Para os fãs de adrenalina, atividades ao ar livre e que querem conquistar as trilhas mais legais do mundo, provavelmente a famosa trilha Kjeragbolten na Noruega não é estranha para você, local onde é possível tirar uma foto em cima de uma rocha que fica “pendurada” e “presa” entre dois paredões rochosos. Só de olhar a foto da trilha Kjeragbolten dá frio na barriga!

trilha Kjeragbolten
Foto: GoodFon

A Noruega tem uma das paisagens naturais mais incríveis e surpreendentes do mundo, com um cenário mais impressionante que o outro, cercado por Fiordes, montanhas nevadas, vulcões e mais. Por isso não é de se estranhar que muitos viajantes busquem o país para fazer algumas atividades específicas ao ar livre. 

A Noruega também é referência quando o assunto é turismo de aventura e suas trilhas são algumas das mais famosas do mundo, como é o caso da trilha Trolltunga, que já te contamos tudo aqui, e da trilha Kjeragbolten, que já te adiantamos é o tema deste guia. 

Junto a trilha de Preikstolen, essas são as três mais procuradas por viajantes do mundo todo durante as viagens à Noruega.

Se você já conhecia a trilha Kjeragbolten e quer mais detalhes ou nunca ouviu falar e pode considerar incluir esta trilha na sua viagem, continue lendo para conferir todas as dicas para realizá-la com sucesso.

| Encontre aqui passagem aérea barata para Oslo na Noruega

Como é a trilha Kjeragbolten

A trilha Kjeragbolten é composta de um percurso de aproximadamente 5 km só de ida, totalizando 10 km ida e volta, só que a ida é praticamente composta apenas por subidas bem íngremes. 

No ponto de partida da trilha existe uma pequena infraestrutura, com banheiro e conveniência para quem quiser comer algo na subida ou na descida.

Os visitantes costumam demorar entre 2h e 2h30 para realizar o percurso de ida, daí quando alcançam o topo gastam um tempinho com fotos, apreciando a paisagem ou até fazendo um piquenique e depois voltam, ficando cerca de 1 hora no topo e demorando mais quase 2h30 para descer.

O caminho de subida da trilha Kjeragbolten consiste em subir três montanhas diferentes e a primeira é a mais desafiadora. Passando ela, que é a mais íngreme, o caminho fica mais tranquilo. Existe uma corrente de ferro que funciona como um apoio para os visitantes se guiarem e também se apoiarem caso necessário. 

A volta, embora seja descida e “pra descer qualquer Santo ajuda”, não é tão fácil assim porque você deverá se segurar e fincar o pé no chão para não sair rolando ladeira abaixo. Este pedaço também requer atenção!

A vista da trilha é incrível, com momentos de surpresa o tempo todo, já que você vai praticamente caminhando dentro de um fiorde.

trilha Kjeragbolten
Foto: Flickr jbdodane

Embora demore um tempo para completar a trilha Kjeragbolten, ela não é considerada um nível avançado de dificuldade, seria classificada como média segundo os experts em trilhas. Ainda assim, sem o preparo físico necessário, sem as roupas adequadas e sem mantimentos e água para fazer o percurso, o viajante pode ter dificuldades,

O viajante pode levar uma garrafinha de água vazia e ir enchendo no caminho, já que a água do rio que passa por ali é potável.

Por ser uma trilha muito visitada, ela é toda sinalizada, sem riscos do visitante se perder no caminho.

No final dessa caminhada cheia de sobes e desces, o viajante enfim vai se deparar com a paisagem que justifica todo o esforço: no topo da trilha fica a rocha que dá nome ao passeio, a Kjeragbolten, que fica presa entre dois paredões acima de um precipício de mais de mil metros de altura.

É normal chegar lá e encontrar uma pequena fila para tirar fotos, onde os mais corajosos sobem na pedra, onde não há qualquer segurança ou cabo para segurá-los. Apesar do perigo, a maioria sobe.

E além da Kjeragbolten, a paisagem ao fundo é do Lysefjord, um fiorde com mais de 40 quilômetros de profundidade e que também rende fotos belíssimas. 

Para realizar a trilha Kjeragbolten o viajante não é obrigado a ter equipamentos específicos, bastões de trekking e nem contratar guias turísticos para auxiliarem, como acontece com muita frequência na trilha de Machu Picchu, por exemplo. 

Ainda assim, existe a possibilidade de contratar este tipo de serviço e ir com um grupo especializado em trilhas, o que pode ajudar e muito aqueles que não tem tanta experiência ou segurança em fazer a atividade por conta.

Quando fazer a trilha Kjeragbolten

Dependendo da época do ano que você for realizar a trilha Kjeragbolten, atente-se ao horário previsto do pôr-do-sol para não voltar no entardecer, já que na Noruega os dias são bem mais curtos. 

No auge do inverno, por exemplo (dezembro a março), os dias tem só 6 horas de luz e 18 horas de noite, então a trilha não abre por segurança. 

Essa é uma dica preciosa inclusive: se seu objetivo for fazer a trilha, você deverá visitar a Noruega durante o verão, única estação em que a trilha Kjeragbolten funciona, entre junho e setembro. No resto do ano, ela é considerada perigosa e fica fechada.

Como chegar na trilha

A trilha Kjeragbolten fica ao sul da Noruega, a 380 km da capital Oslo, na pequena vila de Lysebotn. Assim, o primeiro passo para o viajante que quer realizar a trilha é encontrar passagens aéreas do Brasil até Oslo.

Ao chegar em Oslo, para quem quer realizar a  trilha Kjeragbolten, o ideal é encontrar cidades bases próximas para se hospedar, comer e mais, já que Lysebotn não conta com estrutura para isso e não compensa e não daria tempo de fazer um bate e volta saindo da capital Norueguesa. 

Assim, vale a pena procurar hotéis nas cidades de Stavanger, a 3 horas de viagem da trilha, ou em Tjørhom, bem mais próxima ao início da trilha Kjeragbolten. Vale avisar que Stavanger costuma ser a preferida dos viajantes, já que tem uma estrutura bem boa e maior que em Tjørhom, que é praticamente só uma vila mais bem preparada que Lysebotn.

Assim, de Oslo, o viajante deve buscar transporte até a cidade que pretende ficar próxima a trilha. É possível ir de carro, ônibus, trem ou em voo interno até Stavanger.

Uma vez em Stavanger, por exemplo, o viajante pode ir com o serviço de ônibus turístico da cidade que deixa os visitantes aos pés da trilha. A passagem de ônibus custa 40 euros e inclui a volta. O ônibus de turismo fica 6 horas esperando os viajantes, ou seja, ele tem que subir, apreciar a paisagem e voltar dentro deste tempo.

Considerando que são 3 horas de ida, mais 6 horas de passeio e mais 3 horas na volta, o viajante vai gastar o dia todo para fazer a trilha Kjeragbolten.

Também é possível chegar na trilha de carro alugado, caso tenha optado por isso, mas vale dizer que o estacionamento costuma encher rápido, então chegue cedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.