Existem diversas esculturas famosas espalhadas por museus e praças em muitas cidades do mundo. Essas estátuas, que antes eram pedaços de mármore, bronze e até aço, têm importância histórica e cultural para civilizações desde nossos primórdios.

Durante uma viagem, é possível visitar espaços para ver ao vivo essas obras de arte. A lista de esculturas famosas pelo mundo é realmente grande, mas separamos algumas que impressionam e que você pode visitar durante uma viagem, confira!

Esculturas famosas para apreciar

Anote essas obras-primas e faça o possível para ir até os lugares nos quais elas estão expostas, será um tour surpreendente!

1. David, Michelangelo Buonarroti, 1501 – 1504

esculturas famosas
Foto: Andressa Xavier Pellanda

O esplendor diante dos seus olhos! Essa é a melhor definição sobre a escultura de David, feita pelo mestre Michelangelo. Com 4,10 metros de altura e 5 toneladas, a obra-prima, que fica na Galleria dell’Accademia em Florença, é um dos símbolos do Renascimento que você precisa conhecer durante sua viagem. Simplesmente impressionante!

2. Pietà, Michelangelo Buonarroti, 1499

esculturas
Foto: Andressa Xavier Pellanda

A escultura que representa Jesus Cristo morto no colo de Maria talvez seja a pietá mais famosa — e espetacular — de Michelangelo (existem ainda mais três: uma fica em Milão e outras duas em Florença). Muitos turistas ficam em frente à obra-prima, localizada dentro da Basílica de São Pedro. Você pode emendar a visita à basílica com o Museu do Vaticano 😉

3. Busto de Nefertiti, Thutmose, 1345 a.C.

esculturas famosas
Foto: PxHere

Em Berlim, no Neues Museum, encontra-se um dos retratos mais incríveis de Nefertiti, a Grande Esposa Real do faraó egípcio Akhenaton. O busto de calcário pintado foi encontrado na oficina de um artista chamado Thutmose. Por muitos anos, esse retrato foi considerado um símbolo de beleza feminina ideal.

4. Vênus de Milo, Alezandros de Antioquia, 130 a. C.

esculturas famosas
Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

O Museu do Louvre, em Paris, é repleto de obras de arte importantes para a história do mundo. Uma das mais conhecidas e visitadas do acervo é a Vênus de Milo. A estátua foi encontrada na ilha grega de Milos em 1820. Acredita-se que a escultura represente Afrodite, a Deusa do Amor e da Beleza.

5. Exército de Terracota, 210 a.C.

esculturas famosas
Foto: Pixabay

8 mil soldados, 130 carruagens e 670 cavalos: esses são os números do impressionante Exército de Terracota, localizado em Xi’an, na China, representando os guerreiros de Qin Shi Huang, o primeiro imperador da China. Os soldados foram enterrados junto com o imperador, que solicitou a construção das estátuas para esse fim.

6. O Pensador, Auguste Rodin, 1904

esculturas famosas
Foto: Pxhere

Originalmente, esta estátua era chamada de O Poeta e fazia parte de uma composição baseada na Divina Comédia, formando a La Porte de l’Enfer (A porta do inferno). Na composição, O Poeta tinha 70 cm e ficava na parte superior da porta, observando e meditando sobre os círculos do inferno. Mais tarde, em 1904, a escultura foi ampliada e divulgada ao mundo. Rodin fez várias versões do Pensador, e aquela em bronze é a mais famosa do artista. Para ver a obra ao vivo, basta ir até o Musée Rodin, em Paris.

7. Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni, 1913

esculturas famosas
Foto: Wikimedia Commons

Umberto Boccioni viveu pouco, somente até os 33 anos, mas suas obras ajudaram a moldar o movimento futurista e teve grande impacto no mundo da arte com trabalhos que apostam na desconstrução de formas sólidas com bastante dinamismo. Sua peça mais importante é a “Formas Únicas de Continuidade no Espaço”, que pode ser apreciada no Museu de Arte Moderna em Nova York.

8. Lincoln Memorial, Daniel Chester, 1922

esculturas famosas
Foto: Good Free Photos

Quem visita Washington D.C pode ir o Constitution Gardens, junto ao National Mall, para apreciar o grandioso memorial esculpido em mármore branco em homenagem ao 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln. Dos pés à cabeça, a escultura possui quase 6 metros de altura e pesa 175 toneladas! Desde 1930, o local onde a escultura se encontra, aberto para visitação pública 24 horas por dia, ganhou importância como símbolo das relações raciais nos Estados Unidos e, em 1963, foi o espaço onde Martin Luther King Jr. fez o famoso discurso “I have a Dream”.

9. La Gorda Gertrudis, Fernando Botero, 1986

esculturas famosas
Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

No charmoso centro histórico de Cartagena, na animada Plaza Santo Domingo, fica a famosa estátua La Gorda Gertrudis. Segundo a crença, apalpar os seios da estátua garante um romance duradouro, enquanto tocar nas nádegas da escultura traz boa sorte. Por conta disso, o peito de Gertrudis já retocado várias vezes, já que perdeu a cor original devido a tantas carícias. Na dúvida, é melhor entrar na onda, não acha?

10. Spider, Louise Bourgeois, 1996

esculturas famosas
Foto: Wikimedia Commons

Com 10 metros de altura e pesando 10 toneladas, a escultura em formato de aranha foi vista pela primeira vez na 23º Bienal de São Paulo, sendo a primeira das seis aranhas em bronze que a artista plástica criou na década de 90. Hoje, a maior delas fica ao lado do Tate Modern, em Londres. A escultura já ficou 20 anos em exposição ao lado do Museu de Arte Moderna (MAM) em São Paulo e também no Instituto Inhotim, pertinho de Brumadinho, em 2018. A obra, que pertence à Coleção Itaú Cultural, seguiu em maio de 2019 para a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, e depois irá para o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

11. Balloon Dog, Jeff Koons, 1994 – 2000

esculturas famosas
Foto: gilliangauss

Há quem ame e há quem odeie as peças de Jeff, que usa aço inoxidável com acabamento espelhado em diferentes de cores para criar animais como se fossem feitos com balões. Mas é inegável o sucesso que o artista americano conquistou no mundo da arte contemporânea. A prova disso é que, em 2013, seu Balloon Dog (Laranja) foi vendido em leilão por US$ 58,4 milhões — um recorde mundial para um artista vivo. A peça pode ser vista no em Bilbao, cidade a 397 km a norte de Madrid.

Pronta para essa viagem cultural? Conte aqui nos comentários quais destas esculturas famosas você já teve a oportunidade de conhecer 🙂

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.