Frank Lloyd Wright foi um importante arquiteto nascido nos EUA e reconhecido mundialmente por diversos projetos arquitetônicos que até entraram na lista de Patrimônio Mundial da Unesco como é o caso da Fallingwater (ou Casa da Cascata).

A Fallingwater teve sua construção finalizada na década de 30 a pedido da importante família de negócios Kaufmann. Localizada em Mill Run na Pennsylvania, a casa foi construída sobre uma cascata que era de propriedade da família. Combinando concreto, aço, vidro e pedras do lugar, a casa está apoiada em uma rocha que entra pela sala da casa.

Foto Wikipedia

A ideia inicial do proprietário era construir uma casa que tivesse vista para a cascata, mas Lloyd Wright foi além, ele queria que os moradores estivessem de fato na cascata, escutando-a dentro de seus aposentos. Houve conflito também nas varandas enormes que se sobressaem da casa, o proprietário não gostava muito do design feito por Wright, que ameaçou desistir do projeto. Essas varandas enormes que dão charme à construção causaram enormes problemas desde o início e ameaçavam colapso, entre 1984 e 2004 (já em propriedade da Conservação Ocidental da Pensilvânia) a casa foi restaurada, a obra toda custou mais de 11 milhões.

Foto por Jeremy Thompson

A casa foi ocupada pela família Kaufmann até 1963, neste ano Kaufmann, Jr. (filho do casal que comprou a propriedade) doou a Fallingwater à Conservação Ocidental da Pensilvânia. Em 1964 ela reabriu as portas como museu e já foi visitada por cerca de 5 milhões de pessoas interessadas em admirar a obra que reavivou a carreira de Wright.

Foto Wikipedia

A Casa Cascata conta com 3 andares e 2 estruturas, sendo que uma foi projetada para os hóspedes.

É possível hoje visitar essa obra arquitetônica, o tour guiado custa 30 dólares o adulto. Ainda há a possibilidade de jantar no local ou ter um brunch. Confira no site da Fallingwater mais informações.

Imagem destaque de David Mark por Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.