Que tal desbravar a maior festa de cerveja do mundo? Separamos 8 dicas básicas para curtir a Oktoberfest na Alemanha, terra natal da celebração que virou febre mundial, além de ser uma das maiores produtoras da bebida entre os demais países. O evento costuma reunir mais de 6 milhões de pessoas e produz mais de 7 milhões de litros de chope!

Sediada em Munique, a Oktoberfest “oficial” promove 17 dias de comemoração regada a cevada. Essa é a chance de provar diversos tipos de chopes, servidos pelas principais cervejarias do país, com direito a música alemã, vestimentas tradicionais, comidas típicas e muita, mas muita animação.

Para 2018, já reserve as datas entre 22 de setembro e 07 de outubro no calendário. 

Reserve o hotel com antecedência

Para ficar mais próximo do local da festa, lembre-se de fazer reservas com antecedência para garantir sua vaga, afinal, o movimento é enorme. Quanto mais demorar, mais caras serão as diárias e menos chances terá de encontrar um lugar bem localizado. O Airbnb e o couchsurfing também aumentam suas ofertas nesse período. O mesmo acontece com o transporte; se for utilizá-los, reserve meses antes da data. Em meados de Abril já é aconselhável fazer suas escolhas. Clique e confira as opções de hospedagem.

Leve dinheiro

Durante a Oktoberfest não é possível passar cartão na maior parte dos lugares, então separe os euros para pagar o que consumir. A caneca costuma ter custo de aproximadamente 10 euro. O dinheiro será investido em comida, bebida, parque de diversão, loja de souvenires e etc.

Fique atento aos horários

Os alemães levam a coisa a sério: a festa começa muito cedo, por volta das 8h. E as tendas não demoram a lotar, especialmente nos finais de semana, então não chegue tão tarde se quiser aproveitar e garantir um lugar nas mesas. Após as 12h o lugar já está bem cheio e impossível de entrar nas tendas. As 0h já começam a fechar as portas. Se estiver na companhia de muitas pessoas, vale a pena reservar uma mesa pelo Beer Tents, também com antecedência, mas não espere que o valor seja baixo.

Se enturme

Quem está na chuva é pra se molhar e o mesmo vale para a Oktoberfest. Não adianta chegar lá com carão e cara de poucos amigos porque isso definitivamente não vai diminuir as filas e nem tornar o passeio mais agradável. Essa é uma ótima oportunidade de fazer novos amigos, conhecer gente de vários cantos do mundo e, pelas mesas serem coladinhas umas nas outras, vai ficar bem fácil puxar papo. Timidez não tem vez!

Vá a caráter

As vestimentas típicas alemãs fazem sucesso na Oktoberfest e são parte da cultura da festa desde o ano 1.800. Chamados de Dirndl e Lederhosen, o look é composto de bermudas com suspensórios e camisa xadrez, e saia midi rodada, blusa branca e colete. Não é difícil encontrar lojas vendendo e pode ter certeza que boa parte das pessoas estarão usando.

Pesquise sobre as marcas

A lista de cervejarias presentes na festa é enorme e certamente vai ser difícil conhecer todas elas. Vale a pena dar uma pesquisada sobre as marcas para fazer escolhas mais certeiras. As mais conhecidas, com tendas bem animadas e disputadas, são Paulaner, Hofbräu, Augustiner-Bräu, Marstall, Schottenhamel, Schützen, Weinzelt e Hacker.

Biergarten ou tenda?

Se possível, divida seus dias na Oktoberfest entre biergartens e tendas, para ter experiências diferentes. Os jardins são mais tranquilos e a céu aberto, agradáveis para os dias de sol. Já as tendas são super animadas, com bandas tocando músicas típicas ao vivo, decoração bem elaborada e até gente dançando em cima das mesas. É mais divertido e, por isso, mais concorrido.

Beba com moderação

Cada caneca tem capacidade para um litro de chope, então vá com calma! Não esqueça de se alimentar e de se hidratar, alternando água e cerveja ao longo da sua jornada etílica. A cerveja alemã é mais forte e encorpada do que as mais populares que temos no Brasil. Lembre-se de maneirar para não ter que terminar a festa na emergência e antes do programado!

[+] Rota da cerveja: um guia de lugares ideais para cervejeiros

Fotos: reprodução/via e via

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.