A cidade considerada o berço do Renascimento exala arte para todos os lados. É impressionante como a cada metro quadrado de Florença, você tem um contato diferente com a história da arte italiana, seja por meio da arquitetura dos prédios ou por causa dos museus existentes na cidade. E um dos locais que você não pode deixar de visitar é a Galeria dos Ofícios.

A Galeria dos Ofícios (Gallerie degli Uffizi em italiano) foi construída em 1580 e é o museu mais famoso de Florença, considerado um dos mais importantes do mundo! O local é uma das principais atrações da cidade por abrigar dezenas de obras de artistas famosos, como Michelangelo e Botticelli, por exemplo.

Esse museu é constituído basicamente de pinturas. Nos corredores de acesso às salas, você encontra, sim, diversas esculturas. Mas o foco acaba sendo nas pinturas medievais e principalmente nas renascentistas que compõem o acervo.

Mesmo que você não seja uma super entendedora de obras de arte, é interessante aproveitar a oportunidade de estar em Florença para conhecer um dos museus mais famosos do mundo. Por ser uma pinacoteca tão grandiosa, descobrir quais são as obras principais do museu facilita bastante o passeio.

Sendo assim, nós preparamos uma listinha com as obras de arte que você não pode deixar de conferir ao vivo. Algumas delas são bem especiais e capazes de deixar você emocionada!

Galeria dos Ofícios: obras de arte imperdíveis

Galeria dos Ofícios
Corredor do segundo andar da Galeria dos Ofícios. Foto: Wikimedia Commons

Ao entrar no museu, você deve subir as escadas do palácio, indo diretamente para o segundo andar do prédio. Por isso, quando você pegar seu mapinha do museu, entenda que, primeiramente, você vai andar no segundo andar e, em seguida, descer para admirar as obras do primeiro andar.

No segundo andar, o destaque fica para as salas 10 a 14, dedicadas ao artista italiano Sandro Botticelli. Ver O Nascimento de Vênus e A Primavera, dois dos trabalhos renascentistas mais famosos do planeta, é algo impressionante. Por isso, não deixe de conferir:

[+] Passagens aéreas para Florença: confira as melhores tarifas aqui

  • O Nascimento de Vênus (1485), composição que mostra o desembarque na ilha de Chipre da deusa do amor e da beleza, Vênus, que nasceu da espuma do mar e está dentro de uma concha, perfeita como uma pérola.
  • A Primavera (1482), quadro que utiliza a técnica de têmpera sobre madeira.
  • A Calúnia de Apeles (1495), que retrata um pequeno tribunal inspirado no pintor Apelles, que foi acusado de uma calúnia.
  • Madona do Magnificat (1483), também conhecida como Virgem e Criança com 5 Anjos, retrata a Virgem Maria sendo coroada por anjos.
Galeria dos Ofícios
O Nascimento de Vênus, por Sandro Botticelli. Foto: Andressa Xavier Pellanda
Galeria dos Ofícios
A Primavera, por Sandro Botticelli. Foto: Andressa Xavier Pellanda

[+] Onde se hospedar em Florença? Clique aqui e confira

Galeria dos Ofícios
A Calúnia de Apeles, por Sandro Botticelli. Foto: Andressa Xavier Pellanda
Galeria dos Ofícios
Madona do Magnificat, por Sandro Botticelli. Foto: Andressa Xavier Pellanda

Ainda no segundo andar, não deixe de ver a sala com a obra de Michelangelo Buonarroti intitulada de Sagrada Família, pintura em têmpera sobre painel também conhecida como “Tondo Doni”: tondo porque é redonda e Doni porque pertencia à família Doni.

Galeria dos Ofícios
A Sagrada Família, por Michelangelo. Foto: Andressa Xavier Pellanda

[+] Galleria dell’Accademia em Florença: admire o esplendor do David de Michelangelo

Esses são os pontos altos do segundo andar, mas é claro que você deve transitar por todas as salas para ver as obras de arte dos demais artistas, como Perugino, Lippi, Lorenzo di Credi entre outros.

