Já pensou em pegar a estrada e fazer uma roadtrip saindo do Brasil, passando pela Argentina e cruzando até o Chile? Muitos brasileiros se aventuram nesse percurso e as paisagens que encontram pelo caminho são inesquecíveis. Mas, existe um trecho com curvas sinuosas, quase na fronteira da Argentina com o Chile, que muitos turistas adoram conhecer: estamos falando da Estrada de Los Caracoles!

Um trecho com 29 curvas sinuosas, bem fechadas e sem nenhum tipo de guard rail, a Estrada de Los Caracoles cruza a Cordilheira dos Andes e liga Santiago, no Chile, com Mendoza, na Argentina. A estrada de Los Caracoles fica do lado chileno e o zig-zag fascina motoristas de todos os cantos do mundo que se aventuram, dirigindo a 3.175 metros acima do nível do mar.

estrada de los caracoles
Foto: rodoluca88

Neste texto, vamos falar para você como ir de Santiago para Mendoza, passando por Los Caracoles. Mas tenha em mente que você pode fazer o sentido contrário numa boa, ok?

Partiu, Santiago? Encontre passagens aéreas baratas para a capital chilena!

De Santiago a Mendoza, aventurando-se pela Estrada de Los Caracoles

As Ruta CH-5 e Ruta CH-60 ligam Santiago ao Paso Internacional Los Libertadores, a alfândega entre Chile e Argentina. A distância desse trecho em solo chileno será de 140 km.

Um pouquinho antes da alfândega fica a Estrada de Los Caracoles, com 40 km de extensão e suas curvas sinuosas. A subida é íngreme e somente nas primeiras 20 das 29 curvas da Estrada de Los Caracoles, você já sobe 300 metros, de um total de 700 metros, percorrendo apenas 4 km. A visão é de deixar qualquer pessoa com a boca aberta, tanto pelas curvas quanto pelas montanhas altas pelo caminho.

estrada de los caracoles
Foto: Wikimedia Commons

O motorista precisa ser bom na boleia e ter MUITA segurança no volante, isso porque a estrada não é para qualquer um! Durante o inverno a atenção fica redobrada e correntes nos pneus são essenciais para evitar acidentes. Los Caracoles é um trecho perigoso e as curvas ficam pertinho do abismo. É algo lindo e também assustador!

Há quem prefira fazer o trajeto de ônibus, saindo de Santiago para Mendoza. Assim, é possível se preocupar mais em apreciar as curvas em vez de não sair da pista. Fica a seu critério e conforme sua experiência. As duas maneiras serão inesquecíveis!

Veja também: Roadtrip de Buenos Aires a Ushuaia, desbravando a Rota do Fim do Mundo

estrada de los caracoles
Foto: Panr

O trecho de Santiago a Mendoza, passando pela Estrada de Los Caracoles, tem um total de 362 km. Será uma viagem de aproximadamente 5h, passando por paisagens deslumbrantes e muitas atrações no meio do caminho. Basicamente, fazendo essa roadtrip, você passará pelos seguintes lugares:

  • Santiago: cidade de partida;
  • Ski Portillo Chile: estação de esqui com hotéis luxuosos e teleféricos;
  • Los Caracoles: o ponto alto da viagem;
  • Laguna del Inca: entre montanhas cobertas de gelo fica esse lago;
  • Túnel Internacional Cristo Redentor: túnel com 3.080 metros de comprimento, situado a 3.200 metros acima do nível do mar;
  • Parque Aconcágua: parque onde fica o Pico do Aconcágua, o ponto mais alto das Américas;
  • Puente del Inca: com formações rochosas que se tornaram atração turística;
  • Cementerio del Andinista: onde alguns montanhistas que faleceram tentando escalar o Aconcágua foram enterrados;
  • Centro de Ski Los Penitentes: estação de esqui lindona na Argentina, o teleférico fica aberto o ano inteiro;
  • Uspallata: parada para abastecimento, a 120 km de Mendoza.
  • Mendoza: destino de chegada.

Veja um pouco as maravilhas que vai encontrar pelo caminho:

Laguna del Inca. Foto: Wikimedia Commons

Onde se hospedar em Santiago? Confira aqui

Túnel Internacional Cristo Redentor. Foto: Wikimedia Commons

Descubra quais são os passeios e tours mais populares em Santiago, no Chile

Parque do Aconcágua. Foto: Wikimedia Commons

Quer se hospedar em Mendoza? Encontre os melhores hotéis aqui

Puente del Inca. Foto: Pixabay

Curta Mendoza com grande estilo: confira os passeios mais legais na região

Centro de Ski Los Penitentes. Foto: Wikimedia Commons

A burocracia no Paso Internacional Los Libertadores

Ao chegar no Paso Internacional Los Libertadores, todos os passageiros devem sair do veículo para dar início ao procedimento de entrada em outro país. Passar pelo raio-x e ter as bagagens inspecionadas fazem parte do pacote!

Esse processo demora pelo menos uma hora, então, esteja ciente do tempo no planejamento do seu roteiro. Fique atenta caso esteja saindo da Argentina para Chile, porque no Chile não é permitido entrar com alimentos que não sejam industrializados, ok?

Ficou com vontade de fazer uma viagem épica como essa? Você pode alugar um carro em Santiago ou até mesmo alugar um carro em Mendoza e cair na estrada! Divirta-se!

4 comentários

  1. Eu peguei uma carona e o carro perdeu o freio enquanto estávamos descendo.. pensa no susto!! Dai o carro capotou e parou bem pertinho do precipicio.. foi por pouco!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.