A cidade de Domingos Martins, no Espírito Santo, é uma pedida certeira para aqueles que buscam refúgio das cidades grandes, aconchego, natureza e calmaria.

O bucólico e pequeno município é uma preciosidade na região Serrana do estado, que envolve o local com belas paisagens, montanhas e clima agradável o ano todo.

Com atrações imperdíveis, boa gastronomia e paisagens naturais, Domingos Martins conquista os viajantes independente da idade.

Confira nosso guia completo para Domingos Martins, saiba onde ficar, os melhores restaurantes, dicas de quando ir e o que fazer enquanto estiver lá.

Uma pequena contextualização sobre Domingos Martins

Localizada a 45 km da capital capixaba Vitória, Domingos Martins foi colonizada por italianos e alemães e mantém até os dias atuais a cultura herdada, por meio de sua arquitetura, festas folclóricas e excelente culinária.

Um dos principais atrativos do município são suas baixas temperaturas, diferente das famosas cidades litorâneas do Espírito Santo, alcançando em média 14ºC durante o ano e caindo ainda mais durante o inverno.

Com o frio, as belas paisagens naturais, a gastronomia, os passeios e o aconchego da Serra, Domingos Martins acaba sendo um destino muito procurado pelos viajantes apaixonados que viajam em casais e até em Lua de Mel.

O que fazer em Domingos Martins

Com atividades ao ar livre e belezas naturais, o viajante vai se encantar com as opções de passeios em Domingos Martins.

As belezas da cidade já começam logo na entrada em seu belo portão, cartão postal da cidade, que possui um estilo colonial muito bem preservado.

Depois, conheça a Praça Dr. Arthur Gerhardt, um local muito simpático para passear com a família e tirar belas fotos.

A atração mais visitada em Domingos Martins na verdade fica em sua cidade vizinha, Pedra Azul, a 50 km da cidade: Parque Estadual da Pedra Azul. O parque é uma excelente opção para quem gosta de ver fauna e flora, fazer trilhas ecológicas e ainda visitar lojinhas locais. Lá será possível ver a formação rochosa de 1822 metros de altura.

Ao lado do parque, vale conhecer o Bosque das Cerejeiras, um passeio contemplativo super bacana para ver as flores de cerejeiras, árvores japonesas que não existem nessa dimensão em muitos locais do Brasil.

Quem estiver por ali, já vale conhecer e fazer a Rota do Lagarto, uma estrada de 8 km envolta da Pedra Azul que reúne restaurantes e pousadas, ali será possível ver paisagens muito bonitas e ainda tirar fotos próximo ao lago negro.

Mais um programa para toda a família, o Zoo Park da Montanha fica dentro de Domingos Martins, possui mais de 150 animais e é o único zoológico do estado.

Dicas de hospedagem em Domingos Martins

Domingos Martins possui uma boa variedade de hotéis e pousadas, e apesar de não contar com redes hoteleiras internacionais ou uma imensidão de opções, os viajantes não vão se sentir desamparados.

Muito pelo contrário, a hotelaria de Domingos Martins é consideravelmente elogiada e o viajante vai facilmente encontrar algo que se encaixe no seu gosto e orçamento. 

Confira uma lista de hospedagens que o Quanto Custa Viajar separou para te ajudar a fazer a melhor escolha para sua viagem.

Para quem quiser, ainda existem boas opções em Pedra Azul, que como já comentamos fica a 1h da cidade.

Pousada Vila do Loro: esta belíssima pousada possui um requinte rústico para encantar seus hóspedes, dispõe de piscina ao ar livre, café da manhã incluído nas tarifas e acomodações confortáveis com vista da montanha.

Os quartos ainda possuem Tv, Wifi, banheiro privativo e frigobar. Se precisar, o estacionamento gratuito está disponível no local.

Os hóspedes recentes avaliaram a pousada com 9,7/10, considerada excepcional.

Foto: Booking

Pousada Restaurante Portal do Ceu: para quem quer se sentir ainda mais imerso na natureza, esta pousada é uma ótima dica. Com quartos que possuem paredes de vidros para a mata, o visitante aproveita uma vista panorâmica incrível da paisagem do próprio quarto.

A propriedade possui um terraço ao ar livre, restaurante, estacionamento, wifi e quartos muito bem equipados. O café da manhã, avaliado como muito bom, também está incluído nas diárias.

Foto: Booking

Pousada na Montanha: esta opção é um pouco mais simples e também mais econômica que as demais, uma ótima escolha para quem quer passar o dia passeando e aproveitando as dependências da pousada.

Com piscina ao ar livre, café da manhã incluído, wifi e estacionamento, o viajante se sentirá bem acolhido aqui.

Foto: Booking

Pousada Pedra Azul: como o próprio nome sugere, esta opção fica na cidade de Pedra Azul, vizinha de Domingos Martins. Esta é a pousada mais tradicional e popular de Pedra Azul, com uma vista incrível da pedra e imersa na natureza.

Com muita fauna, flora, cachoeira e lago na propriedade, a Pousada Pedra Azul fica ao lado do Parque Florestal e possui piscina ao ar livre e buffet de café da manhã.

Foto: Booking
Foto: Booking

Onde comer em Domingos Martins

Comida boa é o que não falta em Domingos Martins, pode ter certeza. Com aquela influência italiana e alemã, espere uma culinária excepcional e cervejas artesanais na região.

Para quem quer aproveitar o melhor da influência alemã na cidade, aposte no Fritz Frida Restaurante e Chopperia e descubra pratos da gastronomia típica alemã.

Quem quiser aproveitar pratos italianos, conheça o Restaurante Don Due, fica em Pedra Azul mas com certeza merece a visita.

Restaurante Italiano Don Due/Foto: Divulgação/facebook

Para comer carne, parrilla e churrasco, tenha uma experiência diferenciada no Aromen Parrilla Bar.

O Expresso 37 Café é uma excelente opção logo na estrada próxima a cidade, com um ambiente muito charmoso oferece várias opções de pães, lanches e cafés.

Quando ir

As paisagens, atrativos e acomodações em Domingos Martins estão disponíveis o ano todo para receber o viajante, mas por ser um destino nas montanhas, combina bastante com o outono e inverno, especialmente para quem curte as baixíssimas temperaturas.

Só vale dar uma conferida na previsão do tempo e evitar períodos de chuva, para não perder os passeios que acontecem ao ar livre.

Como chegar em Domingos Martins

Domingos Martins está na região das Montanhas Capixabas, bem pertinho da capital Vitória, a apenas 45 km, por isso quem for do estado ou da capital, pode aproveitar para ir de carro, começando pela BR-101 e depois seguir pela BR-262 em uma viagem de cerca de 1 hora.

A maioria do trajeto de carro possui pista dupla, mas por estar em região Serrana, alguns trechos possuem curvas bem fechadas e perigosas (além de apenas uma pista), feitas à beira de um abismo, mas com atenção e com a ajuda dos muitos radares de velocidade presentes na estrada, os acidentes diminuíram no local.

Ainda é possível ir de ônibus saindo da capital com a viação Águia Branca ou Viação Alvorada.

Para quem é de fora do estado, aposte em pegar um voo até Vitória e seguir o caminho com um carro alugado, de ônibus ou até mesmo de táxi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.