre do mundo. Só as orelhas do Buda medem quase dois metros, acredita? É um espetáculo!

Dentro da Gruta de Wanfo, feita durante a Dinastia Tang, ficam mais de 15 mil estátuas de pedra de Buda esculpidas nas paredes. A principal é Buda Amida, sentado no trono, com 54 flores de lótus entalhadas ao redor.

grutas de longmen
Foto: Ana Paula Hirama

Quanto custa?

Para apreciar toda essa beleza, os visitantes devem comprar um ingresso no valor de 120 Yuan (aproximadamente R$ 70). O bilhete dá acesso às Grutas de Longmen, ao Templo de Xiangshan e ao Cemitério de Bai Juyi.

Separe pelo menos 3 horas para conseguir ver as cavernas principais. O passeio completo pode levar um dia inteiro, já que são muitas esculturas e maravilhas para apreciar.

Se quiser tornar o passeio ainda mais especial, recomendamos fazer uma excursão guiada às Grutas de Longmen com duração de 4 horas. Assim, você consegue aproveitar melhor o passeio, descobrindo informações preciosas com um guia credenciado.

Após o tour, ainda dá tempo de sair das grutas e seguir para um segundo passeio: ir até o Templo Shaolin para saber mais sobre o Kung Fu Chinês. Este templo é honrado como o berço do budismo zen chinês e das artes marciais de Shaolin. Também vale a pena conhecer o Templo do Cavalo Branco de Luoyang, considerado o primeiro templo budista construído na China.

Ficou com vontade de desbravar as relíquias chinesas? Descubra quanto custa viajar para as principais cidades da China em nosso site. Você vê os gastos diários com hospedagem, alimentação, transporte e passeios 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.