Páscoa chegando e, com a data, uma série de bons motivos para de esbaldar em doces. Um deles é o Festival do Chocolate em São Paulo, que trará marcas internacionais para o Brasil, além de oferecer muita variedade de derivados do cacau, fruta abundante no Norte e Nordeste do país.
Batizado como Chocolat Festival, o evento acontece entre os dias 12 e 15 de março de 2020 no pavilhão da Bienal, dentro do Parque Ibirapuera. Além de reunir toda a cadeia produtiva do cacau ao chocolate através de uma grande exposição e venda de chocolates de origem, premium, gourmet e outras, a programação conta com experiências sensoriais, uma série de atividades culturais, exposição de arte, cursos e palestras para incentivar não apenas o consumo, mas a produção do fruto.
Pela terceira vez consecutiva haverá presença de três personalidades do mundo do chocolate no curso Bean To Bar (do grão à barra), ministrado na Universidade Anhembi Morumbi: Rogério Kamei, fundador do Chocolate Mestiço; a francesa Chloé Doutre Roussel, consultora e especialista em Chocolate Tasting; e a venezuelana Maria Fernanda di Giacobbe, embaixadora do Cacau da Venezuela e fundadora de duas marcas de chocolate.
O público também acompanhará palestras e debates sobre as principais tendências do mundo do chocolate, com a presença de grandes especialistas locais e estrangeiros, participará de workshops de gastronomia com chefs renomados, fóruns e cursos de confeitaria para crianças. Confira mais detalhes abaixo:
- Ateliê do Chocolate: Esculturas de chocolate feitas ao vivo por chocolatiers do Brasil.
- Fórum do Cacau: Painéis sobre a cacauicultura no Brasil e no mundo, produção de cacau fino, sustentabilidade da cultura do cacau e avanços tecnológicos.
- Chocoday: Painéis com palestrantes nacionais e internacionais, discutindo as tendências do mundo do chocolate.
- Cozinha Kids: Espaço com recreações e minicursos voltados para as crianças.
- Mostra: Exposição cultural contando a história do Cacau ao Chocolate.
Quanto custa
Os ingressos para o Festival do Chocolate em São Paulo, válidos para 01 dia, custam R$ 10,00 (meia) e R$ 20,00 (inteira) por pessoa para visitar a feira. Crianças até 04 anos não pagam. Os workshops têm valores diferentes e devem ser pagos à parte. Compre a sua entrada aqui.
Estrada do Chocolate
O Chocolat Festival começou em 2009 na cidade baiana de Ilhéus, responsável por 70% da produção nacional. No ano passado foi inaugurada uma rota turística dedicada à produção de cacau e chocolate para melhorar a crise no setor e aproximar as pessoas da safra, com colheita intensa nos meses de maio e novembro.
Uma via de 40 quilômetros conta atualmente com 20 propriedades abertas à visitação, com fazendas, casarões centenários e produtores de chocolates artesanais e especiais. Além de conhecer de perto toda a cadeia produtiva e participar de degustações, os visitantes também provam o mel da deliciosa fruta, desconhecida por muita gente.
Na Fazenda Provisão, de 1815, é possível acompanhar os trabalhadores em um dia de trabalho, desde o momento da colheita na plantação até o pisar nas amêndoas de cacau com os pés descalços. O turista entra no antigo casarão e pode optar ainda por Day Use, hospedagem na propriedade ou um almoço de comida típica baiana, pago a parte.