Com o inverno se aproximando, muita gente já começa a se planejar para conhecer a neve. Indo além de Bariloche, a América do Sul possui alguns destinos gelados ainda pouco explorados por brasileiros. Esquiar em Mendoza, na Argentina, é uma das opções que talvez nem tenha brotado na sua cabeça.

Conhecida por conta de suas vinícolas e águas termais, a cidade aos pés dos Andes também fica com a paisagem branquinha nos dias mais frios do ano. Confira as principais regiões e dicas para esquiar em Mendoza!

Encontre passagem aérea para Mendoza

Esquiar em Mendoza

Centro de esqui – Vale del plata

A província mais próxima para se aventurar nas paisagens gélidas e esquiar em Mendoza é na Valle del Plata, ou Vallecitos, em Luján de Cuyo – a 82 km de distância de Mendoza. É modesto de tamanho: são 12 pistas com até 5 km cada, onde se pratica esqui alpino, de travessia, andinismo e alpinismo, quando o Centro de Ski está fechado devido a baixa quantidade de neve. 

Como chegar na estação Vale del Plata
Para chegar lá será necessário seguir de carro pela Rota Panamericana (Nacional Nº 7) até a localidade de Potrerillos, continuando pela estrada variante Vallecitos, consolidada.

Hospedagem

Por ser bem próximo à Mendoza, vale a pena ficar hospedado na própria cidade e fazer um esquema de bate e volta! Os hotéis são bem avaliados e fica fácil esquiar em Mendoza gastando pouco dessa forma. Para quem ainda não tiver reservado hotéis, vale a pena conferir aqui as opções e valores.

Alimentação

O centro de esqui possui além de uma escola de esqui em Mendoza, oferece aluguel e venda de equipamentos, atendimento médico; restaurante e snackbar, serviço fotográfico e de vídeo.

Parque de Nieve Los Puquios (Las Cuevas)

O primeiro parque de neve da província, porém, foi Los Puquios, a 180 km de Mendoza. Conta com 11 pistas de esqui e costuma ser indicado para famílias com crianças, pois há bastante entretenimento para os pequenos.

O local conta com jardim de neve, cabanas aquecidas com atividades recreativas, jogos infantis, e outros elementos didáticos para neve. Também conta com infantário, escola de esqui/snowboard, equipamento, lojas, estacionamento, assistência médica e espaços para acampar.

Confira dicas de onde se hospedar em Mendoza!

Como chegar na estação Parque de Nieve Los Puquios
A estação de esqui está localizada na Ruta Nacional n°7, a uns 185 km da cidade de Mendoza e a 5km da Vila de Puente del Inca. A viagem dura cerca de 2 horas de carro.

Hospedagem
Por já ser um pouco mais longe de Mendoza, vale a pena buscar um hotel na região para evitar uma viagem de ida e volta de umas 4 horas.

A região mais próxima e com boa infraestrutura é La Cuevas, a 15 km, ou Uspallata (ainda melhor) a 68 km, e oferece boas opções para o viajante descansar e curtir um dia ou mais para esquiar em Mendoza. Confira os melhores hotéis em Uspallata!

Alimentação
O local é ideal inclusive para alimentação, pois possui um restaurante com um maravilhoso deck para sentar-se, comer ou simplesmente curtir o dia enquanto os outros buscam atividades. O menu do restaurante é bem amplo, atendendo a vários gostos e o local ainda conta com uma loja de chocolates, que tem coisas de comer rezando.

Aqui o viajante pode conferir a temporada de esqui nesta estação e os valores!

Estação Las Leñas

Uma das mais conhecidas na região, Las Leñas é considerada a mais alta e uma das mais relevantes estações de esqui do país, ideal para esquiar em Mendoza! Estando a cerca de 400 km de Mendoza e a 367 km de Santiago, no Chile. Seu cume chega a 3.430 metros de altura, com desnível de 1.200 metros. Com o relevo privilegiado, as pistas chegam a ser as mais vertiginosas da América Latina.

São 29 no total, habilitadas para a prática de esportes, abrangendo desde iniciantes com três anos de idade até profissionais. As pistas Apolo, Netuno e Vênus, de nível intermediário, possuem a maior longitude em todo o mundo, chegando 7.050 metros.

A estação conta ainda com um sistema de fabricação de neve artificial, chegando a cobrir até 77 hectares, utilizado quando as condições climáticas da temporada não dão conta do volume ideal de gelo para a prática das modalidades.

