A 23ª edição do Festival das Cerejeiras em São Roque está um verdadeiro encanto! O Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, na Estância Turística de São Roque, abriga mais de 400 pés de cerejeiras floridos que resgatam a paisagem e o legado japonês.

O brotar das delicadas flores em tons de rosa e branco da Sakura, como é chamada essa árvore linda e emblemática do Japão, anuncia um período de renovação. Aqui no Brasil, entre os meses de julho e setembro é que as cerejeiras florescem, garantindo muitos festivais nipo-brasileiros em todo o país.

festival das cerejeiras
Foto: Divulgação / Bunkyo
Foto: Divulgação / Bunkyo

Durante o Festival das Cerejeiras em São Roque, o visitante terá a chance de apreciar três espécies de cerejeiras: a Okinawa (de cor rosa forte), a Himalaia (de flores miúdas e cor rosa claro) e a Yukiwari (de cor rosa claro).

Além de se apaixonar pelo visual das plantas, na ampla Praça de Alimentação, é possível saborear as delícias da culinária japonesa preparadas pelas entidades locais. O Centro Esportivo Kokushikan Daigaku ainda conta com tendas com bazar que comercializam produtos diversos, como verduras, flores e hortaliças da região.

Os visitantes também podem curtir a programação de shows e atividades culturais gratuitas nas tendas da “Ciranda Cultural”, que oferecem oficinas de várias especialidades da cultura japonesa (ikebana, bonsai, origami, patchwork e cerâmica).

festival das cerejeiras
Foto: Divulgação / Bunkyo

Junto com o Clubinho da Honda, os visitantes terão as oficinas de oshibana, de pipas, de furoshiki, horóscopo oriental, go e etiqueta japonesa. Já nas instalações do Cotia Seinem, ao lado do jardim japonês, será realizada a cerimônia do chá às 11h, 13h e 14h.

Como chegar ao Festival das Cerejeiras

Assim como aconteceu nos anos anteriores, haverá ônibus para levar os visitantes até o Festival das Cerejeiras partindo do bairro da Liberdade, em São Paulo. Quem optar por ir de ônibus deve comprar as passagens com antecedência na Secretaria do Bunkyo, que fica na Rua São Joaquim, 381, Liberdade. O bilhete custa R$ 40 (ida e volta). Os horários são:

Dia 13 de julho, sábado:

  1. Saída 8h e retorno 16h
  2. Saída 8h30 e retorno 16h30
  3. Saída 9h e retorno 17h

Dia 14 de julho, domingo:

  1. Saída 8h e retorno 16h
  2. Saída 8h15 e retorno 16h15
  3. Saída 8h30 e retorno 16h30
  4. Saída 9h e retorno 17h

Caso opte em ir com seu carro particular, aproveite para emendar o passeio com a Rota dos Vinhos de São Paulo, que inclui várias vinícolas em São Roque. O tour será lindo!

23º Festival das Cerejeiras Bunkyos – Sakura Matsuri

  • Data: dias 6, 7, 13 e 14 de julho, das 10h às 17h.
  • Onde: Centro Esportivo Kokushikan Daigaku – São Roque-SP
  • Endereço: Estrada do Carmo, 801, Bairro do Carmo, São Roque-SP
  • Entrada Franca (contribuição por veículo R$ 30,00 – concorra ao sorteio de uma TV).

3 comentários

  1. Bom Dia!!!

    Gostaria de saber se doa mudas de cerejeiras. Estou fazendo um projeto no meu bairro . Como é uma areia verde perto da represa gostaria de plantar cerejeira no bairro. Tem como vocês fazerem essa doação

    1. Olá Alessandra, nós divulgamos a notícia, você precisa procurar o pessoal do Centro Esportivo Kokushikan Daigaku

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.