O que não faltam no Rio de Janeiro são pontos turísticos incríveis para todos os gostos, tem praia, bondinho do Pão de Açúcar, Cristo Redentor, parques naturais e não podemos deixar de falar da famosa Escadaria Selarón.

A Escadaria Selarón é referência do que fazer na cidade e mais especificamente no centro da cidade maravilhosa. O local é tão famoso que em maio de 2005, a escadaria foi tombada pela prefeitura da cidade e Selarón recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro.

As escadas são plano de fundo de incontáveis filmes e clipes musicais (brasileiros e internacionais), chamando a atenção de quase todo mundo que passa por ali, que de quebra quer fazer uma foto. 

A escadaria é uma obra do artista chileno Jorge Selarón que declarou-a como uma “homenagem ao povo brasileiro” e tem 250 degraus decorados, um verdadeiro mosaico de desenhos, azulejos, frases e cores. São mais de duas mil peças que formam o seu desenho com azulejos de mais de 120 países!

É possível ver azulejos com símbolos, bandeiras e tradições de países do mundo todo. É muito legal ir subindo aos poucos e vendo recados nos azulejos de viajantes que trouxeram peças do mundo todo ao artista.

Inclusive Selarón deixou parte da sua história nos azulejos, pois foi pintando a mão várias partes da sua vida nas peças.

Pesquise aqui passagem aérea para o Rio de Janeiro

Como chegar na Escadaria Selarón

A Escadaria Selarón fica entre os bairros de Santa Teresa e Lapa e é a terceira atração turística mais buscada pelos turistas do Rio de Janeiro, perdendo apenas para o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

Localizado entre a rua Joaquim Silva e o Convento de Santa Teresa, a escadaria se transformou em um ícone do Rio. 

Para chegar lá de metrô, o viajante deve descer na estação Cinelândia e caminhar cinco minutinhos até a escadaria. De ônibus, pare na rua Mem de Sá. Também é possível ir de Uber ou de táxi até o destino.

O melhor local para chegar e iniciar sua visita é pela rua Teotônio Regadas, de onde será possível logo ver o início das escadarias e fazer a subida a pé.

Escadaria Selarón
Foto: Pxhere

Mas se você por acaso nem está no Rio de Janeiro, comece vendo sua passagem de ônibus das principais cidades até a cidade maravilhosa aqui.

Dicas práticas

O viajante não precisa desembolsar nada para visitar a Escadaria Selarón e nem para fazer fotos no local.

A Escadaria Selarón pode ser visitada a qualquer momento do dia e da semana, mas vale dizer que aos finais de semana e feriados a lotação é bem maior. Então se você quiser tirar fotos sem um monte de gente em volta, vale evitar essas datas.

E se você preferir conhecer a Escadaria Selarón e o centro com um guia, que pode te contar toda a história da cidade e apontar os principais pontos turísticos da região, vale se inscrever nesse Free tour pelo centro histórico do Rio e Lapa. 

Ele não tem um custo definido e os viajantes podem pagar, no final do passeio, o que acharem justo para o serviço da guia. Mais de mil viajantes avaliaram o tour que recebe nota 9,2/10.

O que fazer perto da Escadaria Selarón

Confeitaria Colombo

Pertinho da Escadaria Selarón fica uma atração imperdível do Rio de Janeiro (chega a ser uma ofensa falar que é uma simples refeição, né?), a Confeitaria Colombo é um ponto turístico gastronômico que existe há mais de 125 anos e faz parte da história da cidade.

Uma das mais respeitadas casas comerciais do país, a confeitaria é patrimônio cultural e artístico da cidade e é aquele lugar incrível para você ir com bastante fome!

No local, será possível aproveitar o buffet de chá de confeitaria colombo, aos sábados tem também buffet de café da manhã e para quem prefere comer itens avulsos, o cardápio tem muitas opções de pães, salgados, doces, sobremesas, bolos e servem até almoços executivos. É incrível!

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 32 – Centro

Bar do Amarelinho

A menos de 2 km da Escadaria Selarón está outro ponto turístico famoso da cidade, este referência especialmente entre os moradores. O bar pode ser visitado para uma refeição, para um chopp ou bons drinks, o Bar do Amarelinho é um tour histórico que pode fazer parte da sua história no RJ também.

Este bar já foi point da elite carioca da época, e até hoje sua localização faz parte da história boêmia da cidade. Considerado de grande importância para a região, o Bar do Amarelinho é um dos Patrimônios Culturais do RJ.

Endereço: Praça Floriano 55, Centro, Rio de Janeiro

AquaRio

O aquário do Rio de Janeiro é incrível e uma ótima opção de passeio na mesma região da w. Este é o maior aquário marinho da América do Sul, com mais de 5 mil espécies em 28 recintos.

O espaço é gigante e vale ir com calma (pelo menos meio período) porque tem muita coisa para ver. Apaixone-se pelos tanques com tubarões, arraias, peixes igual do filme Nemo e túneis que o visitante pode passar embaixo e ficar cercado de peixinhos.

Endereço: Praça Muhammad Ali – Via Binário do Porto, s/n – Gamboa, Rio de Janeiro

Hospedagens na cidade

Se você pretende visitar a Escadaria Selarón e outros pontos turísticos da cidade e ainda não sabe onde se hospedar, veja as melhores opções aqui.

Quem quiser ficar em Copacabana, vale conferir Windsor Excelsior Copacabana, Mercure Rio Boutique Hotel Copacabana, o B&B HOTEL Rio Copacabana Posto 5, entre outros.

Windsor Excelsior Copacabana/Foto: Booking

Já em Ipanema temos boas opções também, entre Che Lagarto Hostel Ipanema, Arena Ipanema Hotel, Injoy Lofts Ipanema e mais.

E na Barra da Tijuca, confira, entre vários outros bons, o Windsor Oceanico Hotel, Laghetto Stilo Barra e Américas Gaivota Hotel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.