Mesmo que você não curta o agito e a loucura de São Paulo (que tem suas partes boas, vamos combinar!) é inegável que a cidade é uma das capitais mais icônicas do Brasil e do mundo e conhecer um pedacinho da sua história é essencial para entender a sua magnitude, e esse é o caso do Edifício Copan, que faz parte do centro da cidade e acompanha a história da capital.

Encomendado em 1950 pela Companhia Pan-Americana de Hotéis, o Edifício Copan (Copan é a abreviatura do nome da empresa) foi projeto por ninguém menos que o próprio Oscar Niemeyer e foi inaugurado no centro da cidade em 1966.

Considerado até os dias atuais um dos prédios mais importantes e emblemáticos da cidade, localizado na Avenida Ipiranga 200, o prédio foi feito para celebrar o Quarto Centenário da cidade de São Paulo.

A icônica construção chama atenção pelo seu formato de S, que quebra totalmente com a visão que as pessoas têm da cidade, em um mar de ruas retas e um tanto monótonas. Além de esteticamente agradável, o formato planejado por Niemeyer para o Edifício Copan ajudava a ocupar o espaço disponível da melhor forma. Ou seja, teve uma estratégia por trás da beleza!

Foto: Flickr/Wally Gobetz

Como o próprio arquiteto diria: “não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível… o que me atrai é uma curva livre e sensual”.

Continue lendo e saiba mais sobre este ponto icônico de São Paulo e o que fazer no Edifício Copan!

O Edifício Copan

O imponente Edifício Copan tem a maior estrutura concreto armado do país, com 115 metros de altura, 32 andares e 120 mil metros quadrados de área construída, dividida em seis blocos, com um total de 1.160 apartamentos de dimensões variadas.

Para os amantes e entendedores de arquitetura, uma característica do projeto do Edifício Copan é o uso de brises, que além de oferecer proteção solar e conforto térmico, também ajudou a realçar a fachada ondulada. Tudo pensado, né?

Com 20 elevadores e 221 vagas para automóveis no subsolo, o enorme prédio conta com uma área comercial bem bacana, no térreo, aberta ao público com vários comércios bem legais. Vamos te contar sobre eles com detalhes mais abaixo!

Foto: Rhcastilhos/Wikimedia Commons

O prédio, assim que inaugurado, teve uma das maiores valorizações do mercado imobiliária e foi o metro quadrado mais caro da capital paulista. Nos anos 60, morar no centro de São Paulo era sinônimo de poder e luxo.

A proposta do prédio de unir área residencial com comercial veio do edifício americano Rockefeller Center, de Nova York, condomínio que une um grande centro comercial e de lazer e residências até os dias atuais. O prédio é referência e ponto turismo da grande maçã.

Com o passar dos anos, assim como ocorreu em outros prédios da cidade, nos anos 80 o Edifício Copan foi alvo de degradações externas e internas. O local, inclusive, foi ponto de tráfico.

Em 1986, os próprios moradores assumiram as rédeas da situação e passaram a administrar o Edifício Copan, em vez da imobiliária, o que fez com o prédio retomasse seu valor.

Em 2012, a importância do prédio foi reconhecida e o Edifício Copan foi tombado como patrimônio da capital paulista.

Aluguel de apartamento no Copan vira experiência diferente em São Paulo!

Polêmicas sobre a construção e saída de Niemeyer

Uma das maiores “fofocas” envolvendo o Edifício Copan foi a demora na construção. Encomendado em 1950, o projeto passou por muitas modificações durante o processo e, reza a lenda, que foi por isso que o famoso arquiteto desistiu do projeto. 

Foi nesse momento que ele decidiu partir para Brasília e acompanhar as obras do que seria a capital do Brasil.

Com a saída de Niemeyer, o arquiteto Carlos Lemos assumiu a execução da obra do prédio. Essa troca de arquitetos fez com que muitos questionassem o papel de Niemeyer na construção, mas o próprio Carlos Lemos já afirmou que o projeto é do famoso arquiteto. Lemos de fato ergueu o prédio, mas com o planejamento de Niemeyer.

Outra “fofoquinha” do Edifício Copan é que Oscar Niemeyer sequer foi a primeira opção para o planejamento do prédio, e sim alguns arquitetos americanos. Por fim, após alguns desentendimentos, Niemeyer foi escolhido. 

O que fazer no Edifício Copan

Para quem quiser realmente conhecer o Edifício Copan, existe uma visitação guiada que acontece de segunda a sexta em dois horários, às 10h30 e às 15h30. Para participar, é só se dirigir ao bloco F, 15 minutos antes.

Se você quiser conhecer o prédio por fora mesmo e vivenciar um pouquinho da construção, vale a pena conferir as lojas que ficam no térreo, que tem uma variedade bacana e uma ótima qualidade.

Um dos comércios imperdíveis e que pertence à história do Copan praticamente desde o início é o Café Floresta. Sua unidade já tem 40 anos e é ótimo para quem quer tomar um café com bolo.

Um dos bares mais famosos de São Paulo também fica no Copan! O Bar da Dona Onça está há dez anos no endereço, conquistando cada vez mais clientes.

Outra opção de bar, o Fel, fica ao lado da Dona Onça, é pequeno porém aconchegante e o mais legal é que tem um menu com drinks antigos e clássicos.

Outra opção para os amantes de queijo é a loja Queijuz, com itens selecionados e uma variedade impressionante de queijos artesanais, todos de pequenos produtores brasileiros. 

Aproveitando o tour, conheça a Paloma Vinhos, loja com vários rótulos e oferece porções de buteco. 

Outro bom lugar para comer, tomar um café e ainda se encantar com os itens vendidos é a livraria Megafauna, que ainda resiste brava e lindamente nestes tempos digitais, fazendo valer ainda mais a visita.

Para quem gosta de galeria de artes, a Galeria Pivô é um espaço dedicado à arte contemporânea sem fins lucrativos, e sempre recebe exposições.

Todas as opções são bem simples, por isso não espere luxo, mas qualidade e bom atendimento!

+ Encontre aqui passagem aérea para São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.