Forte de São Luiz, em Niterói, tem uma das melhores vistas do RJ

Já imaginou observar alguns dos principais atrativos do Rio de Janeiro do alto de uma construção do século 18? O Forte São Luiz, em Niterói, oferece visão panorâmica para a Baía de Guanabara, a orla da cidade, o Corcovado, o Pão de Açúcar e até trechos da exuberante Serra dos Órgãos.

Foi entre os anos de 1769 e 1775 que a fortificação foi erguida, a mando do 2º Marquês do Lavradio, Luiz de Almeida, para proteger a entrada da barra, a Baía de Guanabara e a Fortaleza de Santa Cruz contra possíveis ataques. A uma altura de 230 metros acima do nível do mar, instalou-se no Morro do Pico, o que a atribui o nome de Forte do Pico, como também é chamada, pegando ainda em seus arredores raros resquícios de Mata Atlântica Nativa.

Desde 1998 pode ser visitada pelo público, tornando-se um atrativo turístico de Niterói, seja pelos ângulos de seus mirantes ou seu legado histórico. O acervo conta hoje com canhões variados que foram utilizados na 2ª Guerra Mundial e trazidos para o Brasil, além de guaritas, muros de pedra, galerias, túneis, pátios e ruínas.

O complexo de fortes em Niterói é formado por outras construções, como a Fortaleza de Santa Cruz da Barra e o Forte do Forte do Barão do Rio Branco, o mais antigo de todos.

Como chegar: o Forte do Pico fica na Alameda Marechal Pessoa Leal, 265, e é acessado pelo Forte Barão do Rio Branco. Pegue a linha 33 Fortaleza do ônibus ou siga de carro pela Av. Roberto Silveira em direção a São Francisco, Charitas e Jurujuba; ou pela Rua Miguel de Frias, acompanhando a orla a partir de Icaraí.

Quanto custa: R$ 10,00 — crianças, estudantes e idosos pagam meia-entrada.

Confira outras dicas de passeios no Rio de Janeiro.

Brunella Nunes
Brunella Nunes

Quando não está viajando pelo mundo, está viajando nas ideias.

Artigos: 809

Um comentário

  1. […] Apenas 13 km de distância separam Rio de Janeiro de Niterói. Ambas têm qualidades semelhantes, como atrações culturais bacanas, praias bonitas e boêmia garantida. Mas são os preços que fazem toda a diferença. Para orçamentos mais enxutos, o ideal é optar por hostel ou bed&breakfast, que cobram, em média, R$ 50 por dia com café da manhã. Por ser uma cidade litorânea, dá para curtir um banho de mar sem pagar nada e ver as belezas do Costão de Itacoatiara, uma das praias mais bonitas do Rio, ou o mirante do Forte São Luiz. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *