Os destinos de viagem no Brasil cercados pela natureza estão fazendo sucesso mais do que nunca. Em períodos de pandemia e de distanciamento, passar algumas horas fazendo trilhas ao ar livre ou até dando um tchibum em uma cachoeira sem muvuca por perto tornou-se o tipo de passeio (com responsabilidade) ideal. Por isso, hoje vamos te apresentar um lugar bem fofinho em Minas Gerais chamado Felício dos Santos para você colocar em seu roteiro caso queira se encantar com a natureza ao redor.

Essa cidade simples e acolhedora, localizada a 365 quilômetros de Belo Horizonte, vem atraindo atenção dos turistas por conta de suas fonte de água quente, paisagens que mesclam a Mata Atlântica com o Cerrado e cachoeiras, incluindo a espetacular Sumidouro que tem 80 metros de altura. Olha só essa foto abaixo e diga se a cachu não é encantadora:

felício dos santos cachoeira do sumidouro
Foto: divulgação/ Governo de Minas Gerais

Mas não pense que o passeio se resume a isso. A cidade tem uma arquitetura charmosa e gastronomia típica mineira, ou seja: você vai comer bem, muito bem por lá!

Como chegar a Felício Santos

A forma mais simples de se deslocar e ir até Felício dos Santos é de carro em uma viagem que dura em média 5h30. A maioria das pessoas parte de BH, seguindo pela BR 040 até Curvelo. Depois vem o trecho mais demorado da viagem, que passa pela BR-259 e 367 até a MG-214 e MG-317.

Felício dos Santos faz divisa com os municípios de São Gonçalo do Rio Preto, Rio Vermelho , Senador Modestino Gonçalves, Itamarandiba e Couto de Magalhães de Minas.

Você pode ir com seu veículo particular ou alugar um carro para a viagem.

O que fazer em Felício Santos

Muito contato com a natureza é o que você encontrará em Felício dos Santos. Abaixo, confira os principais pontos turísticos para montar um roteiro de final de semana ou de day off do trabalho para relaxar.

Cachoeira do Sumidouro

Os 80 metros de altura, a Cachoeira do Sumidouro fica no alto da Comunidade e Serra do Gavião, bem em uma faixa de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado.

Considerada uma das cachoeiras mais bonitas do Circuito dos Diamantes (um circuito bem tradicional em Minas Gerais), os visitantes podem visitá-la pela parte superior — o que já rende um passeio lindo — ou também na parte de baixo, mas sem entrar nas águas porque o volume é muito forte.

A recomendação é que o passeio seja feito logo no começo da manhã e com uma agência ou guia de turismo credenciado pelo município, já que a caminhada é de 2,5 km de subida com nível médio de dificuldade. Durante a trilha, aproveite para curtir a vista do alto Jequitinhonha.

Cachoeira do Bode

Foto: reprodução / cardosimWikiloc

A Cachoeira do Bode também fica na Comunidade do Gavião. As quedas de água de 25 metros são bem fortes e o barulho pode até assustar em um primeiro momento. Mas diferente do Sumidouro, o poço que se forma aos pés da cachoeira é raso e perfeito para o banho.

O acesso ao local é bem simples e pode ser feito sem ajuda de guias. Basta seguir o GPS e estacionar o carro em um estacionamento feito para quem vai visitar a cachoeira. Depois, você seguirá por 15 minutinhos em uma trilha, sinalizada, até chegar às quedas. A caminhada é bem tranquila e indicada inclusive para quem está com crianças.

Pousada Água Quente em Felício dos Santos

felício dos santos pousada águas quentes
Foto: divulgação/ Pousada Águas Quentes

Opção de hospedagem ou day use, como você preferir! A Pousada Água Quente tem fontes termais com 36ºC para você curtir o dia em piscinas com águas repletas de propriedades medicinais que oferecem diversos benefícios para a saúde.

A estrutura do local também encanta os olhos, com arquitetura e acomodações pensadas nos mínimos detalhes para encantar e oferecer conforto e aconchego. Quem está em busca de um local para relaxar e gerar memórias inesquecíveis vai adorar o Águas Quentes.

Rio Lajeado

felício dos santos
Foto: divulgação / Governo de Minas Gerais

Localizado na comunidade do Loronha, o Rio Lajeado é uma ótima opção de passeio com a família porque, devido à grande quantidade de pedras, forma piscinas naturais cercadas de área verde. Águas rasas, tranquilas e perfeitas para se refrescar nos dias quentes.

Praça Sagrado Coração de Jesus

Foto: divulgação / Governo de Minas Gerais

No centro de Felício dos Santos fica a Praça Sagrado Coração, um espaço de grande importância para o município. É nesta praça que fica a Igreja Matriz Sagrado Coração, atrativo turístico e religioso que abriga o “Oratório de Santo Antônio”.

Ao lado da Praça fica o Casarão Canuto, que antes dessa loucura da pandemia era o ponto de encontro favorito dos morados para ficar lá batendo papo, observando a cidade.

Ainda falando de tempos antes da pandemia, todos os meses de agosto ocorria aí na Praça a Festa de Nossa Senhora do Rosário com o tradicional cortejo, apresentação da Marujada de Nossa Senhora do Rosário e diversas manifestações culturais registradas como patrimônio cultural imaterial de Felício dos Santos.

Você já teve a oportunidade de conhecer Felício dos Santos? Se ainda não, é importante saber que na região quase não se encontra opções de hospedagem, por isso que a Pousada Água Quente é uma opção que une o útil ao agradável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.