O litoral sul de São Paulo reserva belezas que muita gente que vive na capital nem imagina que existam. É o caso da Estação Ecológica Jureia-Itatins, uma área de proteção à natureza com território distribuído pelos municípios de Iguape, Miracatu, Itariri, Pedro de Toledo e Peruíbe.

A 160 km de distância de São Paulo, esse recanto ecológico possui cachoeiras, trilhas e praias praticamente desertas para os turistas saírem do agito das grandes cidades e se desligarem um pouquinho, sempre com bastante contato com a natureza.

Nem todo mundo sabe, mas o estado de São Paulo é uma região privilegiada, tendo 30% de sua área total coberta pela Mata Atlântica. Com uma extensão grande de mata verde assim, não fica muito difícil para paulistanos e turistas de outros estados respirarem ar puro e relaxarem em uma emenda de feriado ou final de semana.

10 cidades para fazer um bate-volta de São Paulo e aproveitar os dias de folga

Belas atrações na Estação Ecológica Jureia-Itatins

Foto: Wikimedia

As trilhas de acesso às atrações da Estação Ecológica Jureia-Itatins são consideradas fáceis e, muitas delas, são feitas com jipes ou jardineiras de guias locais, que geralmente partem de Peruíbe.

Veja algumas das atrações que você pode conhecer por lá.

Cachoeira do Paraíso

Este é o tipo de passeio perfeito para quem ama uma “cachu”. A Cachoeira do Paraíso fica a 25 km do centro de Peruíbe e faz parte da Estação Ecológica de Jureia-Itatins. A trilha que leva os visitantes até a cachoeira é bem curtinha e o acesso é controlado, com limite de 270 visitantes diários.

As piscinas naturais que se formam possuem tonalidades esverdeadas e são ótimas para as pessoas se refrescarem. O local possui lanchonetes e restaurantes simples que vendem lanches, bebidas e refeições.

Cachoeira dos Pretos: passeio de final de semana para fazer pertinho de São Paulo!

Praia do Arpoador

Dentro da Estação Ecológica, os turistas podem conhecer a Praia do Arpoador. Pequena e praticamente deserta, essa praia tem muitas áreas com árvores que rendem bons trechos de sombra para os visitantes se esconderem do sol — até mesmo porque não é permitido levar cadeiras e guarda-sol para lá.

O mar da Praia do Arpoador é um encanto! As águas são transparentes e bem calminhas, perfeitas para quem gosta de ficar boiando, esquecendo da vida. A praia ainda possui duas cachoeiras que descem a serra e se encontram com as águas do mar.

Para chegar até esse paraíso deserto no litoral de São Paulo, os visitantes da Estação Ecológica precisam fazer a trilha que sai do Rio Guaraúzinho. Outra maneira de chegar até lá é pelo mar, já que muitos barcos, que partem do Rio Guaraú, oferecem o passeio até a Ilha do Guaraú e podem fazer uma pausa na Praia do Arpoador.

Leve um lanchinho caso queira ficar mais tempo por lá, já que o local não tem infraestrutura. Mas por favor, seja uma turista consciente e traga seu lixo de volta!

Conheça a Caverna do Diabo, a maior caverna do estado de São Paulo!

Praia do Caramborê

A Praia do Caramborê fica no interior da Estação Ecológica, rodeada por mata densa, rochas, areia escura e dura, mas com o mar com tons esverdeados que parece uma pintura, com ondas propícias para surfar. Aqui também não existem quiosques ou infraestrutura comercial para receber os turistas.

Essa é mais uma praia com acesso difícil e, por isso, deserta e desabitada — é o paraíso da tranquilidade! Quem deseja conhecer esse destino único precisa pegar a estrada sentido Barra do Una e estacionar o carro (pagando) no alto do morro, logo na entrada do Camping MM Maria Prata (único do local) e seguir a pé.

Parque Ecológico Perequê em Cubatão: cachoeiras e natureza perto de SP

Se estiver em Caramborê e gostar de aventura, siga pela trilha que leva até a Praia Desertinha, que consegue ser ainda mais isolada. Você fará uma caminhada de 20 minutinhos pela mata.

Aproveite também para conhecer a Cachoeira Poção Do Perequê e a Cachoeira Freedow.

Foto: Wikimedia

Onde ficar

Quem deseja fazer esse passeio pode ficar em Peruíbe mesmo. A Estação Ecológica Jureia – Itatins fica a 14 km de distância do centro — apesar da pouca distância, o trajeto leva uns 45 minutos para ser feito de carro, por conta das estradas de terra pelo caminho. Veja aqui hotéis e pousadas em Peruíbe para você ficar.

Quem quiser, também pode procurar hospedagens no bairro Guaraú, principalmente quem gosta de ficar em campings e pousadas. Experimente o Junglez Eco Hostel, a Pousada Bioventura ou a Pousada Porto Aventura.

Dicas gerais

  • Leve roupas de banho e toalha em todos os passeios.
  • Vá com um calçado confortável para caminhar, alguns trechos de trilha podem ser longos.
  • Esteja com seu protetor solar, óculos e chapéu para se proteger.
  • Leve também repelente, você vai andar bastante em trechos com mato.
  • Prepare uma mochilinha com água e lanchinhos para passar o dia.
  • Recolha seu lixo e descarte corretamente na sua pousada, camping ou hotel.
  • Tenha muito cuidado nas áreas escorregadias e não seja louca de usar as pedras como escorregador e nem trampolim. A Estação Ecológica é desprovida de atendimento de médico.

Se estiver afim de fazer um passeio diferente, dê um pulinho na Estação Ecológica Jureia-Itatins 😉 Esse é o tipo de viagem perfeita para fazer em um final de semana!

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.