Flores da Cunha, maior produtora de vinhos do Brasil e destino perfeito para o inverno

Com cerca de 27 mil habitantes, a pequena cidade de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul, é grandiosa quando o assunto é bebida. Considerada a maior produtora de vinhos do Brasil, chega a ter mais de 80 milhões de quilos de uva numa só safra, 1.280 propriedades dedicadas ao cultivo e até 70 mil visitantes no período da Vindima.

Também chamada de “Terra do Galo”, a região a 150 km de Porto Alegre fica movimentada durante os meses de janeiro e fevereiro, quando as 190 vinícolas se unem para oferecer uma vasta programação dedicada ao licor dos deuses. Indo além das visitas aos vinhedos e parreirais, o público participa de cursos, saboreia a deliciosa comida gaúcha, embarca em passeios de carretão e curte festas ao por do sol na Serra.

Foto: Douglas Scortegagna

Fazendo até 120 milhões de litros da bebida por ano, Flores da Cunha concentra 43% da produção no Estado e chega a arrecadar mais de R$ 100 milhões só neste setor. Mesmo com essa relevância toda, o município ainda não se destaca no mapa brasileiro como destino cobiçado. Mas atrativos não faltam.

É interessante conhecer os roteiros regionais. No Compassos da Mérica Mérica estão reunidos nove empreendimentos de turismo rural, que fundem tradição italiana e lazer, entre vinícolas, restaurante e agroindústria familiar.

Para mergulhar em vinho, vale a pena incluir o roteiro Vinhos dos Altos Montes, composto por 11 vinícolas, como a Casa Venturini, Monte Reale, Panizzon, Terrasul e Luiz Argenta, que possui um wine bar num casarão de 1929 com vista para as videiras.

Pesquise aqui sua hospedagem em Flores da Cunha

Outra opção é percorrer os 35 km de chão batido dos Caminhos da Colônia. Com início em Caxias do Sul, segue rumo a Sta. Justina, Otávio Rocha e Flores da Cunha. Pelo caminho estão muitas atrações, como museus, igrejas, vinícolas, parques naturais, propriedades rurais produtivas, cantinas, orquidário, parque de aventura, fábrica de jóias, produtos coloniais e até mesmo um ônibus de 1957.

Para quem gosta de contato com a natureza, o Mirante Gaio, dentro da vinícola homônima, oferece vistas de tirar o fôlego, como o encontro do Rio Caxias (Tega) com o Rio das Antas, e grande parte dos vales, chegando aos vizinhos Nova Roma do Sul e Nova Pádua.

Foto:Douglas Scortegagna

Para se manter nas alturas, siga rumo ao Mirante Gelain, que tem uma plataforma de observação para o Rio das Antas, a Cascata Bodin e pontos para a prática de rapel. O Parque da Gruta, onde funcionava a antiga hidrelétrica do município, também oferece uma paisagem muito bonita.

Foto: Wikimedia

A herança da imigração italiana é o principal marco do Casarão dos Veronese, edifício restaurado aberto para visitação. Erguido em 1898, foi construído em pedra aparente por Felice Veronese, que já foi o maior produtor de vinho da região. Hoje funciona como museu, centro cultural e exemplo da arquitetura italiana.

Como chegar em Flores da Cunha

A maneira mais prática para chegar na cidade é via Caxias do Sul, a apenas 20 km de distância. O trajeto utiliza as vias  Rodovia Synval Guazzelli e ERS-122, a mesma para quem vai a partir de Porto Alegre. Existem linhas de ônibus em ambas as cidades, pela viação Expresso Caxiense e Une Sul.

Planeje agora sua viagem! Compre a passagem aérea para Porto Alegre e alugue seu carro para percorrer esses lugares lindos.

22 cidades legais para conhecer no Rio Grande do Sul

Brunella Nunes
Brunella Nunes

Quando não está viajando pelo mundo, está viajando nas ideias.

Artigos: 809

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *