O que cai bem com um cafezinho? Aparentemente, plantas, uma nova tendência que vem pipocando ao redor do mundo. É o caso do Ginkgo Café, em Porto Alegre, que une floricultura e cafeteria em um agradável espaço, simbolizado por uma árvore de Ginkgobiloba na porta. 

Localizado em uma travessa com cara de praça, a cafeteria gaúcha trouxe nova vida para o trecho. O que antes era apenas passagem deteriorada se tornou ponto de encontro revitalizado, em virtude do paisagista e engenheiro agrônomo Tiago Valente, idealizador do espaço. 

Foto: divulgação
Foto: Gabriel Carpes

Contando com o escritório Barra Arquitetos para erguer o projeto, o Ginkgo Café era antes uma casa de 300 m², que dividia a área com um terreno baldio. As árvores foram mantidas e integradas à estrutura forrada por telhas translúcidas, que como uma estufa, aumenta a iluminação e a claridade do ambiente. 

A fachada ao longo de boa parte da Travessa Lanceiro Negros foi artisticamente decorada por Hanna Lucatelli, que espalhou suas características flores e retratos delicados pelo muro grafitado. 

Foto: Gabriel Carpes

Na parte interna, cachepôs coloridos se espalham por prateleiras junto a muitas plantas com folhagens maravilhosas, como marantas, begônias e fitônias, que vivem bem em ambientes fechados. A lojinha também vende itens artesanais para a casa ou para presentear, como terrários, cactos, velas e macramês. 

O café servido provém de regiões mineiras, como a Serra do Caparaó, que produz grãos especiais. A bebida quentinha pode acompanhar focaccias, sanduíches, pretzel e tortas. Entre os sucessos do cardápio está a cheesecake, de frutas vermelhas ou goiabada. 

Já o almoço com duas opções: espaguete com molho bechamel e tomates confit, acompanhado de frango empanado (R$ 29); ou arroz cremoso de fughi, cogumelos frescos e ervilhas (R$ 36). 

Foto: divulgação

E quem não quer saber muito de café pode apelar para os drinks, que ganham atenção especial a partir da criação da Ginkeria, bar criado recentemente no anexo do local.

O lançamento veio junto aos coquetéis autorais Ginkgotônica Coffee o o Limoncello Spritz. Sem álcool, a pedida geladinha pode ser o Orange Brew, mistura cítrica de tônica, suco de laranja e o cold brew da casa.

No final das contas, faça chuva ou faça sol, em Porto Alegre existe um cantinho ideal para que todos os seres vivos façam a sua “fotossíntese” diária.

Foto: divulgação

Vai lá!

O Gingko Café fica na Cel Bordini, 332 — Auxiliadora — Porto Alegre (RS).

Funcionamento: quinta a domingo, das 10h às 22h.
É petfriendly. 🐾

Precisa de um hotel maneiro em Poa? Confira nossa seleção abaixo:

Foto: Gabriel Carpes
Foto: Gabriel Carpes

Partiu, Porto Alegre: compre aqui sua passagem aérea

Foto: divulgação

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.