O município de Garopaba fica em Santa Catarina, a 80 km da capital Florianópolis e é um destino do litoral sul catarinenses que tem algumas das mais belas praias de todo o estado.

Com 10 praias marcadas por sua beleza natural, morros e vegetação bem cheia, Garopaba atrai viajantes do país todo para sua região, onde a Serra do Mar encontra o Oceano Atlântico e ainda tem regiões muito preservadas.

Além de praia e sol, descanso e relaxamento, a cidade praiana oferece mais que o seu belo mar e tem atrações naturais para todos os gostos e idades. 

Confira neste guia completo tudo sobre Garopaba e saiba onde ficar, onde comer e quais passeios fazer!

Confira atividades para fazer em Garopaba e reserve online

Conheça Garopaba

Com um cenário de paisagens variadas, Garopaba é um destino imperdível para quem viaja pelo sul catarinense e quer explorar as belezas naturais.

Com praias tranquilas para famílias passarem o dia, também existem praias voltadas para o surf e que ainda tem várias trilhas para serem desbravadas pelos viajantes.

Com mar, rios, lagoas, montanhas, cachoeiras e trilhas para todo o lado, o município ainda recebe a visita de baleias francas em alguns períodos do ano (entre junho e novembro).

Garopaba é uma cidade de quase 25 mil habitantes que está preparada para receber o turismo, com uma boa infraestrutura tanto na cidade quanto nas praias.

O que fazer em Garopaba

O que não faltam são opções de passeios e ter o que fazer em Garopaba. São dez praias no total e muitas atrações na região.

Entre as praias, a Praia de Garopaba é a mais famosa com águas calmas para banho, além de uma ótima infraestrutura de praia. Nessa mesma pegada, temos a Praia de Ferrugem

Praia de Garopaba/Foto: Flickr

Para quem busca sossego e não se importa com a falta de estrutura, conheça a Praia de Gamboa. Para quem quer praticar surf, vá à Praia da Silveira, praia mais famosa do país para a prática do esporte. 

Praia da Silveira/ Foto: Wikimedia Commons

Para passeios nas famosas dunas catarinenses, procure as Dunas de Siriú. Para observar as baleias-francas, aposte na Praia do Gamboa (alguns barcos inclusive levam o viajante para observar de perto).

A cidade possui também muitas trilhas ecológicas, como a Trilha da Pedra Branca e a Trilha da Vigia

Para aqueles que gostam de cachoeiras, existem algumas na região, mas são três as principais cachoeiras de Garopaba: Encantada, do Siriú e do Macacu.

Se alguém ainda quiser praticar voo livre, é possível no Mirante Morro da Embratel.

Onde ficar em Garopaba

A cidade de Garopaba em SC possui uma boa variedade de hospedagens para os viajantes não precisarem se preocupar. De pousadas até opções mais sofisticadas, Garopaba atende vários bolsos e consegue agradar gregos e troianos.

Antes das opções, confira algumas dicas sobre a localização das hospedagens para o hóspede entender mais sobre a região e poder fazer a escolha mais assertiva para a sua necessidade.

Praia de Garopaba: as hospedagens que ficam próximas a essa praia estão próximas ao centro, sendo uma ótima opção para quem quer ficar mais perto do agito, dos restaurantes, bares e lojinhas.

Praia da Ferrugem: um dos cenários mais bonitos de Garopaba, as hospedagens próximas a essa praia tem boa infraestrutura e uma variedade considerável de pousadas.

Praia do Silveira: descanso e paz é o que o viajante vai encontrar se hospedando na região desta praia. Apesar de não ser recomendada para banho de crianças (praia de surf), várias acomodações ficam de frente ao mar com um visual deslumbrante.

Praia do Rosa: esta praia não fica dentro da cidade, mas bem coladinha com Garopaba e tem várias opções de hospedagem, além de uma vida noturna super agitada.

Agora confira uma seleção que o Quanto Custa Viajar preparou:

Pousada Engenho da Lagoa: com uma pegada rústica confortável, esta pousada tem nota 9,2/10 entre os viajantes mais recentes, fica a 100m da Praia da Ferrugem, conta ainda com piscina e café da manhã para seus hóspedes curtirem.

Foto: Booking

Bangalore Suites: uma opção mais luxuosa e de frente para a praia do Silveira, estes bangalôs suspensos tem uma vista incrível para o mar, a hospedagem conta com piscina, café da manhã, wifi e outras amenidades para fazer o viajante suspirar.

Foto: Booking

Pousada da Encosta: a 700 metros da praia de Garopaba, esta pousada tem algumas unidades que tem vista para o mar e é uma favorita entre os casais, que avaliaram em 8,6/10 sua estada.

Foto: Booking

Solar Mirador Exclusive Resort e SPA: na Praia do Rosa, quem puder e quiser investir em uma experiência mais exclusiva no estilo Resort, pode apostar nessa opção considerada fantástica por seus hóspedes, que avaliaram em 9,4/10 a experiência. Com piscina, café da manhã e fica a apenas 30 metros da praia.

Foto: Booking

Onde comer

Uma boa refeição não é difícil em Garopaba, especialmente se o prato desejado for alguma coisa relacionada a frutos do mar.

Para quem quer aproveitar este tipo de gastronomia, pode apostar na Tasca dos Açores, que além de ser especializada em comida açoriana, serve belos drinks e pratos incríveis com uma vista para o mar.

Para comer uma das pizzas mais elogiadas do estado, conheça a Grano Pizzeria Napoletana Garopaba

Um bom café da manhã pode ser desfrutado na Carmela Casa de Chás e Café, com tudo que tem direito! Cafés, capuccinos, bolos e sobremesas para adoçar o dia do viajante.

Carmel Casa de Chá e Café/Foto: Facebook

Como chegar

A principal forma de chegar até Garopaba é de carro, partindo da capital Florianópolis. De lá, é só pegar a BR-101 em uma viagem que dura aproximadamente 1h30.

Também existem linhas de ônibus que saem de Floripa até o município, como a Viação Santo Anjo.

Quem vem de fora do estado pode conferir aqui passagens aérea barata para Florianópolis, o mais próximo da cidade litorânea e seguir a viagem de carro ou ônibus.

Saindo do RJ, o trajeto demora cerca de 17h de carro e partindo de SP por volta de 12h. Por isso, pode valer a pena ir de avião.

Quando ir

Assim como outros destinos de praia, Garopaba é uma boa pedida durante o verão para curtir as altas temperaturas e o mar, então vale programar a viagem entre dezembro e fevereiro.

Em abril e maio ainda rola praia na região, com temperaturas mais amenas e também com menos agito.

Já entre junho e setembro as baixíssimas temperaturas atingem a cidade, com temperatura média durante o dia de 16ºC. É justamente neste período que as baleias dão as caras por ali.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.