São Paulo reserva uma série de surpresas que vão muito além da costumeira zona urbana, e a Floresta Nacional de Ipanema é um desses presentes ideais para fugir da rotina e entrar em contato com a natureza sem precisar ir para muito longe.

Situada a 120 km da capital paulista, a Floresta Nacional de Ipanema é uma unidade de conservação federal que abrange as cidades de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto, e tem como objetivo proteger, conservar e restaurar os remanescentes de vegetação nativa do domínio de Mata Atlântica. O local também abriga uma série de animais, entre eles 75 tipos de mamíferos, 354 tipos aves, 27 espécies de répteis, 38 espécies de anfíbios e 37 tipos de peixes.

Atrações da Floresta Nacional de Ipanema

O visitante que deseja conhecer a Floresta Nacional de Ipanema terá como principal atividade as diferentes trilhas disponíveis. É através delas que monumentos, áreas de lazer e entretenimento serão exploradas, além de todo contato com a Mata Atlântica altamente protegida.

O circuito para ciclismo, corrida e caminhada na Zona de Uso Público são auto guiados via aplicativo, e conta com quatro percursos: Morro Araçoiaba (20km); Rio Ipanema (15km), dos Jequitibás (10km) e da ACADEBio (5km). A paisagem de todos eles são de tirar o fôlego – aproveite para conhecer a vida silvestre local, assim como as áreas florestais em regeneração, plantações de eucaliptos, lago, entre outros atrativos naturais e artificiais.

Trilhas na Zona Primitiva

Fora da Área de Uso Público há a chamada Zona Primitiva, um local com diferentes trilhas que só podem ser exploradas com acompanhamento de condutor autorizado. A Trilha Afonso Sardinha tem 1.600 metros de extensão e leva à uma construção em ruínas dos Fornos Afonso Sardinha. O trajeto é feito em meio à Mata Atlântica e é considerada de nível fácil. Ao final deste trajeto se inicia a Trilha Fornos de Cal, com seus 1.500 metros de extensão e de média dificuldade, oferecendo ao visitante um percurso rodeado de riachos. Os Fornos ao final do trajeto, que também dão nome à trilha, são datados do século XIX. Já a Trilha Pedra Santa levam até a Gruta do Monge, a Cruz de Ferro da Pedra Branca e o Monumento a Varnhagen, em um percurso de nível médio de 6 quilômetros de extensão. Há ainda uma rota alternativa que pode ser feita de carro (o guia também deve estar junto do condutor).

A Floresta Nacional de Ipanema não oferece o serviço de guia – o visitante deve contratar o profissional a parte, ok?

Sítio Histórico

Esta é uma área que não está 100% aberta ao público, mas é possível explorar bastante coisa na região. É onde está situado as construções de 1811 a 1913 que contam muito da história da siderurgia brasileira, marcada pela construção dos fornos de Hedberg e da atuação do engenheiro Elias Marcondes Homem de Mello nos fornos de carvão estilo colmeia.

A lista de construções do Sítio Histórico é formada pelos seguintes edifícios:

  1. Alto Forno Mursa
  2. Altos Fornos Geminados
  3. Antiga Sede Administrativa
  4. Casa da Guarda
  5. Casa das Armas Brancas
  6. Cruz de Ferro
  7. Depósito de Arreios
  8. Fornos de Carvão
  9. Ponte Articulada
  10. Relógio de Sol
  11. Represa Hedberg
  12. Oficina de Modelagem
  13. Engenho de Serrar

Em uma região mais afastada, fazendo divisa com a Zona de Uso Público, há o Cemitério Protestante, e seu acesso é feito pela Zona de Recuperação, a 1,5 km do Sítio Histórico. Se o tempo

Como chegar a Floresta Nacional de Ipanema

A Floresta Nacional de Ipanema fica a apenas 15 km de Sorocaba. Como não existe transporte público que chegue até lá, o ideal é se deslocar até a cidade próxima e utilizar um serviço de motorista de aplicativo, embora seja difícil o acesso ao aplicativo dentro da Floresta, e consequentemente, seja mais complicado utilizar este meio para ir embora do local.

Confira aqui valores de aluguel de carro

O acesso por meio de carro é feito pelo Km 99-B da Rodovia Castello Branco (SP-280) que dá acesso a portaria 1 ou pelo Km 112 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), antes da entrada de Araçoiaba da Serra,  que dá acesso a portaria 2.

Informações úteis sobre a Floresta Nacional de Ipanema

  • O valor do ingresso para visitantes de 12 a 60 anos é R$10;
  • Pessoas com mobilidade reduzida e excursões escolares precisam agendar previamente a visita;
  • Não é possível fazer churrascos e nenhum tipo de atividade que precise de fogo. Há lanchonetes no local;
  • É aconselhável ir com roupas leves e tênis confortável, e aplicar repelente contra carrapatos;
  • Os visitantes precisam preencher um termo de reconhecimento de riscos, disponível no centro de visitantes, e também no site oficial da Floresta Nacional de Ipanema.
  • Não é permitida a entrada de animais de estimação, somente cão-guia;
  • Não é permitido o uso de drones na Floresta;
  • Não é permitida a prática de pesca, nem tão pouco nadar no riacho e lago;
  • É possível explorar todo o local em um só dia – aproveite para levar um lanchinho e água, e não se esqueça de recolher o seu lixo e descartá-lo em local próprio;
  • A Floresta Nacional de Ipanema é aberta de terça a domingo, das 08h às 15h, e saída até 17h00.

Hospedagem

Para quem quer curtir vários dias na região, a opção é procurar por hospedagem em Araçoiaba da Serra que fica próximo da Floresta, há também mais opções com mais conforto em Sorocaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.