Se você é daquelas pessoas que não quer saber de samba-enredo, desfiles e axé, saiba que existe uma opção diferente de se curtir o Carnaval. Em Valparaíso, no Chile, acontece anualmente o Festival de las Artes, uma celebração de rua que tem vários dias de festa e atividades, envolvendo muita criatividade e ocupação de espaços públicos.

São diversas manifestações artísticas e culturais espalhadas pela cidade durante o mês de janeiro. A programação é extensa, incluindo apresentações de circo, performances, atividades infantis, espetáculos teatrais, exibição de filmes, debates, exposições, oficinas, shows, entre outros.

Carnavalp11

Carnavalp12

Carnavalp

Carnavalp5

Em 2015, mais de 80 mil pessoas participaram do evento durante nove dias de festa. O folclore portenho é o foco do festival, que cada ano tem um tema central e no último dia faz um grande desfile de enormes peças artísticas feitas em estruturas metálicas, com música e efeitos especiais.

Carnavalp4

Carnavalp7

 

Carnavalp3

Carnavalp6

Carnavalp8

Carnavalp9

Carnavalp15

Carnavalp2

Carnavalp14

Carnavalp13

Carnavalp10

Carnavalp16

Fotos via

Outros Carnavais

No Chile há ainda outras opções para foliões, como o Mil Tambores Valparaíso – festa que se assemelha ao Carnaval brasileiro. Pessoas fantasiadas, corpos pintados, batuques, dança e muita animação são parte deste festejo de rua durante o mês de outubro.

Mil Tambores

Outra opção é o carnaval andino Con La Fuerza del Sol, que celebra as culturas chilena, peruana e boliviana através de danças típicas, sendo considerado um dos maiores eventos do país. Acontece sempre entre janeiro e fevereiro, quando há três dias de comemorações em Arica.

Fuerza-del-Sol

Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.