Com a rotina que a maioria das pessoas levam, chega uma hora que o estresse derruba e aí não tem mais jeito, é preciso tirar um tempo off para repor as energias. Até mesmo planejar as férias pode ser uma atividade que cause nervosismo, então o ideal para uma viagem zen é selecionar um lugar onde tudo conspire a seu favor.

Existem algumas opções para quem quer ter dias agradáveis, sem preocupação, com uma alimentação balanceada e tudo mais, mas é importante buscar por algo que alimente não só o corpo, mas o espírito. E como você vai conseguir fazer isso? Seguindo as dicas abaixo dá para encontrar a ideia que combina mais com você e com o que precisa neste momento.

Viagem zen

Vá para um retiro espiritual

Os retiros espirituais são experiências bem interessantes para quem precisa, urgentemente, se desligar de tudo e entrar em contato com seu eu interior. São lugares onde o tempo passa mais devagar ou sequer é contado. Normalmente estão ligados a serenidade e a tranquilidade, sendo que em alguns você faz voto de silêncio e fica bem longe dos gadgets. Na Chapada dos Veadeiros, o Paraíso dos Pândavas oferece pacotes até para o Natal e Réveillon.

Viagem Zen

Conheça uma ecovila

As ecovilas são comunidades sustentáveis para quem já chutou o balde de vez e foi em busca de maior qualidade de vida. Mesmo que você não queira ou ainda não possa fazer isso, dá para conhecer e praticar vivências por alguns dias. Na Colômbia, por exemplo, tem a Varsana Eco-Yoga Village, uma aldeia vegetariana onde só se consomem alimentos orgânicos a partir da permacultura e a prática da ioga é constante. No Brasil também existem várias.

Viagem Zen 2

viagem Zen 1

Se hospede em lugares que trazem novas experiências

Ao invés de ir para uma cidade comum e se hospedar num hotel, por que não sair totalmente da rotina dormindo em lugares inusitados? Na Bahia, a pousada Pé de Mangaba está próxima a uma das mais belas praias baianas e oferece hospedagem em casas de adobe. Os hóspedes ainda aprendem sobre sustentabilidade e, se não tem grana, mas têm algo a ensinar, pode ser que consigam ficar lá sem pagar nada.

pe de mangaba

Outra opção é sair por aí em busca das estrelas e da aurora boreal. Alguns hotéis oferecem um tour completo e ainda têm quartos com teto de vidro, onde os hóspedes podem observar debaixo das cobertas. O Hotel Kakslauttanen, na Finlândia, é um dos que oferecem este tipo de serviço. Ainda dá para recorrer a casas na árvore também!

ViagemZen4

Passe alguns dias num resort ou hotel fazenda

Os viajantes mais exigentes sempre podem recorrer aos conhecidos resorts. O Brasil está repleto deles, nas mais variadas modalidades e preços, conforme mostramos aqui. A grande maioria deles oferece serviços de spa, com massagens, tratamentos para corpo e pele e ofurô para que todos fiquem relaxados. No Arraial D’Ajuda Eco Resort, na Bahia, os hóspedes contam com espaço zen, piscinas, aulas de ioga, sauna e uma bela praia com piscinas naturais. Se isolar numa ilha desse jeito não parece uma má ideia…

ViagemZen5

ViagemZen6

Embarque numa viagem voluntária

O chamado “voluntourism” tem ganhado muitos adeptos ao longo dos anos. Diversas agências especializadas oferecem um programa completo de viagens onde os interessados já são diretamente encaminhados para uma ONG de interesse que aceite o trabalho voluntário por uma alguns dias, semanas ou até meses. África do Sul, Peru, Sri Lanka, Tailândia e Índia são os principais destinos onde se concentram projetos sociais e ambientais. Você pode cuidar de elefantes órfãos na Namíbia ou participar de programas educativos com crianças africanas, por exemplo. Fazer o bem e conhecer novas culturas certamente vai te dar outras perspectivas.

Voluntourism-3

A western volunteer gives a ride to a Thai boy in the ORGANIC GARDEN at the HOME AND LIFE ORPHANAGE in PHANGNGA - KHAO LOK, THAILAND

Pratique o glamping ou o camping

Acampar é uma atividade bastante prazerosa por conta do contato com a natureza e o espírito de aventura. Ao invés de acordar no meio dos prédios de sempre, que tal acordar olhando as montanhas? Quem exige um pouco mais de conforto e ainda assim quer descansar e curtir o meio ambiente pode recorrer ao glamping, um tipo de camping mais luxuoso, sediado sempre em lugares incríveis. Dá para se hospedar em tendas no meio do deserto de Marrocos ou em cabanas rústicas na floresta.

viajar sem grana3

Glamping9

Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.