Conhecer a Patagônia Argentina é objetivo de vida para quem curte ecoturismo e gosta de contemplar paisagens que parecem cenário de filme. El Chaltén é um vilarejo pequeno e queridinho entre quem gosta de destinos cheios de belezas naturais, com possibilidades para trilhas e passeios com vistas de tirar o fôlego.

Localizado na província hermana de Santa Cruz, essa cidadezinha não perde tempo e investe em hotéis, restaurantes e agências de turismo para garantir que os visitantes aproveitem cada segundo de sua estadia.

O que fazer em El Chaltén

Trilhas em El Chaltén

Além de apreciar a paisagem, o que por si só já faria a viagem valer a pena, os turistas que chegam a El Chaltén buscam por atrações que envolvem trekking – não é de se espantar que a cidadezinha seja conhecida como Capital Nacional do Trekking. São mais de 12 trilhas que levam a cachoeiras, lagoas, mirantes e montanhas.

As trilhas são todas sinalizadas e têm acesso gratuito. Você pode fazê-las, portanto, sem a necessidade de contratação de guia.

Confira abaixo as trilhas para o Fitz Roy com suas paradas e distâncias a partir da cidade, para o Cerro Torre e outras trilhas que existem em El Chatén.

Foto: Equipe QCV

A atração mais popular do vilarejo é a Laguna de Los Tres, localizada aos pés da montanha Fitz Roy e considerada uma das paisagens mais belas de toda a América do Sul. Para chegar até ela, é preciso fazer uma trilha que está no lado oposto à entrada da cidade de quase 13 km apenas para ir, muitas pessoas fazem essa trilha parando no meio do caminho no acampamento da Laguna Capri ou no acampamento Poincenot.

Durante o trajeto, você poderá fazer três paradas: no mirante para ver as montanhas próximas a El Chaltén; na Laguna Capri e em outro mirante com vista para o Cerro Fitz Roy.

Um passeio indicado para todas as idades é o Mirador de Los Conderes e o Mirador de Las Águilas. Logo na entrada de El Chaltén, você terá acesso a trilha de poucas horas de caminhada que homenageia duas espécies de aves da Patagônia: a águia e o condor.

Para ter acesso a um dos glaciares do Fitz Roy, faça a caminhada para o Glaciar Piedras Blancas e encante-se com o mirante incrível – suas fotos aqui serão um sucesso, sem dúvidas. Se quiser um caminho com pouco movimento, busque a trilha que começa na Ruta 41.

Para quem gosta de cachoeiras (tem quem não goste?), recomendamos a Cachoeira Chorrillo del Salto, que fica a 3 Km do centro de El Chaltén, perto do Rio de las Vueltas. O caminho também pode ser feito de carro, o que é ótimo para quando você quiser descansar das caminhadas feitas anteriormente – tem um lugar para estacionar seu carro bem pertinho da cachu.

Não deixe de conhecer o Glaciar Viedma, a maior formação glacial da Argentina e a 2º maior da América do Sul. Esse paredão de gelo imenso deságua no Lago Viedma, e é possível conhecer a região durante o verão de três formas: em barco, navegando pelo rio; curtindo a visão da paisagem em um dos mirantes disponíveis no local; ou, para quem curte mais aventuras, através das caminhadas sobre o gelo.

Onde comer em El Chatén

Na Avenida San Martín, que é a principal de El Chaltén, você vai poder escolher entre as várias opções de restaurantes. Com preços variados, o visitante decide se fica em sua zona de conforto e escolhe a boa e velha pizza na hora de fazer um lanchinho, ou se experimenta a culinária típica argentina, com empanadas e parrillas, por exemplo.

Por ser uma pequena vila já bem distante das grandes cidades, a alimentação na cidade é muito mais cara do que a capital argentina e até de El Calafate que é a cidade mais próxima. Existem ótimos restaurantes mas com preços salgados para os brasileiros, mesmo com a conversão paralela.

A cidade conta com muitas panificadoras e restaurantes que oferecem lanche “take away” para você levar para as trilhas, são opções mais baratas. A dica é comprar as famosas Empanadas argentinas que são boas e baratas, e as minutas também (docinhos para aquela hora que precisar de energia).

Há pequenos mercados para compras mas os produtos são bem limitados, o famoso macarrão com molho de tomate e atum ou um risoto pronto.

A cidade se divide basicamente em dois tipos de viajantes: os trilheiros que compram as coisas simples de mercado e take aways, e pessoas mais de idade da Europa que podem ir nos restaurantes mais chiques da cidade 🙂

Como chegar e onde ficar em El Chaltén

O vilarejo fica a 3h de viagem de ônibus de El Calafate. A passagem custa 5500 pesos argentinos, e você pode comprá-la aquivale a pena fazer essa compra com antecedência, especialmente durante o período de alta temporada (verão e outono). Preço consultado em fevereiro de 2023.

