Uma antiga pedreira desativada em 1995 no município de Socorro, no interior paulista, transformou-se na Gruta do Anjo, um dos pontos turísticos principais da região. Dentro da formação rochosa com diversos túneis formou-se um lago com águas tão cristalinas que facilmente as carpas que vivem no local são avistadas dando o ar da graça.

São amplas galerias, totalizando 3.000 m² de extensão, que podem ser visitadas a pé e outros trechos flutuando sobre as águas cristalinas com os pedalinhos disponíveis no local.

gruta do anjo socorro
Foto: reprodução / Pousada do Anjo

Com o pedalinho, é possível chegar onde nascentes e infiltrações de água criaram uma piscina natural que, em alguns pontos, atinge 4 metros de profundidade com uma temperatura constante de 10 graus.

Boa parte interna da gruta possui luzes de LED que iluminam o ambiente, garantindo que suas fotos fiquem boas mesmo sem nenhuma incidência de luz solar. A área mais extrema da Gruta do Anjo não tem iluminação nenhum. A dica para quem não tem medo do escuro é parar de pedalar e ficar ali por alguns minutos, desacelerando seus pensamentos.

Não é permitido entrar nas águas para nadar, mas o simples fato de estar inserida em meio à formação rochosa, percorrendo o lago transparente e tirando fotos em cima das pedras enormes garante diversão durante um fim de semana.

A Gruta do Anjo fica dentro da propriedade onde se encontra a Pousada do Anjo. Mesmo quem não está hospedado no local pode visitar a gruta comprando o ingresso de entrada, conferir o valor no site da atração.

O passeio ecológico com o pedalinho já está incluso neste valor, basta esperar na fila até que um deles fique livre para você utilizar.

Para visitar a gruta com bastante calma, aproveitando cada cantinho das galerias internas e fazendo fotos bacanas, reserve pelo menos 1h30 do seu dia para isso. Não existe limite máximo de tempo para ficar no interior da gruta.

Como chegar à Gruta do Anjo?

Foto: reprodução / Pousada do Anjo

Localizada a 140 km de São Paulo, a gruta é uma ótima dica de passeio para fazer em um final de semana ou um bate-volta, saindo de São Paulo, já que em 2h30 é possível sair do agito da capital para se conectar com a natureza no interior.

Quem vai de carro segue pela BR-101 e depois pela BR-381 e BR-146, esse é o trajeto mais rápido para fazer o deslocamento. Quem sabe, você pode visitar Atibaia também no meio do caminho, a cidade tem vários atrativos para os aventureiros de plantão.

Outra possibilidade é ir de ônibus, comprando uma passagem que saia do Terminal Tietê até Socorro. O valor da passagem somente de ida, pesquisada em outubro de 2019, custa R$ 47,20. Confira os valores atualizados no site da ClickBus.

Gostou dessa dica? Se você já visitou a gruta, conta aqui nos comentários como foi seu passeio!

Gruta do Anjo

Foto: reprodução / Pousada do Anjo
  • Endereço: Estrada para Munhoz, Km 1 (Conhecido como caminho turístico do Rio do Peixe) – Rancho Alegre, Socorro – SP
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, dqas 9h às 17h. Segunda, aberta apenas em feriados, das 9h às 17h
  • Telefone de contato: (19) 99770-8017 / (19) 97163-1597
  • Site: Pousada do Anjo
  • Ingressos: conferir no site

Veja também!

Quer mais dicas de viagens rápidas saindo de São Paulo? Aqui em nosso blog, temos mais um montão de conteúdos legais que podem te agradar:

2 comentários

  1. Estive neste último domingo(11/10/2020), e achei uma propaganda muito enganosa,a começar pela entrada, informaram não ter limite de pessoas e nem ser necessário agendar, e ao chegar esperamos mais de 1:30 hs, cobrança de $30,00 para andar de pedalinho tendo uns três para 500 pessoas e diga se de passagem 30 reais no dinheiro no cartão seria 33, absurdo esta diferença e fora da lei, a gruta se dá 10 passos acabou, o lugar realmente é muito bonito mas…deixa a desejar,.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.