Quer se sentir em uma viagem à Itália sem nem precisar sair do estado de São Paulo? O bairro Traviú, na cidade de Jundiaí, no interior do estado, vai te fazer sentir na Europa com tanta semelhança ao país da pasta.

Para os apaixonados pela Itália que querem reviver momentos no antigo continente ou mesmo degustar pela primeira vez um gostinho de como é lá, vale a experiência de passar um final de semana que seja neste encantador e charmoso bairro.

O bairro Traviú tem essa semelhança com a Itália por um bom motivo: a região de Jundiaí recebeu inúmeros imigrantes italianos que acabaram se instalando no local há mais de um século, o que faz suas referências ao país serem verdadeiros legados e uma herança das famílias que fizeram residência por lá.

Confira aqui lugares para conhecer no interior de São Paulo em viagens rápidas 

Foto: pexels/Nany Casteleira

Ou seja, não é uma tentativa forçada de fazer parecer a Itália, mas sim a manutenção de costumes e tradições dos italianos que habitam até hoje a região por meio de seus descendentes. 

O bairro Traviú reúne restaurantes, passeios e até vinícolas que remetem à Itália, e o melhor é que tudo isso fica a menos de uma hora da capital paulista.

Vamos conferir com detalhes tudo sobre o bairro Traviú em Jundiaí?

O que fazer no bairro Traviú

O italiano bairro Traviú possui diversas atividades e, entre elas, o destaque está na produção de uva niágara rosada. Hoje em dia são mais de 50 pequenas propriedades responsáveis pela produção.

O bairro é apelidado até de “Terra da Uva” pela quantidade de fruta produzida ali e existem pelo menos três vinícolas que valem a pena conhecer: Adega e Vinícola Santa Cecília, Casa De Pizzo – Jundiaí  e Vinícola Müller e Souza.

A Adega e Vinícola Santa Cecília é praticamente a atração principal do bairro Traviú e tem uma estrutura impressionante tanto de produção de vinhos quanto para receber os visitantes.

Esta adega foi inaugurada em 1974 e em 2016 começou a atender viajantes para o enoturismo. Por lá, os viajantes vão conferir a produção de a uva niágara, branca e rosada e viníferas bordô.

São mais de 10 mil litros de vinho feitos por ano e os visitantes podem fazer um tour guiado na adega e vinícola, conhecendo de perto o parreiral, a fábrica e ainda conferir detalhes da produção.

O ponto alto do passeio é a degustação dos vinhos, que acontece em duas modalidades: a primeira é gratuita, no valor do tour, ou uma mais premium que ainda oferece tábua de frios e alguns outros acompanhamentos.

A Casa De Pizzo é outra opção de vinícola, fundada em 1968 e em 2005 começou a produzir vinhos. O local oferece visitação e uma degustação orientada com vinhos, licores e outros itens produzidos diretamente de seus pomares, como geleias e doces.

O espaço é super gostoso e com um aspecto mais caseiro, o que dá um charme extra.

A Vinícola Müller e Souza também recebe visitas e produz e vende vinhos e cervejas artesanais, com várias opções para quem quiser provar.

Para os amantes de arquitetura, o local também é um prato cheio, já que consegue preservar as inspirações e traços italianos daqueles que construíram casas, igrejas e outros edifícios por lá. Somente sair andando por aí é uma ótima pedida.

Onde comer no bairro Traviú

Além de bons vinhos, o bairro Traviú tem algumas opções excelentes de alimentação e o que não falta por lá são as massas italianas que a gente fica sonhando acordado e só vê em filme depois.

A primeira dica para comer bem uma refeição completa é no restaurante Travitália, que tem um ambiente apaixonante, já que fica dentro de um sítio cercado por muita natureza. Tanto as massas quanto os molhos são produzidos artesanalmente e vale a pena comer a polenta, que é o carro chefe do restaurante.

Para os apaixonados por cafés, o Bella Mattinna vai ser a sua pedida no bairro Traviú. O café da manhã colonial servido por eles é daqueles que ocupam uma mesa inteira e com muitas opções a um valor fixo. São mais de 70 itens e é impossível (e nem vale a pena) comer pouco por lá.

Onde se hospedar no bairro Traviú

Não existem hotéis no bairro, mas o viajante que decidir conhecer a região pode aproveitar para buscar hospedagem na cidade de Jundiaí, em Vinhedo (14 km do bairro) ou em Campinas (cerca de 30 km de distância).

Confira algumas opções que ficam mais próximas ao bairro Traviú:

Intercity Vinhedo: esta opção de hotel de uma famosa rede brasileira fica a apenas 10 km do bairro na cidade de Vinhedo. O Intercity é um hotel voltado para viagens curtas ou empresariais, sem muito luxo, porém com conforto e comodidades, como café da manhã, piscina e estacionamento incluído.

Foto: Booking

Vinhedo Plaza Hotel: mais uma opção em Vinhedo, este hotel tem nota 8,5/10, considerado muito bom pelos viajantes recentes e possui piscina, quadra esportiva e outras amenidades para bem receber seus hóspedes.

Foto: Booking

Summit Millian Hotel: o hotel mais bem avaliado de Jundiaí, o Summit Millian Hotel recebe nota 8,6/10, considerado fabuloso, possui café da manhã incluído e suas acomodações são especialmente bem avaliadas.

Foto: Booking

Quer ver mais hotéis? Clique aqui!

Como chegar no bairro Traviú

Saindo de São Paulo, de carro, o bairro Traviú fica a apenas 70 km de distância em uma viagem que dura cerca de 1h30 pela Rodovia dos Bandeirantes.

Para quem preferir, dá para viajar de ônibus entre as cidades facilmente com a viação Cometa, que faz o trecho diariamente em vários horários. As passagens custam a partir de R$ 20 (por trecho). Preço consultado em março de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.