Descendo para o primeiro andar, vá até a sala dedicada a Raffaello Sanzio e aos retratos feitos por ele. Você também vai encontrar os esboços feitos em papel de peças que o artista planejava pintar.

Galeria dos Ofícios
Retrato de Giulio II della Rovere, por Raffaello Sanzio. Foto: Andressa Xavier Pellanda
Galeria dos Ofícios
Retratos de Agnolo Doni e Maddalena Strozzi, por Raffaello Sanzio. Foto: Artribune

Também no primeiro andar, você deve ir à sala dedicada a Leonardo Da Vinci. A atmosfera para apreciar as obras é tão especial que as luzes da sala são mais baixas e existem bancos para os apreciadores sentarem para ver ou estudar o trabalho do artista.

A Anunciação (1472) é o ponto alto, tela que retrata uma passagem bíblica importante para os cristãos, que é o momento em que o anjo Gabriel anuncia à Virgem Maria que ela será a mãe de Jesus.

Galeria dos Ofícios
A Anunciação, por Leonardo Da Vinci. Foto: Andressa Xavier Pellanda

Seguindo pelo primeiro andar, não deixe de ver a sala 83 para apreciar a tela Vênus de Urbino, de Tiziano, que traz a deusa do amor Vênus nua sobre uma cama, retratando toda sua sensualidade e erotismo.

Galeria dos Ofícios
Vênus de Urbino, por Tiziano. Foto: Wikimedia Commons

Outra peça importante e que provavelmente você vai gostar de ver ao vivo é a pintura a óleo sobre tela da Medusa, feita por Caravaggio. E pode fixar os olhos quantas vezes você quiser que essa Medusa não vai te transformar em pedra, não!

Galeria dos Ofícios
Medusa, por Caravaggio. Foto: Andressa Xavier Pellanda

Para quem não é uma pessoa super, hiper, ultra, mega apaixonada por obras de artes, essas acima são as peças mais legais para ver na Galeria dos Ofícios. Isso porque são trabalhos renascentistas conhecidos mundialmente.

É claro que você ainda vai encontrar pinturas de Rembrandt, Hugo van der Goes e muitos artistas com obras medievais durante sua visita, além de salas de matemática, salas de mapas e muitos mais ok? Se quiser ter uma ideia maior de quais obras você encontra no Uffizi, clique aqui. Para ver todas as telas com calma, separe pelo menos 2 horas para este passeio!

Dica: dentro do museu, aproveite para ver a Ponte Vecchio sob uma nova perspectiva 😉

Galeria dos Ofícios
Ponte Vecchio vista de dentro da Galeria dos Ofícios. Foto: Andressa Xavier Pellanda

Informações gerais sobre a Galeria dos Ofícios

  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h15 às 18h50.
  • Endereço: Piazzale degli Uffizi 6 50122, perto da Ponte Vecchio.
  • Ingressos vendidos a 20 Euros na alta estação. Na baixa estação (de 01 de novembro a 28 de fevereiro), os ingressos são vendidos a  12 Euros.
  • Se quiser comprar um bilhete com horário agendado, será necessário acrescentar mais 4 Euros ao valor final. Clique aqui para comprar online com horário agendado.
  • Sempre no 1º domingo do mês, a entrada é gratuita. As filas são imensas, mas fluem relativamente rápido.

Gostou das dicas? Você já visitou a Galeria dos Ofícios em Florença? Se sim, conte aqui nos comentários o que você achou do passeio e, principalmente, qual foi a obra de arte que mais marcou sua visita!

Se você quer começar a planejar uma viagem para Florença, use nosso buscador de passagens aéreas baratas para encontrar as melhores tarifas <3

Para se empolgar ainda mais, leia em nosso blog um texto que mostra todas as belezas da cidade de Florença e entenda porquê a capital da Toscana é uma das cidades mais lindas do mundo.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.