Viajar é estar aberto ao novo. A partir do momento que abrimos nosso coração e carteira para fazer uma trip, estamos cientes de que muita coisa será novidade. Mas, infelizmente, não estamos imunes a passar por perrengues de viagens, já que até mesmo um voo cancelado pode mudar todo um roteiro de férias.

Entretanto, existem boas práticas para ajudar você a se prevenir ou resolver a encrenca de um jeito mais fácil. Veja quais são conferindo nossas dicas!

1. Faça suas reservas com antecedência

perrengues de viagens
Foto: PxHere

É muito importante que você tenha um roteiro bem definido antes mesmo de embarcar. Assim, você realmente sabe quantos dias vai ficar em uma cidade e pode fazer as reservas de hotéis aqui mesmo no Brasil! Inclusive, até mesmo deixar um carro previamente alugado antes de chegar ao destino é possível. Muitas vezes, ao alugar um carro pela internet, o valor das diárias sai mais em conta do que no guichê.

É possível chegar ao destino e encontrar uma hospedagem com facilidade? Pode ser que sim! Mas, não seja vida loka! Se você estiver viajando na alta temporada ou em feriados na cidade que visita, encontrar um hotel ou hostel pode ser complicado. Se for para cidades movimentadas com grande apelo turístico também! Isso sem contar no fato de que você está sujeito a arcar com o preço que disserem. Sem muita opção, você terá que pagar o valor definido pelo estabelecimento.

Tem um montão de site ótimo para você fazer reservas online, como o Booking.com, por exemplo. Nós, aqui do Quanto Custa Viajar, sempre usamos a ferramenta e até hoje não tivemos problemas (e olha que são alguns aninhos de estrada, hein).

2. Contrate um seguro viagem

Foto: Next Seguros

Você já deve ter visto quanto custa, em média, um tratamento hospitalar em outros países, certo? Nos Estados Unidos então, os valores para quem quebra um dedo são exorbitantes. Agora, imagine-se nessa situação, estar viajando de férias, sofrer um perrengue de saúde e não ter grana para cobrir as despesas!

Aquele ditado antigo de “é melhor prevenir do que remediar” precisa estar na sua cabeça na hora de planejar uma viagem internacional (e nacional também, muitas vezes, no caso de quem não tem plano de saúde com cobertura nacional). Você nunca sabe quando vai precisar de algum atendimento, seja por conta de um acidente, uma crise de rim ou uma intoxicação alimentar. Para isso, ter um seguro viagem é essencial!

Cobertura para extravio de bagagens

Um seguro viagem, inclusive, é mais uma garantia para não sofrer em casos de bagagem extraviada, já que muitas apólices de boas seguradoras possuem cobertura para esses perrengues de viagem. A Next Seguro Viagem oferece esse tipo de contratação suplementar em todos os planos. Fique sempre atento, pois essa cobertura adicional pode ser importante.

Cobertura para voo atrasado/cancelado

Perrengues de viagens com voos cancelados e atrasados também são chatos e muitas vezes difíceis de prever. Por isso, coberturas adicionais que oferecem suporte para essas situações, com compensações financeiras muitas vezes, são sempre bem-vindas. Avalie se a seguradora disponibiliza isso para você — a Next tem essa opção 😉

3. Evite comer alimentos diferentes no começo da viagem

perrengues de viagens
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Está vendo esses grilos desidratados e fritos na foto acima? São bem tradicionais no México… E você nem imagina a alergia que tive comendo apenas UM deles!

Quando viajamos para destinos diferentes, uma das coisas que mais gostamos é provar a culinária local, não acha? São sabores e aromas que muitas vezes já sonhamos em experimentar antes mesmo de chegar à cidade! Mas, não é porque você já tem um seguro viagem para cobrir despesas médicas que você deve extrapolar!

Quem já tem alguma restrição alimentar ou que vira e mexe sofre com alergias deve ficar ainda mais atento! A dica é evitar comer alimentos muito diferentes da sua rotina, principalmente no comecinho da viagem. Ficar com intoxicação alimentar ou todo pipocado com alergia não é legal. Você perde dias que poderia estar curtindo a viagem ou nem aproveita bem um passeio.

