A sensação de sobrevoar paisagens vastas observando a raça humana de cima com a consciência de cruzar distâncias sobre-humanas a altas velocidades é uma sensação inigualável de uma viagem de avião. Porém, esse apelo aos sentidos, inesquecível na primeira vez, pode ser obscurecido por um processo incontornável dos voos: o tempo de espera no aeroporto.
Em viagens internacionais, já é recomendável se adiantar de duas a três horas para fazer o check-in e evitar imprevistos que inviabilizam o embarque. Se nesse cenário trivial já se passa bastante tempo ocioso, o que dizer das situações com atrasos realmente expressivos e cancelamento de voos? Basta lembrar do apagão cibernético nos aeroportos do mundo neste ano para visualizar uma tempestade perfeita – tanto em termos de prejuízo financeiro quanto em perda de tempo.
Essa dinâmica é exaustiva mesmo na primeira vez. Torna-se insuportável para quem tem condições de repeti-la mais vez ou simplesmente depende de aviões para deslocamento regularmente (especialmente em família).
Arranjar alguma distração nesse contexto parece como tirar leite de pedra… Mas, além de possível, também pode ser útil e divertido – ao menos enquanto não se embarca. Respire fundo, pegue lápis e caneta e vamos a uma seleção de atividades.
Mudar a mentalidade
A reação imediata diante de cancelamento, atraso ou simplesmente mais tempo a se esperar do que o previsto dificilmente é boa. Impaciência, raiva, negatividade, indignação são alguns dos sentimentos que afloram mais instintivamente – não há como evitar.
De fato, não os evite. Apenas controle-os o suficiente para seguir agindo civilmente diante de entraves. Em seguida, tente enxergar a situação da perspectiva estóica: você está diante de um mal sobre o qual não exerce controle. Tendo consciência desse fato, todo o sofrimento sentido até que a situação se resolva é opcional.
Então, procure ser minimamente flexível e abraçar a possibilidade de ao menos se deparar com algo diferente ou interessante nessa passagem pelo aeroporto.
Recarregue as baterias
Com a cabeça no lugar, você pode carregar suas baterias antes de proceder com a aventura. O celular concentra praticamente tudo o que precisamos no cotidiano. Para o bem ou para o mal, esse utilitário precisa estar ativo e funcionando.
Felizmente, a maioria dos aeroportos atualmente traz tomadas livres para carregamento. Verifique o estado delas e, se íntegras, plugue seu carregador. Quanto ao Wi-Fi público, há ressalvas para seu uso.
Não deixe de entender como usar uma VPN antes de viajar: esse tipo de programa estabelece uma conexão segura à internet que transpõe obstáculos à cibersegurança apresentados pelos Wi-Fi públicos, que devem ser devidamente explicados.
A internet virou um serviço essencial já há alguns anos. Cientes disso, aeroportos e estabelecimentos de todo o mundo fornecem redes de internet sem fio de acesso público. Embora sejam convenientes, são também muito visadas por cibercriminosos. A mera conexão a essas redes pode abrir uma vulnerabilidade a ser explorada por eles, que pode render vazamentos de dados e invasão de dispositivos.
A grande vantagem da VPN, nesse contexto, é criar uma defesa das comunicações virtuais. Toda informação trocada por um cliente VPN na internet é codificada e isolada de bisbilhoteiros e terceiros mal-intencionados, transpondo os riscos de Wi-Fi públicos.
Explore o ambiente e relaxe
Reconheça que dificilmente você encontrará algo eletrizante num aeroporto. Mas algo interessante pode cruzar seu caminho. Com as baterias cheias e o descanso em dia, faça um reconhecimento do ambiente forasteiro.
Qual é o tamanho do aeroporto e quanto tempo leva para se locomover dentro dele? Onde fica a praça de alimentação? E as lojas que podem te interessar?
Além de ser um pequeno oásis consumista encravado no tempo de espera de viajantes, alguns desses espaços fornecem opções realmente diferentes e que podem proporcionar vivências relevantes. Aeroportos como o de Guarulhos abrigam capelas ecumênicas, que podem ser um ponto relevante para contemplação em meio à loucura para viajantes em sintonia com sua espiritualidade interior.
Arte e contemplação
Já outros aeroportos abrigam salas de yoga. Não são poucos: Frankfurt, Miami, Helsinki, Dallas e Londres são apenas alguns destinos internacionais que abrigam salas para relaxamento e exercício corporal.
Embora não sejam regra, você poderá encontrar em outros aeroportos acervos de arte e esculturas. O acervo do aeroporto de Canberra, na Austrália, por exemplo, bebe de diversas tradições artísticas e reúne experiências sensoriais que vão de imagens figurativas até estruturas imensas que compõem instalações mais modernas e abstratas. Quem sabe não há algo rico por onde você passa também?
Por fim, a paisagem humana também é um diferencial numa viagem. Nenhum lugar é exatamente igual ao outro e, no entanto, sempre há dinâmicas e personalidades semelhantes a serem observadas. Mantenha os olhos abertos para novidades no gênero humano em novas localidades – talvez você possa até mesmo travar contato com novas amizades.
Caça ao tesouro no duty free
Os impostos sobre consumo são velhos companheiros de todo cidadão brasileiro. Na maior parte das vezes, sequer percebemos sua presença, mas eles estão ali, baforando em nosso cangote. A grande magia das lojas duty free em aeroportos é ter o breve privilégio de contornar os polpudos tributos do consumo vindo de uma boa viagem e a caminho de casa.
As escolhas óbvias dessas lojas são as grandes marcas de segmentos altamente taxados no Brasil: bebidas alcoólicas, perfumaria, dispositivos eletrônicos. A jornada consumista pode ser altamente tentadora e mesmo supérflua, portanto pode ser um bom momento para identificar também produtos essenciais ou impossíveis de encontrar na “terrinha” e fazer uma boa aquisição.
Não se esqueça que as compras devem respeitar uma cota alfandegária equivalente a mil dólares! Caso contrário, a mordida do Leão poderá ser ainda mais dolorida do que o habitual…
Buscar compensação
Se o seu tempo de espera decorre de um atraso sério ou cancelamento, talvez você possa degustar o doce sabor da compensação financeira. Empresas aéreas frequentemente aumentam tarifas e criam taxas adicionais para bagagens e outras facilidades, então essa restituição tem um tempero especial de vingança…
As regras mudam conforme as leis locais em voos internacionais, mas a legislação brasileira prevê uma série de compensações aos clientes em voos atrasados ou em caso de cancelamento. A partir de 4 horas de atraso, já é possível solicitar acomodação e hospedagem, além do transporte. Para além desse tempo, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determina reembolso integral, além de outros auxílios que variam conforme a localização ser em conexão ou num voo de partida.
Buscar seus direitos tende a ser uma tarefa chata, especialmente em casos de imprevistos como atrasos e cancelamentos. Mas essa aqui pode valer alguns minutos a mais de sua atenção…
Opções gastronômicas
Está com uns trocados a mais no bolso? Se sim, por que não explorar os cafés e restaurantes do aeroporto?
Comida nesse ambiente tipicamente pode ter preços exorbitantes, o que é um claro fator repulsor. Por outro lado, grandes cadeias de restaurantes ausentes no Brasil e opções inusitadas podem ser fortes atrativos em aeroportos internacionais.
Um ambiente diferente e boas comidas e bebidas podem cumprir um papel muito significativo em “reprogramar” nosso ânimo diante de adversidades. Talvez o impulso dado pelo estômago seja o que falta para fornecer alguma perspectiva de prazer.