O aeroporto mais próximo fica em El Calafate, que recebe voos diretos de Buenos Aires, Córdoba e Ushuaia. Encontre passagens aéreas para El Calafate aqui

Uma opção de hospedagem na cidade é o Rancho Grande, um albergue estilo fazenda que tem vistas incríveis. Aqui, os hóspedes escolhem entre acomodações mistas ou privadas. O restaurante do Rancho oferece café da manhã e opções de pratos diversos durante todo o dia, mas você mesma pode preparar o seu lanche na cozinha do hostel, se quiser.

Foto: reprodução / Booking.com

Outra excelente opção de hospedagem é o Hotel Lago del Desierto, que fica no centro de El Chaltén, a 200 metros do terminal rodoviário da cidade. As acomodações são simples, mas muito aconchegantes, e todas contam com banheiro privativo.

Por fim, recomendamos o Refugio Chalten Hostel, que conta com cozinha compartilhada, guarda-roupas nos quartos, balcão de turismo e Wi-Fi gratuito em toda a propriedade.

Ainda há diversas opções de hospedagem mais baratas no Airbnb, não esqueça sempre de ver com antecedência principalmente na alta temporada, as opções são poucas e a demanda é grande.

A nossa experiência em El Chatén

A equipe do QCV esteve em El Chaltén em fevereiro de 2023 partindo de ônibus de El Calafate.

Cidade de El Chaltén. Foto: Equipe QCV

A cidade é pequena e tudo se faz a pé. Conta com muitas padarias e restaurantes mas os preços estão bem altos comparando com os preços de Buenos Aires, então prepare seu bolso. É muito difícil de ver brasileiros ali, a maioria são turistas americanos e europeus, portanto é comum aceitarem Euro e Dólar nos restaurantes.

Não existe casa de câmbio, portando leve seu dinheiro ou leve dólar ou euro para fazer a conversão em alguns estabelecimentos que fazem no paralelo.

Não existe 4G na cidade, os restaurantes e hospedagens oferecem Wi-fi então aproveite para baixar mapas e informações que precisar quando estiver conectado.

Apesar de ser verão, pegamos temperatura de 0° graus na cidade, pode fazer muito frio e também pode fazer um calorzinho de 15-17° nessa época, leve roupa para todas as temperaturas, incluindo gorros e luvas que irão te ajudar no vento que durante o verão é muito forte na região.

Alugamos um Airbnb que era uma tiny house bem completa e confortável por R$550 a diária o casal e ela fica um pouco afastada da rua principal. Ou seja, os preços de hospedagem também são mais altos…

Como não somos pessoas de trekking fizemos duas trilhas; para o Cerro Torre e paramos no Mirador Cerro Torre que dá uns 4km apenas de ida, e fizemos a trilha para o Fitz Roy parando no Mirador Fitz Roy que dá uns 6km também só de ida. Ou seja, não fomos até os pontos finais que oferecem as vistas mais bonitas.

Mirador Cerro Torre em El Chaltén. Foto: Equipe QCV

As trilhas são de subida… Exigem esforço e não são acessíveis para quem tem problemas de mobilidade. Principalmente a trilha para o Fitz Roy conta com uma subida constante logo no início da caminhada e dizem que o último 1km de subida para a Laguna de Los Tres é extremamente difícil.

Levamos lanches e biscoitos para comer durante a trilha, além de muita água. Não esqueça de levar sua sacola de lixo para voltar todo com o lixo para a cidade, não existem lixeiras na trilha.

Mirador Fitz Roy. Foto: Equipe QCV

Para ter um visual limpo sem nuvens tanto do Cerrto Torre quanto do Fitz Roy é questão de sorte. Porém dizem que no verão há mais nuvens pois é a época de maior chuva na região, apesar das temperaturas mais amenas. Guias da região da Patagônia indicam os meses de março e abril para fazer essa viagem pois há menos vento, menos chuva e a vegetação já começa a ficar amarelada/vermelha com a chegada do outono, dando um charme a mais para a paisagem.

E aí, você já conheceu alguma região da Patagônia? Chegou a passar por El Chaltén? Conte para a gente o que você achou desse vilarejo ou se pretende conhecê-lo em breve!

Colaboração Amanda Santiago

2 comentários

  1. Adoro a Patagonia .já estive lá, em quatro ocasiões, conhecendo El Calafate , ponto de partida para o parque dos glaciares o Vale de La Leona, seguindo depois para Usuaia, quando fui surpreendido por uma fantástica nevasca, que não interrompeu o circuito programado em land Rover 4X4. em outra ocasião ,fiz de Puerto Mont. à laguna de San Raphael à bordo do Escorpio voltando à pueto Mont.fazendo a travessia dos lagos ,para a Argentina,ate Bariloche.Passei oito dias nas Torres Del Paine que foi a maravilha das minhas viagem.Na ultima ocasião, percorri ,desde Puerto Montt, pela Carreteira Austral até a Calleta Tortelem um 4X4 com um motorista /guia.Falta ir à El Chalten no outono.em abril, farei 80 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.