4. Leve um kit médico

perrengues de viagens
Foto: Pexels

Dores de cabeça, dores musculares e até mesmo algum piriri leve são coisas que podem acontecer durante uma viagem a outro país. A dica é conversar com seu médico de confiança e preparar uma bolsinha com medicamentos e demais itens de primeiros-socorros.

Não é levar uma mala médica! São os remedinhos que você sempre usa quando fica indisposto, além de esparadrapos, band-aid… Coisas simples que podem ser necessárias caso você se machuque levemente. Repelente e protetor solar também são importantes na hora de arrumar essa malinha! Se for uma situação mais grave, o seguro viagem está sempre aí para te ajudar!

5. Faça suas malas com atenção

Foto: Esatta Card

Você já fez sua bolsinha com kit de primeiros-socorros. Agora, é hora de montar sua mala! A atenção especial fica na arrumação da volta, principalmente porque queremos trazer lembrancinhas e até alimentos para continuar relembrando a viagem pela boca. Aqui, muita atenção para não enfrentar perrengues de viagens!

Se você resolver transportar comida, muitos países são bem rigorosos durante inspeções (o Chile é um deles, por exemplo). Fique bem atento na hora de preencher formulários de imigração, isso porque se você estiver trazendo algum alimento diferente, é possível que os agentes revistem sua bagagem, apreendam o produto e, na pior das hipóteses: apliquem uma multa!

6. Fique de olho na previsão do tempo

perrengues de viagens
Foto: PxHere

O seguro morreu de velho! Sempre que for viajar para outro país, confira como estão as condições climáticas para preparar uma mala com itens coerentes. Assim, você não gasta “à toa”, comprando casacos ou até capa de chuva porque foi pego de surpresa.

Vai viajar para destinos que são rotas de furacões? Pesquise sobre o assunto com antecedência! Muitos lugares têm temporadas de tempestades e furacões. No Caribe, por exemplo, de junho a novembro é o período que a maior incidência de furacões acontece (cerca de 97% das atividades ocorre nesse período, com base em estudos que partem de 1851)! Ainda dentro desse período, setembro é sempre o mês com maiores chances de algo acontecer. As chances de ser diretamente atingido por um furacão são baixas, mas o fato de ter chuvas no período pode atrapalhar sua viagem. Se você tem informação científica sobre isso, saiba que pode se planejar de outra maneira.

7. Confira e cuide bem dos seus documentos

visto americano
Foto: Pixabay

Passaporte, dinheirinho, cartões de crédito, comprovante de hospedagem… Enfim, está tudo guardado e sempre perto de você? Há quem acredite que seja exagero usar doleiras, mas dentro da sua calça ninguém mexe! Caso aconteça de perder o passaporte, você deve ir até o Consulado Brasileiro mais próximo para solicitar um novo. O processo pode demorar, além de gerar custo extra.

Esses dias, vi o relato de uma viajante superexperiente que teve seus pertences furtados dentro de um trem no Leste Europeu. A bolsinha com documentos e dinheiro estava no fundo de uma mochila. Ela dormiu durante a viagem, já que estava em uma cabine sozinha, e alguém foi lá, enfiou a mão no fundo da mochila e pegou a bolsinha. Não basta deixar “escondido”, com malandro profissional em todo canto do mundo, você tem que ficar esperto para não sofrer com perrengues de viagens! Ela felizmente conseguiu recuperar os documentos, mas não o dinheiro!

8. Leve dinheiro em espécie

perrengues de viagens
Foto: Pixabay

Isso serve tanto para viagens no Brasil quanto no exterior. Aqui no país, ainda existem vários lugares que não aceitam cartões de crédito ou de débito. Por isso, ter a graninha na mão é sempre importante — até mesmo para conseguir um desconto.

Fora do Brasil, se você for pagar algo com cartão, saiba que terá cobrança de IOF e tudo ainda vai depender da cotação do dia para ter o valor fechado na fatura. Acaba sendo mais fácil se perder nas contas e no orçamento dessa maneira. Isso sem contar que muitos cantinhos aqui na América do Sul também não aceitam cartões.

Viu como são boas práticas, mas que podem evitar perrengues de viagens? Seja para onde for, procure uma seguradora para viajar com mais tranquilidade, já que muitos problemas são amenizados com a ajuda deles!

*artigo patrocinado por Next Seguro Viagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.