Sabia que os chocólatras chegam a viajar só para provar o doce em outras regiões? Em breve, poderão conhecer o primeiro hotel temático de chocolate do Brasil: o Chocotel, em Gramado, destino já conhecido pela produção de uma das grandes paixões gastronômicas do mundo.

A empreitada inédita é dos empresários hoteleiros Daniela Gallassini e Daniel Rodolfo, proprietários da Rede Alameda, instalada na cidade turística da Serra Gaúcha. Depois de viajarem em busca de inspiração, voltaram ao país com a novidade que terá o chocolate como tema central, porém indo muito além do apelo figurativo.

O empreendimento será lançado com decoração temática, incluindo detalhes que fazem alusão à chocolate derretendo pelas paredes e móveis do quarto e outras áreas do hotel. No lobby o público terá acesso a uma cascata de chocolate com 5 metros de altura.

O projeto assinado por Max Tavares e Ângela Meira inclui o Chateau do Chocolate, espaço que terá a assinatura do mestre chocolatier Ricardo Campos; a Vila do Cacaueiro (onde hoje está localizado o Hotel Alameda Paradiso) que vai abrigar as estalagens temáticas para famílias; e a nova unidade hoteleira que está em construção ao lado, e que terá aproximadamente 5 mil metros quadrados, contemplando 76 suítes com a bandeira Chocotel.

Um dos destaques no hotel temático de chocolate, porém, está no espaço boutique que irá revelar o processo conhecido como bean to bar, mostrando a fabricação de uma barra de chocolate desde o cacau, fruto abundante na Bahia e Amazônia, até o produto final.

Entre as experiências multissensoriais haverá também o Choco Spa. “Será uma área de relaxamento e conexão com os benefícios que o cacau pode proporcionar a saúde”, explica Daniel.

A previsão de inauguração da primeira etapa é para Páscoa de 2021, com lançamento da menor confeitaria do mundo. Já o projeto completo, será entregue no final de 2022, consolidando ainda mais Gramado ao título conquistado em votação no Senado, de capital nacional do chocolate artesanal.

Foto: divulgação

A fama de Gramado

A charmosa cidade gaúcha tem um histórico com chocolate. Recapitulando um pouquinho essa trajetória, tudo começou a cerca de 40 anos atrás, quando o empreendedor Jayme Prawer, filho de imigrantes poloneses, foi para Bariloche, na Argentina, e lá descobriu sua paixão por produtos derivados do cacau.

De volta à Gramado em 1975, ele deu início à sua própria fabricação artesanal e outras começaram a se proliferar, atraindo turistas do Brasil todo. Não por acaso o feriado da Páscoa se tornou um dos principais da região, deixando as ruas decoradas, as lojas com prateleiras cheias de novidades, as fábricas abertas à visitação e museus dedicados à história do cacau.

Aqui no blog já mostramos o parque temático Mundo do Chocolate, com esculturas de chocolate, o único do tipo na América Latina. Também falamos um pouquinho sobre o Reino do Chocolate, um castelinho com vários atrativos relacionado ao doce.

Na cidade vizinha, Canela, o público pode visitar ainda uma pista de patinação feita de chocolate! A atração fica dentro de um grande complexo dedicado ao produto, contando com opções recreativas para a criançada. É lá que fica uma famosa cascata com 200 kg de chocolate.

mundo de chocolate lugano gramado
Esculturas de chocolate – Foto: Andressa Xavier Pellanda

Alow pessoal do hotel: quando ficar pronto, pode nos convidar ok?! 😛

Preparados para essa viagem, chocólatras? Então pesquise aqui a sua hospedagem!

2 comentários

  1. Nossa muito top, coisa de rico.
    Só que pagar os direitos certinhos dos antigos funcionários, não pagam, ficam se fazendo, dizendo que nao tem condições de pagar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.