Em tempos de isolamento social mais do que necessário, ainda é possível viajar sem sair de casa com ajuda da tecnologia. Quem instala o aplicativo Google Earth no computador ou o usa pelo navegador pode conhecer virtualmente uma série de lugares legais espalhados pelo mundo.

Tudo bem que não é a mesma coisa que estar realmente presente nos destinos, de sentir o cheiro do local, de ter a verdadeira experiência de viagem. Mas mesmo assim é uma oportunidade interessante de conhecer um destino antes mesmo de chegar ao local.

A mesma viagem dos sonhos também pode ser previamente vista por meio das telas dos computadores se você dedicar boas horas buscando destinos no Google Maps. Entretanto, o Google Earth acaba sendo um tiquinho mais completo, já que traz além de fotos e deslocamentos 3D outros recursos complementares.

Nós separamos alguns lugares que você pode conhecer sem sair de casa com ajuda dessas ferramentas da Google, confira:

1. Roma, Itália

Forza, Itália! Em tempos de coronavírus, um dos países mais receptivos do mundo está em luto e nós sofremos junto com eles. A Equipe do Quanto Custa Viajar ama a Itália e já teve a oportunidade de conhecer muitos cantinhos especiais no “país da bota”.

Roma é uma das nossas cidades favoritas. Por lá, conhecer o Coliseu é passeio obrigatório. Se pessoalmente, por enquanto, não é possível, saiba que o virtualmente você conseguirá. Olha só que incrível o tour pelo Google Earth:

Algo bacana que você pode fazer no Google Maps é visitar virtualmente a Capela Sistina, talvez o ponto alto do passeio pelo Museu do Vaticano. Faça o tour virtual aqui e aprecie detalhes da pintura magnífica de Michelangelo.

Abaixo, você confere mais um vídeo do que é possível fazer no Google Earth, explorando a arquitetura e arte romana sem sair de casa. 

2. Paris, França

Se ir para Paris não está nada fácil, saiba que é possível sentir um pouquinho da emoção de apreciar a Cidade Luz do alto da Torre Eiffel pelo Google Earth ou Maps. Para isso, busque pelo destino e use a função “navegar pelas imagens”.

torre eiffel
Foto: Equipe QCV

Ao arrastar o bonequinho, você poderá caminhar ao redor a torre de ferro, ver virtualmente, inclusive, os melhores pontos para fotografar a Torre Eiffel e dar um giro pelos principais cafés da cidade. Dá para ficar o dia inteiro “batendo perna” nesse universo 3D.

3. Machu Picchu, Peru

Conhecer o berço da civilização inca é uma daquelas mil coisas para fazer antes de morrer. A jornada até a 4ª maravilha do mundo moderno é longa e um tanto aventureira, mas com o Google Earth é possível acelerar esse processo de descoberta!

O tour virtual é bem completo, cheio de informações preciosas sobre esse destino místico na América do Sul.

4. Pirâmides do Egito

egito google earth
Foto: Wikimedia Commons

Turistas do mundo inteiro vão ao Egito motivados a ver as famosas Pirâmides que fazem com você se se sinta um personagem de um livro de História da época da escola.

O complexo mais popular está localizado em Gizé, com três pirâmides maiores (Quéops, Quéfren e Miquerinos) e outra seis menores. É lá também que fica a Esfinge, a milenar escultura com cabeça de humano e corpo de leão.

Esse Patrimônio Mundial pela UNESCO também pode ser visto com ajudinha do Google Earth. O tour virtual é repleto de informações que tornam esse “passeio” ainda mais enriquecedor.

5. Parques nacionais dos Estados Unidos

google earth
Foto: Pixabay

Um montão de parque nacional dos Estados Unidos pode ser visitado por meio do Google Earth. Um tour pelo Parque Nacional do Grand Canyon, um dos mais famosos no país, pode ser feito sem sair de casa. Em um pulinho, você chega ao Parque Nacional do Vale da Morte que fica situado nos estados americanos da Califórnia e do Nevada.

Outro parque nacional californiano também está na lista: o Joshua Tree fica em uma zona desértica que inclui partes dos desertos Colorado e Mojave. O majestoso Parque Nacional Yosemite também faz parte da lista. Ver as imensas e antigas sequoias, a imponente Bridalveil Fall e as falésias de granito de El Capitan e Half Dome fazem parte do tour virtual.

6. Ilhas Maldivas

O paraíso das Maldivas pode ser explorado virtualmente pelo Google Earth. O tour pelo computador não é tão refrescante quanto ao vivo, ok ok… Mas já é bem bacana para matar a curiosidade sobre como é o local (isso além das fotos que normalmente já vemos pela internet).

Desembarcar em frente aos bangalôs românticos e charmosos e ver aquele mar com águas cristalinas são apenas algumas das diversões com o software.

7. Cidades pelo Brasil

Sim, nosso país também pode ser explorado virtualmente no Google Earth e Google Maps. Ir em vários cantinhos da sua própria cidade ou em outros ligares que você sonha em conhecer, como Rio de Janeiro, Ouro Preto, paraísos no Nordeste brasileiros e tantos outros lugares em nosso país também estão na lista.

Essa é uma boa oportunidade de começar a montar um roteiro de férias para quando esse isolamento por conta do coronavírus passar hein? O setor de turismo vai precisar da ajuda de todo mundo para se reerguer, já que muitos hotéis e pousadas ficaram fechados no período de isolamento para reduzir a transmissão do vírus.

Comece desde já a montar sua lista dos sonhos, esperamos que muito em breve seja possível isso tudo passar e que seu desejo se torne realidade.

8. Estrelas, Lua e até Marte

Olha, às vezes dá vontade de sair da Terra mesmo, não vamos te julgar por isso! Mas se fisicamente isso não é possível, saiba que virtualmente você consegue!

No Google Earth, é possível visualizar constelações de estrelas com mapas estelares repletos de informações sobre astronomia. O satélite natural da Terra também pode ser visualizado em alta resolução. Graças às informações e fotos divulgadas pela NASA, também conseguimos dar um pulinho em Marte e ver de perto o solo arenoso do planeta vermelho.

Sem dúvidas, ficar um tempinho brincando com o Google Earth e com o Google Maps são bons passatempos para inspirar suas próximas viagens e para aprender mais sobre história e geografia. Aproveite seu tempo com essa dica 😉 e conta aqui nos comentários qual será a primeira cidade que você tem curiosidade de visitar nem que seja virtualmente!

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.