A cidade de Nazaré, em Portugal, é bastante conhecida pelas grandes ondas. Mas outra atração que está chamando muita atenção é a estátua de surfista com cabeça de veado.

Feita pela artista plástica Adália Alberto, foi concebida como uma homenagem dupla: a um milagre do século XII e aos surfistas do século do século XXI.

O primeiro fato se deve a D. Fuas Roupinho, um guerreiro nobre português, servidor fiel de D. Afonso I de Portugal, que caçava um veado e se viu, repentinamente, na beira de um precipício preste a cair. Rapidamente, ele rogou a Nossa Senhora que o salvasse e não o deixasse morrer ali.

E deu certo! Ele se salvou e em agradecimento ao “milagre” concedido, mandou erguer a capela Ermida da Memória, que fica bem no miradouro, próximo ao penhasco.

Já no século XXI, também ali pertinho, os surfistas mais ousados do mundo deram outro significado ao que antes seria um milagre: surfar grandes ondas e sair ileso, com medalhas no pescoço.

Mesmo com todo esse significado por trás, depois da finalização da obra, a opinião dos visitantes ficou dividida. Uns acharam a estátua diferente, que valorizou o local e os surfistas, chamando atenção também para a história do milagre.

Outros, entretanto, acham que a estátua serviu muito mais de chacota do que uma verdadeira homenagem e pedem, inclusive, a sua retirada do local.

Alguns, criaram até uma nova história, dizendo que a estátua representa o passado e o futuro de Nazaré, juntos: o passado, representado pelo milagre; e o futuro, como sendo os surfistas que sempre vão desafiar as grandes ondas da Praia do Norte, na cidade.

O fato é que a estátua continua lá e chama atenção por causa do formato e também da sua altura, que ultrapassa os 6 metros, pesando 10 toneladas.

E você? O que achou dessa obra? Time homenagem ou time chacota? Conta pra gente aqui nos comentários!

Quer conhecer Portugal e essa estátua? Encontre aqui passagem aérea barata para Portugal

2 comentários

  1. acho a estatua um absurdo gigantesco, para o povo nazareno. em fim fazer o qué,um surfista com cabeça de veado. talves alguns gostem dessa imagem de bicho com cornos ?

  2. A primeira reação é ce chacota, sem duvida, por aquilo que me apercebi no local e comentários que ouvi…
    Fiquei curiosa e fui ver na net… agora entendo o significado da estátua…mas penso que podiam ter escolhido o cavalo de D. Fuas pra recordar o milagre 😜

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.