A gestação sempre gera alguma polêmica na hora em que a futura mamãe resolve sair do ninho para cruzar fronteiras. Afinal: grávida pode viajar de avião? Para ajudar e acalmar as futuras mamães, trazemos algumas respostas e dicas sobre o assunto.

Segundo indicação médica, o período em que a grávida pode viajar de avião com mais tranquilidade é entre o terceiro e o sétimo mês da gestação. Isso, claro, mediante as condições de saúde de cada mulher. Se tiver complicações como diabetes, pressão alta, sangramento vaginal, entre outros, é melhor aguardar a recomendação da obstetra. Consulte também as reações adversas que poderia ter ao longo do voo.

Cada companhia aérea tem suas recomendações e restrições em relação ao tema. Geralmente, permitem voos para grávidas até 27 semanas sem nenhuma documentação prévia. O período entre 28 e 36 semanas é um pouco mais delicado. Embora a viagem não seja restrita, há risco de parto prematuro nessa altura do campeonato. Nada impede a compra das passagens, mas no embarque é possível que haja questionamentos, além da exigência de documentação ou até mesmo a presença do médico responsável.

As grávidas devem evitar viagens em aviões que não tenham cabines pressurizadas. Esse modelos de aeronave é bem pequeno e geralmente é utilizado em viagens curtas, para cruzar ilhas no Caribe, por exemplo.

Antes de viajar, certifique-se de que tudo está em dia com o/a bebê, tenha a autorização médica (independente do número de semanas) e confira detalhadamente as exigências da companhia aérea escolhida.

✈ Na Gol: não exige atestado até 27 semanas; 28-35 semanas exige a Declaração de Responsabilidade da companhia; 36 a 37 semanas solicita atestado médico válido por 30 dias; a partir de 38 semanas: restringe o embarque apenas para extrema necessidade, com a guia de Declaração de Responsabilidade e companhia do médico responsável. Gravidez de gêmeos só não requer documentação até as 25 semanas de gestação.

✈ Na Avianca: todas as gestantes devem preencher um termo de responsabilidade. A viagem é liberada até 27 semanas de gestação; de 28 a 35 semanas exige atestado médico no balcão; 36 a 39 semanas: exige atestado e o formulário MEDIF; a partir de 38 semanas: exige atestado, formulário MEDIF e a companhia do médico responsável; a partir de 40 semanas: embarque proibido para gestantes. As mesmas regras se aplicam para gravidez de gêmeos.

✈ Na Azul: viagem liberada até 28 semanas de gestação; 29 a 35 semanas exige atestado até 7 dias antes da data da viagem; 36 a 37 semanas exige atestado e Declaração de Responsabilidade; a partir de 38 semanas: voo permitido somente para gestantes que levarem o médico no voo. As mesmas regras se aplicam para gravidez de gêmeos.

 Na Latam: viagem liberada té 27 semanas de gestação; 28 a 35 semanas exige atestado médico no balcão de atendimento; 36 a 39 semanas exige atestado médico OU o formulário MEDIF. Ambos serão analisados pela empresa. As mesmas regras se aplicam para gravidez de gêmeos.

Para se sentir mais confortável e segura durante a sua viagem, consulte também estes posts:

Guia básico para a primeira viagem de avião

Como ficar confortável durante as longas viagens de avião

Fotos: reprodução/banco de imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.