Foi-se o tempo em que viajar para outro país sem saber o idioma era um grande problema. Com a ajuda do Google Tradutor, muita gente consegue ir para os Estados Unidos, países da Europa e tantos outros cantos do planeta se virando com a língua local, usando a ferramenta de tradução.

Não sabe como pedir uma informação ou não conseguiu entender o que está escrito naquela placa na rua? Sem problemas! Desde que você tenha um Smartphone, a dificuldade é minimizada com a ajuda da tecnologia da Google!

Quer viajar? Encontre sua passagem aérea aqui!

Como usar o Google Tradutor em viagens

O primeiro passo é baixar o aplicativo gratuitamente na Google Play, para quem tem celular com Android, ou na App Store, para donos de iPhone e iPad. Com o aplicativo instalado no celular, comece a testar os recursos que podem te ajudar em viagens!

Tradução por voz

Google tradutor por voz em tempo real!

Travou na hora de pedir uma informação ou não entendeu nada o que o garçom está falando? Fica tranquila! No Google Tradutor existe uma função que capta o áudio do que uma pessoa diz e faz a tradução da conversa em tempo real.

Esse recurso é super útil quando você vai a uma loja de roupas e precisa pedir um modelo de outro tamanho ou de outra cor, mas não sabe como dizer isso; é legal também para pedir algum item do cardápio; útil na hora de pedir informação na recepção do hotel e muitos mais!

Para usar a função de tradução de voz, defina os idiomas de entrada e saída e toque na opção “Conversa”. Habilite o acesso ao microfone, caso esteja utilizando o aplicativo pela primeira vez, e comece a falar. A tradução com áudio será feita automaticamente! É um jeito bem legal de se comunicar durante uma viagem 🙂

Seguindo a mesma linha, a opção “Voz” também capta o áudio de quem fala e mostra a tradução escrita. Isso facilita quando você está fazendo um passeio guiado, por exemplo, e não quer incomodar os demais turistas com o áudio da tradução. Também serve para quem está estudando um idioma, já que pode treinar a pronúncia e conferir se o aplicativo está captando tudo bonitinho!

E se você acha que essa função não funciona direito, a equipe do Quanto Custa Viajar utilizou muito a tradução por voz em uma viagem para a Rússia e funcionou muito bem!

Google Tradutor – Câmera tradutora

Google tradutor por câmera

Placas e cartazes existem em todos os cantos das cidades. Imagina você chegar na entrada de um museu, ter um cartaz informativo colado e você não entender nada do que está escrito? Será que está aberto? Será que está fechado? Se você não manja muito o idioma do país em que está viajando, saiba que é possível apontar sua câmera para algo escrito e fazer a tradução do conteúdo rapidinho!

Veja que fácil usar a função. Toque na opção “Câmera” e habilite o acesso do Google Tradutor à câmera do seu aparelho, caso seja a primeira vez que esteja utilizando o recurso. Mire em uma placa, centralizando o campo indicativo que aparece na sua tela certinho em cima do texto. Automaticamente, sua tela registra a tradução.

A equipe do Quanto Custa Viajar utilizou essa função em uma viagem para o Japão e na maioria das vezes obteve sucesso. O problema foi que muitos cardápios lá eram escritos à mão e o aplicativo tinha dificuldades para identificar as letras.

Google Tradutor – Escrita à mão

google tradutor

Durante uma viagem, essa função acaba não sendo tão usada assim — porque dificilmente alguém vai escrever algo para você. Mas, saiba que ela existe e é bem legal, nem que seja para usar por passatempo. Toque na opção “Escrita à mão” e escreva algo. O Google Tradutor vai identificar sua letra e mostrará a tradução para você.

Tradutor offline

google tradutor

Quando viajamos para fora, uma das primeiras coisas que fazemos é comprar um chip para ter acesso à internet. Mas, para não torrar seu pacote de dados, você pode usar o Google Tradutor no modo offline. Basta baixar o arquivo que aparece bem no centro da tela do aplicativo.

No modo offline, o app traduz apenas conteúdos escritos ou de fotos capturadas com a câmera do celular. A função de tradução por voz só funciona se você tiver acesso à internet, ok? Mas, mesmo sendo só com escrita e foto, já quebra o maior galho!

O Google Tradutor ainda tem opção para que você salve traduções nos favoritos. Assim, é possível preparar uma listinha de traduções e salvá-las como favoritas para usar em sua viagem.

A aplicativo de tradução da Google tem suporte para mais de 100 idiomas! Então, você consegue viajar com mais tranquilidade, usando a ferramenta para ajudar em traduções rápidas. Nem todas saem gramaticalmente perfeitas, mas isso é um mero detalhe para quem quer viajar e se comunicar com pessoas em outros países 🙂 O importante pé se fazer entender!

Encontre o hotel ideal para sua viagem aqui!

E não é só o Tradutor que ajuda muita gente em viagens. Inclusive, a Google é tão maravilhosa que até mais novidades no Google Maps estão previstas para facilitar a vida dos viajantes. Uma delas é o Live View, recurso de inteligência artificial que vai mostrar setas e direções na tela para guiar o usuário em tempo real. BEM maneiro!

Agora, é só baixar o aplicativo em seu celular e aproveitar pra valer sua viagem, sem passar perrengues por conta do idioma — e especialmente sem ter medo de viajar porque não entende bem a língua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.