A partir de março de 2024, brasileiros que desejam entrar no Reino Unido para fins turísticos, de estudo ou profissional por mais de 180 dias e até 6 meses precisarão emitir o ETA UK (Electronic Travel Authorization – Autorização Eletrônica de Viagem). Esta medida tomada pelo governo britânico visa inibir a migração legal no país, que aumentou drasticamente desde a Brexit (movimento de saída do Reino Unido da União Europeia, em 2020). Dados afirmam que em 2022 o RU registrou mais de 745 mil estrangeiros morando por lá. O intuito também é ampliar a segurança nas fronteiras, através do rastreio dos passageiros de maneira eficiente.

Confira as melhores opções de hospedagem no Reino Unido

Mas vale lembrar que esta autorização não vale somente para brasileiros: qualquer estrangeiro que queira viajar ao Reino Unido, até mesmo europeus, precisarão solicitar o documento (exceto irlandeses e quem tenha cidadania). Para isso é necessário solicitar o ETA de maneira online, preenchendo a inscrição corretamente e pagando uma taxa de £10. O processo é simples e em poucos dias a autorização é emitida, caso o solicitante seja aprovado.

O ETA UK é válido para múltiplas entradas no país, com validade de dois anos, e os requisitos básicos exigidos para a emissão são nome, data de nascimento, foto, dados do passaporte, histórico criminal, profissional e de saúde, além de informações sobre a viagem. A autorização é digitalizada junto ao passaporte, sendo conferida no aeroporto de maneira rápida de forma eletrônica, e deve ser solicitada com pelo menos 7 dias de antecedência da viagem.

Os melhores preços de passagens aéreas para o Reino Unido

Passo a passo para a solicitação do ETA UK

  • Entre no site ou baixe o aplicativo UK ETA no seu smartphone;
  • Escaneie ou tire uma foto da página do seu passaporte onde a foto aparece;
  • Case o seu passaporte tenha o chip biométrico, escaneie-o;
  • Escaneie seu rosto (necessário para a confirmação de sua identidade real);
  • Depois, tire uma selfie em um fundo neutro;
  • Responda o questionário sobre a viagem;
  • Faça o pagamento da taxa (via cartão de crédito ou débito, Google Pay ou Apple Pay);
  • O número de referência da ETA chegará em seu e-mail;
  • A aprovação é enviada por e-mail em até 3 dias úteis.

Caso o seu ETA UK seja negado, há ainda 3 possibilidades de visto para entrada no Reino Unido: o Standard Visitor, o Creative Worker, ou o Transit Visa.

Descubra aqui quanto custa viajar para Londres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.