Como chegar na estação Las Lenãs

Para ir até Las Leñas, o caminho é mais longo. De carro, siga de Buenos Aires até Malargüe pela rodovia nacional 7, passando pela 188, 143, 144, 40 e 222. São 1.200 km no total. De avião, há voos diretos de São Paulo a Malargüe durante a alta temporada (junho e julho), assim como em Buenos Aires. Também é possível chegar de ônibus.

Hospedagem
Quem quiser conhecer a Las Lenãs realmente vai precisar optar por ma hospedagem mais próxima à estação de esqui, pois fica a mais de 4 horas de viagem de carro de Mendoza. Algumas das mais próximas ficam a 50 km, por isso é uma boa ideia alugar um carro na região.

Aqui você confere opções  de hospedagem próximas à estação!

Alimentação
A estação de esqui possui várias opções de restaurantes próximos, entre eles o mais popular é o Innsbruck, com comida americana e o El Brasero, de comida típica argentina!

Todos os locais, de modo geral, possuem boa infraestrutura turística, com hospedagens variadas, desde hostels até resorts mais confortáveis e luxuosos. Há restaurantes especializados em culinária internacional, pizzarias, wine bars, apresentações musicais ao vivo e algumas baladinhas. 7

Centro de Ski Los Penitentes

Esta opção é bem completa e possui 21 pistas de esqui qualificadas como: fáceis, intermediárias, difíceis, e muito difíceis! Situado a 160 km de Mendoza, a estação está localizada na estrada que conecta a Mendoza com Santiago do Chile.

Além das boas pistas, o complexo tem hotéis pousadas e escola de esqui, aluguel de equipamentos, espetáculos, atividades em grupo e mais.

Como chegar no Centro de Ski Los Penitentes

Saindo de Mendoza, o viajante deve pegar a estrada RN7 em uma viagem que dura cerca de 3 horas de carro.

Alimentação
A alimentação não será uma preocupação neste complexo, pois a oferta gastronómica é muitos variada, com restaurantes, lanchonetes e mais!

Estação de Portillo

Nessa opção vamos dar uma roubadinha, pois não é bem esquiar em Mendoza e sim no Chile, mas essa opção fica bem mais próxima que outras dentro do próprio país! Esta estação de esqui fica a 420 km de Mendoza e é o mais antigo centro de esqui da América do Sul e desde 1970 Portillo passou a sediar campeonatos mundiais de esqui.

Como chegar na estação Portillo
Saindo de Mendoza, siga a RN146 e RN143 até RN40 em San Carlos e depois s iga a RN40 e RN7 até Ruta 60 em Portillo, Chile.

Hospedagem
Existe um hotel dentro do complexo de esqui que leva o nome do mesmo local, mas tem tarifas um pouco elevadas. Para quem quiser gastar um pouco menos, existem opções mais baratas de hospedagem, como o Inca Lodge e Octógono Lodge.

Todas as informações do SkiPortillo estão disponíveis no site oficial deles!

Quando esquiar em Mendoza

A temporada vai de junho até o fim de agosto ou setembro, dependendo da estação escolhida. O clima costuma ser seco, com dias de sol, mas as temperaturas são baixas, oscilando de -2°C grau a 11ºC. Não se esqueça de comprar uma roupa adequada para a neve!

Colaboração Izabella Pietro

14 comentários

  1. Olá, gostaria de saber se o centro de esqui Valle del Plata / Vallecitos realmente está aberto, você tem essa informação, Brunella ?

  2. Olá td bem?
    Qual o melhor destes locais para adultos e adolecentes? iremos em julho. Já conheço MDZ, mas sempre vou as bodegas e desta evz irei com meus filhos e quero fazer algo diferente com eles.
    Em setembro 2019 tinha neve no aconcagua, qdo fui.
    Grata
    Erika Lopes

  3. Terei apenas um dia em Mendoza, chegando às 10h da manhã. É possível ir direto após chega e fazer esse passeio com tempo hábil para esquiar pelo menos durante a tarde voltar a noite para Mendoza?

  4. Por favor, atualize a publicação. Los Penitentes está fechado há anos, não pode aparecer em um artigo de 2022. Obrigado

  5. Olá, muito boas as dicas.
    Pretendemos ir a Mendoza em julho/23, e queremos esquiar um dia. É mais vantajoso alugar carro e dirigir de Mendoza a Vallecitos? Não sei se a estrada fica perigosa com gelo/neve nessa época?
    Obrigada!!!

  6. Olá! Gostaria de dicas para mendoza. Vou com 2 adolescentes e vamos ver a viagem para final de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.