Em plena Cordilheira dos Andes, na região de Apurimac, uma fortaleza imponente foi construída no topo de uma das montanhas mais íngremes da região. Estamos falando da Fortaleza de Waqrapukara, nome que em quechua e significa Waqra (chifre) e Pukara (fortaleza). Vista de longe, o monumento localizado a 4.300 metros de altitude realmente lembra um par de chifres!

Este sítio arqueológico é uma atração recente na região de Cusco e ainda envolve muitos mistérios não decifrados. O pouco que se sabe é que a construção data do período pré-inca, do grupo étnico Qanchi e que, na época dos Incas, foi utilizada como fortaleza.

Onde se hospedar em Cusco? Descubra os melhores hotéis e hostels aqui

Visitar essa joia arqueológica é um prato cheio para quem gosta história, já que câmaras esculpidas em pedra com estilo Inca ainda preservadas estão presentes no local. Curtir a natureza é outra vantagem para quem visita a Fortaleza de Waqrapukara, já que a vista é um verdadeiro espetáculo.

Foto: Wikimedia Commons

À noite o espetáculo se completa, sendo possível apreciar o céu estrelado repleto de constelações nesse santuário e observatório astronômico. Quando alguém te disse que o Peru vai muito além de Machu Picchu, acredite: isso é verdade!

Veja também: Lugares para conhecer no Peru além de Machu Picchu

Quanto custa visitar a Fortaleza de Waqrapukara?

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Geocusco (@geocusco) em

O preço do passeio custa entre US$ 75 a US$ 220, dependendo da agência escolhida e dos mimos que o turista recebe. É possível contratar o tour em agências diretamente em Cusco ou contratar uma excursão pela internet.

Geralmente, as agências que oferecem esse passeio buscam o turista na porta do hotel em Cusco bem cedinho, por volta das 4h. O ônibus segue viagem, de aproximadamente 3 horas até a entrada do sítio arqueológico.

Para chegar até o topo requer uma caminhada de 8 km, feita em 2h30, contando a ida e volta. Por isso, é importante reservar o dia inteiro para o tour, além de ter disposição de passear por quase 15h! O esforço vale a pena para ter uma vista impressionante e saber mais sobre o passado peruano com as instruções dos guias especializado.

Partiu, Cusco? Encontre sua passagem aérea aqui

A maioria das agências, tanto de tour mais econômicos quanto os mais caros, oferecem café da manhã em um restaurante no meio do percurso e um almoço ao pés da Fortaleza de Waqrapukara. As opções gastronômicas mais elaboradas fazem o preço do passeio aumentar. Mas todos disponibilizam algum petisco — e o almoço geralmente é simples, já que seu guia literalmente levará nas costas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Bastian Radinath Beltran (@radinathh) em

De qualquer forma, recomenda-se para o passeio:

  • Usar calçado para caminhada;
  • Levar uma jaqueta corta-vento;
  • Usar roupas leves e confortáveis;
  • Levar chapéu, protetor solar, repelente e óculos de sol;
  • Alugar bastões de trilha;
  • Colocar em uma mochila pequena água e algum snack.

Para atividades radicais, lembre-se de contratar um seguro viagem internacional! Saiba mais aqui

A trilha não é recomendada para menores de 14 anos e nem para gestantes. Caso esteja viajando entre novembro e março, é importante levar capa, porque essa é a estação chuvosa no Peru.

Para evitar problemas com o mal de altitude, recomenda-se fazer o passeio após dois ou três dias já em Cusco. Não faça no mesmo dia da sua chegada ou no dia seguinte, seu corpo ainda não estará aclimatado e você pode se sentir mal.

A Fortaleza de Waqrapukara é um lugar mágico e ainda cheio de mistérios. O fato é que visitar a região vai muito além de turistas, é uma verdadeira expedição para ser recompensada no final com uma beleza incomparável

Veja mais fotos lindas do lugar:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Beatriz Uchôa (@beatriz.uchoa) em

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Geocusco (@geocusco) em

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por El Cholotuber Viajero (@elcholotuberviajero) em

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Saiber Catunta (@saiber_catunta) em

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Xio Pacheco (@_denisse_p) em

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Émilie Brien |23| (@emiliebrien) em

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Manual de Viaje (@manualdeviaje) em

Contrate aqui online seu passeio para Waqrapukara!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *