A região do extremo Sul de Portugal tem muitas belezas e se você acha que a região do Faro e Lagos, em Algarve, é o epítome da beleza da região e que não tem pra ninguém, é hora de se maravilhar e descobrir as paisagens e atrações de Ferragudo, que ficam ali pertinho, também em Algarve.

Para quem nunca ouviu falar deste local, não sabe o que está perdendo, pois Ferragudo em Portugal oferece um dos cartões mais bonitos do país.

Com praias maravilhosas e um clima agradável, o local vem se desenvolvendo e atraindo cada vez mais turistas, que já contam com uma boa infraestrutura para se hospedar e curtir Ferragudo.

Foto: Flickr/Francois Werner

Para quem busca férias relaxantes em um destino de praia, em um dos lugares mais bonitos de Portugal, e que ainda por cima tem fama de oferecer um dos melhores atendimentos da região e excelência em tudo que se propõe, é hora de conhecer mais sobre o vilarejo de Ferragudo!

Conheça Ferragudo em Portugal

Ferragudo em Portugal é um pequeno vilarejo que conta com cerca de 2 mil habitantes apenas, que foram se desenvolvendo na foz do rio Arade desde o século XIV, devido à grande abundância de peixes que alimentam a população. Inclusive, o nome Ferragudo foi dado em homenagem a uma ferramenta de ferro utilizada na praia para içar peixes e as mercadorias dos barcos para a praia.

Ferragudo atualmente oferece uma ótima infraestrutura, com opções variadas de acomodações, restaurantes, comércios e pontos turísticos.

Por lá, os viajantes podem curtir praias, construções históricas, várias igrejas e até um parque aquático. Continue lendo para saber todos os aspectos deste vilarejo!

O que fazer em Ferragudo

Como todo destino litorâneo, o foco de Ferragudo são suas praias! E por lá, são várias! Por lá, é indispensável conhecer a Praia Grande e a Praia da Angrinha (praticamente a mesma área), a Praia do Molhe (pequena praia que está junto ao molhe nascente do Rio Arade) e a Praia dos Caneiros (ótima infraestrutura e grande faixa de areia).

Foto: Pixabay

Além destas mais famosas, o viajante pode conhecer a Praia do Pintadinho e a Praia do Torrado!

Ainda vale conhecer o famoso Rio Arade e planejar algum passeio de barco por ele!

Além da vida boa de água e descanso, o visitante pode conhecer algumas das construções históricas da região, como o Forte de São João do Arade, o Farol da Ponta do Altar, a Igreja de Ferragudo e a Igreja Matriz de Lagoa.

Para as crianças (de idade ou de coração), ainda tem o Parque Aquático Slide & Splash, com atividades também para os mais velhos.

Vale ressaltar que Ferragudo é uma área bem tranquila e sossegada à noite, por isso os viajantes não devem encontrar muito agito à noite, mesmo na alta estação.

Para quem quer curtir barzinhos, baladas e algo mais animado, pode recorrer à cidade vizinha, Portimão, que fica a 5,5 km de Ferragudo, bastando passar a ponte que separa as duas.

Onde ficar em Ferragudo

São três principais áreas de hospedagem em Ferragudo: próximo ao rio, no Vale da Areia e no centro.

Na primeira opção os viajantes encontram bons hotéis e bastante sossego, além de uma distância razoável a pé até as melhores praias e restaurantes.

No Vale da Areia ficam aqueles que buscam conexão com a natureza e menos opções de hotéis, com hospedagens mais rústicas e até dentro das casas dos próprios moradores, que abrem seus espaços para receber os viajantes e fazer uma graninha.

Por lá, vale conhecer o bem avaliado Hotel Rural Brícia Du Mar, com uma estrutura impressionante a 400 metros da praia ou o Hotel Casabela.

Hotel Rural Brícia do Mar/Foto: Booking

Já a região central é aquela que conta com maior apoio turístico, restaurantes e concentração de hospedagens. 

Nesta área, na Praia de Caneiros, está o famoso hotel Caneiros Luxury House & Suites e só de ver as fotos dá vontade de nunca mais ir embora! Para quem quer gastar um pouco menos e ainda ficar muito bem hospedado, confira o Vitor’s Village.

Caneiros Luxury House & Suites/Foto: Booking

Confira a lista completa de hospedagens em Ferragudo!

Onde comer em Ferragudo

Ferragudo em Portugal é uma cidade que tem sua base e história em torno do rio e, por isso, o destaque da região são seus peixes e mariscos, sempre frescos. A cidade tem algumas boas opções para todos os gostos e bolsos.

Para aqueles que quiserem verdadeiramente vivenciar a gastronomia local e sentir-se um português, conheça o “Marisqueira Maré Viva” e conheça pratos típicos como patanistas de berbigão ou sarrajão de cebolada.

Já o restaurante “O Molhe” oferece várias opções de peixes na praia de mesmo nome, logo em frente ao rio, em um ambiente bem bacana. O “Barril Bar Restaurant” também tem comida mediterrânea e portuguesa.

Para quem quer experiências de “beach club” e comer à beira-mar, vale conhecer o Kalu Beach Bar e o Club Nau.

Quando ir

A cidade de Ferragudo realmente ganha um brilho extra no verão, entre os meses de julho a setembro, quando as praias ficam super agitadas e a temperatura muito boa para entrar na água e curtir o dia no sol.

Por tantas qualidades que durante o verão os viajantes podem e devem encontrar um movimento bem maior na cidade, aumentando os preços de tudo por lá, então esse fator deve ser levado em consideração.

Apesar do verão ser um bom momento para conhecer a região, Ferragudo, de forma geral, não tem muitas chuvas ao longo dos meses e as temperaturas são agradáveis o ano todo. Por isso o viajante vai poder curtir as praias praticamente o ano todo.

Vale atenção apenas para o inverno, quando as temperaturas caem e ficam por volta de 12ºC, mas ainda assim vale fazer caminhadas e sentir o sol no rosto.

Como chegar em Ferragudo Portugal

Ferragudo em Portugal fica no extremo sul do país, a 285 km de Lisboa, 556 km de Porto e a 70 km de Faro.

O primeiro passo dos viajantes deve ser buscar passagens aéreas do Brasil até Lisboa e depois seguir viagem de carro ou de comboio, como os trens são chamados por lá!

De Lisboa, o viajante pode optar por facilmente chegar a Portimão em cerca de 4 horas no pelos trens Alfa Pendular ou no Intercidades.

Passagens aéreas até Lisboa e outros locais do mundo com preços promocionais você confere aqui!

Quem prefere encurtar o trajeto, pode buscar um outro voo até o aeroporto de Faro e concluir a viagem de carro ou de trem. Ferragudo não possui estação de trem, por isso o viajante precisaria optar por ir até Portimão, cidade vizinha, e ir de Uber mesmo até seu hotel no destino final.

O transporte na região do Algarve fica bem tumultuado durante o verão, devido à alta procura de moradores e viajantes pelo local, por isso vale planejar uma locação de carro com antecedência.

Você também pode conhecer Ferragudo saindo de Lagos nesse passeio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.